Golden Week ???

Desde que voltei a trabalhar em escritório ( depois de passar quatro anos trabalhando em fábricas ), já fazem quatro anos que não sei o que é um feriado prolongado.
Tirando um mês que me ausentei (e merecidamente) para ver a família e usar minhas férias remuneradas antes que expirassem, feriado prolongado, daqueles de tirar uma semana, pegar a mala, kinguio e ir viajar pra casa de parentes ou algum amigo que morasse longe, está fora de meus planos há quatro anos.
O engraçado que tinha gente dizendo que "ah, filha, trabalhar em escritório é tudo que pediu a Deus, santa!". Não nego. Pra quem estava disposta a sair de serviço monótono e repetitivo e que nada acrescentava no meu currículo, caso se eu quisesse mudar de emprego, essa mudança repentina, graças ao primo do kinguio, veio de bom tamanho. Só que diferente de muito escritório que a gente conhece por aí, esse já é diferente. Bom, se alguém souber de algum escritório cujo serviço comece das dez as dez, trabalha de domingo e folga de semana conforme sua escala, me avisem. A não ser que seja um escritório de um jornal, TV, site de entretenimento, que aí a gente dá um desconto.
Bom, até folgar de semana e trabalhar de domingo, dependendo, tem suas vantagens - de semana a gente pode pegar mais ofertas de compras e passear tranquiiiiiiiiilo, pois durante a semana pouca gente resolve passear, né? Até pra ir pagar as contas no banco ( bom, só quando tenho que pagar o maldito imposto residencial e o imposto anual do nosso Skyline 94) fica mais tranquilo. Domingo, aqui, é dia oficial de todo mundo resolver sair de casa e fazer compras, bater perna nas lojas de departamentos, levar a prole pros parques e zoológicos... Quem conhece bem Tóquio e Yokohama, sabe muito bem do que falo. Alguém aí que já esteve no Japão, sabe que atravessar a bendita Meiji Doori, onde recentemente inaugurou o hipermegaultra caríssimo Omotesando Hills é maratona para poucos. Até eu, que gosto de andar praqueles lados, uma vez perdi a paciência e dei meia-volta. Encarar aquela avenida com um monte de gente, entre madames e gyarus, isso ninguém merece!
Bom, voltando a questão dos feriados prolongados.
Quem sabe, aqui no Japão, 90% do povo não tira férias de um mês. Acaba tirando isso em "suaves prestações". Ninguém perdoa quando se tem um feriado emendado e um feriado prolongado. Já começa na virada do ano, que na verdade já é certeza. Finzinho de dezembro pra primeiros dias de janeiro, a galera já fecha tudo, limpa a casa, reza pro ano novo que chega e viaja.
Aí o dito Golden Week, que muita gente começa dia 29 de abril, dia do Verde (aliás, nunca entendi porque é feriado). Pra emendar com dias 3, 4 e 5 de maio, ninguém precisa pensar muito não. Já emenda de uma vez mesmo. Agora perguntem pra mim: e você vai folgar no Golden Week? Não sabia se na hora eu ria ou chorava, pois há tempos que não sei o que é isso. O lado ruim é que enquanto muita gente viaja e se diverte, eu tenho que trabalhar, assim como muita gente que conheço. Mas o lado bom, é que enquanto o povo gasta e no final do mês o salário vem aquela míngua, eu economizo ( tento, né?) e meu salário virá... integral como nos outros 11 meses do ano restantes. Tá, final de ano, dezembro e janeiro a gente acaba abrindo mão das nossas folgas habituais para não desequilibrar depois.
Pensando melhor, foi boa idéia ter pego três dias de folga no final do mês para não ter que pegar trânsito, lojas lotadas, restaurantes mais lotados ainda...

Comments