[Mangá Time] Itoshi no Muco ~ Lovely Muuuuuuuuco!



Pelo menos um dos lados bons do Twitter (uma das poucas redes sociais que eu ainda tenho paciência e interajo mais), é ter conhecido tanto virtualmente como pessoalmente muita gente boa. Mesmo com algumas diferenças aqui e ali, a gente se dá muito bem.



Numa dessas, acabei por conhecer a @RahWalker, do interior de SP como eu, estudante de Letras na Unicamp, redatora do site Crunchyroll e gosta de mangás, animes, doramas e pop asiático. E foi num dos tweets que ela soltou meio no aleatório que ela estava assistindo o anime "Itoshi no Muco". Achei interessante, já que ela postou um monte de captions da cadela da raça Shiba, Muco. No que fui pesquisar, o anime foi baseado no mangá do mesmo nome, escrito e ilustrado por Takayuki Mizushina e publicado desde abril de 2011 pela revista Evening KC, da Kodansha.


A história é bem simples: o cotidiano de Komatsu-san, dono de um atelier de objetos em vidro fabricados por ele mesmo, e sua cadela da raça Shiba, Muco. O detalhe da história é o ponto de vista de Muco sobre qualquer coisa que ela presencia, além de amar muito Komatsu-san, que não entende o que ela quer falar.

Por que a história acabou fazendo tanto sucesso, ao ponto de ser o sexto mangá preferido entre as livrarias de todo o Japão, em 2013? Primeiro, porque Muco consegue ser um shiba inu que caiu no gosto dos leitores com seu ponto de vista do cotidiano. Segundo, não tem muitos personagens (oito no total) e as histórias são curtas - tem começo, meio e fim.

O sucesso foi maior quando adaptaram as histórias em forma de anime, bem curtos, como se fosse uma vinheta entre um programa e outro na TV, como fizeram no programa da Fuji Television, o "Non Stop", entre os dias 29 de julho a 23 de dezembro de 2013, todas as segundas-feiras. A segunda temporada, foi do dia 27 de abril a 5 de outubro de 2014, aos domingos, mas no BS Fuji. Recebeu o nome de "Lovely Movie Itoshi no Muco".

No ano seguinte, a TV Tokyo e suas filiadas transmitiu uma nova versão do anime - Television Anime Itoshi no Muco. Mantiveram quase os mesmos dubladores do Lovely Movie (exceto os personagens  Komatsu-san, Ushico-san, Bouda-san e Mutou-sensei, que eram dublados pelos announcers da Fuji Television, e como eles pertencem a essa emissora, eles não poderiam fazer para a outra). Foram 25 episódios, transmitidos do dia 3 de outubro de 2015 a 26 de março de 2016, aos sábados de manhã.

Mesmo ainda sem previsão de uma nova temporada do anime, o mangá já está no 13o. volume e as histórias sendo publicadas pela revista Evening, cuja periodicidade é duas vezes no mês.

Os Personagens




São oito personagens que interagem no cotidiano de Komatsu e Muco.


- Komatsu-san: Dono do atelier Amato e ele próprio confecciona artefatos de vidro, através do sistema artesanal (glass blowing). Seu nome completo é Seiji Komatsu, vive sempre usando uma toalha na cabeça (para segurar o suor, já que trabalha num lugar extremamente quente), camisetas com desenhos modernos e cultiva uma barba por fazer. Aprendeu a arte do vidro na Itália (por isso que o nome de seu atelier significa "querido, amado" em italiano). Um de seus defeitos - totalmente desatualizado em tecnologia, como computadores e smartphones. É dono da cadela da raça Shiba chamada Muco.

- Muco: Cadela da raça Shiba. A protagonista da história que leva seu nome. Gosta muito de seu dono, Komatsu-san, e adora ficar esticando as toalhas do dono. E fica feliz quando seu focinho fica brilhando. Ela sabe que Komatsu-san não é um cachorro, por isso que ele não entende o que ela quer se expressar. Daí seu maior desejo é que "um dia Komatsu-san se transforme em um cachorro".

A verdadeira Muco (foto via twitter @vetro_muco)


Curiosidade: tanto Komatsu como Muco e bem como o atelier, foram inspirados em pessoas reais - Soichi Komatsu, sua cadela Muco e o atelier Vetro, que fica na cidade de Akita, província do mesmo nome.

Kouhei Ishizuka, que inspirou o personagem Ushico-san, e Muco 


- Ushico-san: Amigo de Komatsu-san desde os tempos de escola, e jogavam baseball juntos (Komatsu era pitcher e Ushico-san era catcher). Webdesigner, foi responsável em criar um site para o atelier de Komatsu para que pudesse atrair compradores e interessados em aprender a arte de confeccionar objetos em vidro. Sua aparência assusta qualquer desavisado - cara de mau, skinhead, sempre de óculos escuros, roupas pretas, bigode e cavanhaque e, bem, gordo. Mas é só jeito, porque quando vê a Muco, se derrete todo. Seu nome completo é Kouhei Ushijima.

Curiosidade: Ushico-san foi inspirado em uma personalidade local, Kouhei Ishizuka, músico e radio personality da cidade de Akita. 

- Bouda-san: Dono do bar onde Ushico-san frequenta, o BAR BORDER. Suas características seriam o penteado afro, óculos escuros e camiseta listrada. Divorciado, acabou por ficar com a filha, Rena-chan.

- Rena-chan: Filha de Bouda-san. Tipo de criança ativa e saudável, mas de repente acaba chorando por qualquer coisa. Muco tem medo dela porque sente que Rena-chan vai fazer algo com ela.

- Muto-sensei: Veterinário que cuida de Muco. Age como se fosse mulher.

- Shinohara-san: Mudou-se perto de onde Komatsu e Muco moram. Visitou o atelier achando que fosse uma cafeteria. Era office lady (funcionária de escritório) e tornou-se professora primária, responsável pela Rena-chan. Muco morre de inveja de Shinohara-san porque estaria se aproximando muito de Komatsu (?).

- Tamaki-kun: Irmão mais novo de Shinohara. Foi trabalhar como auxiliar de Komatsu. De aparência simples, mas franzino, tem medo de cães, devido a um trauma do passado.



Curiosidades:

- Os announcers da Fuji Television dublaram quatro personagens na versão Lovely Movie - Shinichi Tanioka (Komatsu-san), Mizuki Sano (Ushico-san), Taisei Kurata (Bouda-san) e Kazuhiro Watanabe (Muto-sensei). Tanioka é mais conhecido por fazer ocasionalmente a narração ("tengoku no koe") no programa VS Arashi (Fuji TV).

- O carro que Komatsu dirige, é o modelo Suzuki Alto Lapin. Ushico-san tem um Mini.

- O autor, Mizushina, fez uma pequena participação na segunda temporada do Lovely Movie, no episódio "Baseball", em que dubla um comentarista no jogo de baseball do colégio.

- A música de abertura do Television Anime,"SUKI! SUKI! SUKI!" é interpretada pela dubladora de Muco, Hitomi Yoshida. As de encerramento, nos episódios 1 a 13, a música "BASYAUMA ROCK",  foi interpretada pelo grupo TEAM SHACHIHOKO; e nos episódios 14 a 25, a música "Dreamer" composta e interpretada por Tomohisa Yamashita (*sim, ele mesmo, o Yamapi!).

Fontes: wikipedia Japan, site oficial do anime, site oficial da revista Evening KC, site oficial do autor Takayuki Mizushina, site Akita Keizai Shimbun sobre o real Komatsu-san e Muco, twitter oficial de Komatsu-san (@vetro_muco).

Imagens: site oficial da revista Evening KC, site oficial do anime Television Anime Itoshi no Muco (TV Tokyo), twitter @vetro_muco.

Sites oficiais:

- Kodansha Evening KC: http://evening.moae.jp/lineup/259
- Glass Studio Vetro (atelier do verdadeiro Komatsu-san): http://www5.plala.or.jp/glassstudiovetro/
- Site oficial do anime (Televison Anime Itoshi no Muco): http://www.anime-muco.com/

Comments