The Valentine's Day... (ou as lojas de chocolates encheram a sacolinha)

Todo ano, dia 14 de fevereiro, a mesma ladainha. Duas ou três semanas antes, as lojas de Departamentos, conveniências e até a padaria de esquina estão sempre abarrotadas de caixas e caixas de chocolates embaladas com papel embrulho marrom-chocolate ou outra cor mais ou menos chamativa e adornadas com fitas e fitas. E arrematadas com um adesivo dourado em forma de coração "For You". Pra quê tudo isso? Ora, dia 14 de fevereiro, ao menos aqui no Japão, todas as meninas e mulheres lembram do seu amado querido ou puxam o saco de seus superiores com... chocolates!
Isso mesmo, muita gente leu: chocolates.
Antigamente, lembravam-se da data tudo por causa de um padre que celebrava casamentos clandestinos e pagou a vida com tal ousadia. Daí lembravam do São Valentim ( sim, esse era o nome do padre... ou papa, não me lembro, preciso pesquisar mais ) no dia de sua morte, que foi no dia 14 de fevereiro. Que em alguns países é o Dia dos Namorados.
Por que aqui, esta data se lembra com chocolates? Questão de unir o amor ao marketing! Não lembro se foi a Meiji, ou a Morinaga que teve a idéia de aumentar as vendas de chocolates na forma de presentear alguém. Daí deu no que deu até os dias de hoje, desde presentear familiares até puxar saquinho de superior pra ver se sobe de cargo ou algo mais.
Mas cuidado! Se a menina que for presentear o futuro pretendente e este não gostar, no dia 14 de março poderá ter uma surpresa que pode não ser agradável, mas este é uma outra história.
Voltando a vaca congelada - duas ou três semanas antes do dia 14 de fevereiro, as lojas se abarrotam de pacotes e embrulhos bonitinhos contendo um simples chocolate. Até aquela simples barra de chocolate que costumo comprar no mercado por menos de 100 ienes, empacotado, parece que o preço inflaciona... Sem falar dos mercados e lojas de faça-você-mesmo que vendem manuais e acessórios para você cara leitora fazer os chocolates pra presentear o seu amado. Bom, existe coisa mais linda de você presentear seu amor com doces que você mesma fez? Er... comprar uma caixa de Godiva que sai mais ou menos no mesmo preço. Sem falar do tempo que economiza e só de pensar na louça suja na pia... ( o sujo falando do mal-lavado, eu gosto de cozinhar!)
Mas é incrível como as lojas ficam lotadas lotadas lotadas de mulheres comprando caixas e caixas de chocolates! Por isso que no escritório a gente faz uma vaquinha e compra pra todos os meninos ( que são poucos, fica fácil de dividir ) e só tenho o kinguio encantado pra presentear.

Bom, se quiserem dar uma caixinha destas pra mim no dia 14 de março, agradeceria!

Feliz Valentine's Day para todos aqueles que ganharam ou não seu chocolatinho.

Comments