Monday, May 11, 2015

Pretty (Wo)men...?!

Uns dias atrás tanto no site The Doramas como no FB, eu havia me deparado com essa foto...

Septeto novo na parada, as Canjani Eito!!! (Esquerda pra direita) Kurako, Yasuko, Nishikiko, Subako e Yokoko. (Atrás): Maruko e Murako. (foto cr: kanjani LJ)



O septeto Kanjani Eito recentemente está sendo grupo-propaganda de comerciais do game para celulares "Candy Crush Soda" e, para isso, a produção resolveu criar um grupo para que ganhem novos adeptos, o idol group Canjani Eito, formado por sete lindas mocinhas, que atendem pelos nomes de Kurako (Tadayoshi Ohkura), Yasuko (Shota Yasuda), Nishikiko (Ryo Nishikido), Subako (Subaru Shibutani), Yokoko (You Yokoyama), Maruko (Ryuhei Maruyama) e Murako (Shingo Murakami).

Claro que foi criado especialmente para o comercial.

Não é de hoje que os artistas do sexo masculino se vestem de mulher para fazer comerciais, isso vem de faz muito muito tempo. Lembrei de um comercial muito antigo da companhia aérea brasileira, a TAM, nos anos 80, que, numa promoção onde mulheres ganhavam bons descontos no preço das passagens (incluindo a ponte aérea Rio-São Paulo), no comercial, um ator (não lembro o nome dele, mas lembro que ele era do elenco do musical "A Chorus Line", que na época estava fazendo muito sucesso em São Paulo) aparece vestido de mulher, parecendo a personagem do filme "Tootsie", com direito a um deslize na hora de andar de salto alto nos corredores do avião.

Depois disso, eu não me recordo de mais comerciais neste estilo, tanto nacionais como internacionais.

Bem, devido ao meu longo tempo de permanência aqui no Japão, fica impossível eu não acompanhar a programação local. Comerciais, por mais toscos e bestas que sejam, a gente acaba sendo atraído, daí pra comprar o produto, fica a critério de cada um. O pior é que a maioria dos comerciais em que homens se vestem de mulher para divulgar o produto, são protagonizados pelos artistas da agência JE, o que nisso eles são mestres desde programas de variedades, passando pelos doramas.

Aqui, alguns exemplos de comerciais um tanto recentes...



O quinteto SMAP, em 2012, para divulgar um novo modelo de celulares da linha smartphone para a operadora SoftBank (era um da Panasonic), incorporaram cinco tipos de personagens (em um dos cartazes da operadora, aparecem quatro), desde salaryman, passando por mineradores, parodiando a família Shirato (que até hoje protagonizam a série de comerciais da marca) e elegantes comissárias de bordo.

No que era pra mostrar que a operadora possuía um modelo de celular do tipo smartphone que era fácil de abrir e manusear, o comercial acabou sendo um dos mais criativos do ano.

Para quem não lembra da família Shirato, era uma campanha em que membros da mesma família usando o plano da operadora, ganhava desconto. Só que esta família era bem diversificada - o pai (o cachorro Kai-kun, com a voz do ator Shinya Kitaoji), a mãe (Kanako Higuchi), o irmão mais velho (Dante Carven) e a caçula (Aya Ueto). Na paródia do comercial feita pelo SMAP, como a família Shirato era formada por quatro pessoas, a quinta pessoa era um personagem que Masahiro Nakai interpreta nas esquetes do programa do grupo, o ojisan que sempre carrega o neto no colo. (Tem um outro comercial da operadora em que o grupo divulga uma pulseira que conta quantas calorias perdeu enquanto faz alguma atividade física, Shingo Katori e Goro Inagaki aparecem também como uma mulher que vai fazer compras no shopping e dona de casa, respectivamente)

As lindas do Kis-My-Ft2 para o comercial do Watering Kissmint - (esquerda pra direita) Wataru Yokoo, Kento Senga, Hiromitsu Kitayama, Taisuke Fujigaya, Yuuta Tamamori, Toshiya Miyata e Takashi Nikaido.

Outro septeto, o Kis-My-Ft2 (mais conhecido como "Kisumai"), fez um comercial da linha de gomas de mascar da Ezaki Glico, o Watering Kissmint, em 2012. Na época, para divulgar o single "SHE! HER! HER!", passaram por uma transformação, já que o produto era muito popular entre o público feminino.

Quem comprou a edição limitada do single, continha o comercial (tem as duas versões - como eles mesmos e como as lindas mulheres) e o making of, de como feito o comercial e a transformação.

Obviamente, deve ter mais comerciais nesse estilo, mas foram esses que eu lembrei na hora. Claro que isso envolve muita maquiagem, efeitos e tudo o que for preciso para tentar disfarçar, mas, por mais que seja perfeito, sempre vai ter alguma característica que dá pra reconhecer a pessoa (até mesmo o comercial da Glico com o Kis-My-Ft2 dá pra reconhecer eles - e olha que pra fazer a maquiagem e produzir os sete, demoraram horas...)

Bonus: Na campanha da primavera de 2010, para divulgar os celulares da operadora au-KDDI, o grupo Arashi fez uma série de comerciais - novas cores e modelos de celulares com câmera. No caso do comercial para mostrar três modelos de celular com câmera, fizeram uma brincadeira de desfile das modelos, em que elas desfilam na passarela enquanto os fotógrafos entram em ação. Olha no que deu...




Claro que, como era tudo no improviso, nem dava pra exigir uma produção melhor.

Para encontrar os comerciais mencionados, tem que pesquisar no YT (não sugiro no site oficial do produto porque, de tempos em tempos, eles apagam e deixam os mais recentes) ou no gúgol, porque se não tem no YT, pode encontrar em outros sites que possuam vídeos. Basta colocar a palavra-chave na barra de pesquisa e se divertir.

Imagens: Kanjani LJ, SoftBank, au-KDDI, Ezaki Glico.

Agradecimentos especiais para o site The Doramas e fmass do site CMs Japan

No comments:

Post a Comment