"Dupla de Dois" de Yokohama

Quase toda noite, quando volto do trabalho, passo pelo corredor de uma loja de departamentos e vejo uma dupla de violão e gaita (ou pandeiro) cantando para uma pouca mas fiel platéia que enfrenta frio e chuva para ver se ganha alguns trocados ou fica famoso.

Quem começou cantando nas ruas e ficou famoso (mas que infelizmente morreu muito jovem) foi Yutaka Ozaki. Tanto que a ponte em que ele começou a carreira, é frequentado por muita gente. Só eu que não sei, afinal Tóquio não se conhece em um dia.

Mas, entre muitas e muitas duplas que começaram cantando nas ruas e foram parar no estrelato, a que mais está na ativa e continua fazendo sucesso é a dupla Yuzu.

A dupla formada por Yujin Kitagawa (o mais alto) e Koji Iwazawa, começou em 1996 cantando nas ruas de Yokohama, mais precisamente, em Isesaki-cho, em frente ao (já extinto) departamento Matsuzakaya, onde varavam noites e noites cantando para os transeuntes que iam e voltavam da estação de Kannai e tinham que passar no calçadão desta rua.

O estilo da música deles? O folk, e letras que falavam sobre juventude, como eles, recém-saídos do colegial. Para serem descobertos e gravarem um mini-album só bastaram alguns meses, apesar de ser uma gravadora de não muito conhecida, mas eles possuiam (e possuem) um bom grupo de fãs.

Mesmo eles terem atingido o pico do sucesso, indo parar no programa de final de ano - o Kouhaku Utagassen - eles não esqueceram de suas origens e em 2003, a contagem regressiva foi ao vivo no Isesaki Mall, em frente ao Matsuzakaya, onde tudo começou e com um público bem fiel, afinal dezembro aqui é frio de rachar pedra.

Se a cidade de Chigasaki (Kanagawa) se associa ao Southern All Stars, a praia de Enoshima ao grupo TUBE, por que Yokohama não associar ao Yuzu? Apesar de eles não falaram diretamente da cidade, com certeza o Isesaki Mall vai continuar sendo o lugar de onde tudo começou.

Isso porque a linha Keikyu de trens, cada estação toca uma musiquinha para avisar que "entra logo ou saia logo do trem que as portas vão fechar" e, na estação de Kamiooka (Yokohama) toca... "Natsuiro" da dupla.



Os atuais símbolos da cidade de Yokohama - ao fundo, Landmark Tower, Akarenga Soko, Osanbashi Pier. No primeiro plano, a dupla Yuzu (Yujin Kitagawa e Koji Iwazawa) e a mascote Tanemaru.

Comments

  1. Oi foffys (pra vc ver q eh a MaiK msm)!
    Num eh que achei teu bloguete? Eu TINHA q comentar no post de J-pop pra matar as saudades da minha epoca de blogueira/aspirante a comediante virtual anonima.
    Mucho bacaninha teu blog! Ganbatte ne!

    ReplyDelete
  2. ahahahahah
    Hisashiburi! Pódexa que eu vou fazer o possivel pra atualizar este sítio ahahah
    Beijuns!

    ReplyDelete

Post a Comment