No Meio do Caminho havia um Poste...

Estava lendo o blog de um artista plástico brasileiro radicado no Japão e uma das coisas que chamou a atenção dele foi o fato que aqui, os postes de iluminação daqui parece que ficam quase no meio da rua, se não BEM no meio mesmo.

Para falar a verdade, desde que tirei carta de motorista aqui, sempre reparei neste detalhe. Antes disso, como era uma mera ciclista, nem reparava, pois evitava pegar grandes ruas e avenidas e "cortar caminho" no meio do arrozal mesmo. Só teria que tomar cuidado para não cair dentro de um.

Quando a gente está dentro de um veículo de quatro rodas e motor, temos que ter atenção triplicada - você, o carro do vizinho e os pedestres desavisados. Porque aqui, aconteceu alguma coisa, acaba ficando aqui pelo resto da vida pagando todas as despesas possíveis - desde o carro até o pedestre, assunto que depois tocarei oportunamente.

As ruas daqui - tirando as rotas principais e as expressas, claro - são tão estreitas, que nem sei como um carro até de pequeno porte passa por ali. Eis que foi um dos meus vários temores de tirar carta aqui e pegar um carro. Se na minha cidade natal já era um martírio dirigir por causa da fila dupla e das ladeiras que tinha que enfrentar que nem tendo um carro 2.0 subia direito e ainda carro de mecanismo manual (sabe aquela que você tem que ter controle com os dois pés e freio de mão ao mesmo tempo?), imagine aqui que as ruas são estreitas.

Oito anos depois de ter tirado carteira de motorista aqui, ainda fico pensando dez vezes ao pegar o carro nos dias de folga (pois o resto da semana o carro só sai quando kinguio vem me buscar na estação ou quando perde a hora mesmo). A começar pelo trânsito que tem dias que fica caótico. Depois, os postes no meio da rua. Os pedestres que atravessam FORA da faixa. Juro. Por isso que quando eu falo que a gente aqui tem que ter cuidado triplicado, não estou exagerando.

Guiar carro aqui em Yokohama, pra mim, tudo bem. Só que às vezes não tenho paciência de ficar procurando lugar para estacionar, mas claro que também não posso ficar largando o carro em qualquer lugar, depois a multa que você leva, acaba por fim chegando à triste conclusão que antes ter pago mil pilas por uma hora de estacionamento do que pagar doze mil de multa, mais ou menos um dia de trabalho ganho ou uma bela compra no mercado. Nesses casos, já deixo o carro em casa mesmo e vou de trem mesmo.

Agora, guiar pra além Yokohama, antes de trocar o antigo Skyline pelo 525, o mais longe que fui (sozinha) foi para Saitama. E tudo pela rodovia local, uma viagem que de trem levaria uma hora e meia, mais ou menos, de carro me levou TRES horas. Sério. Fora o medo de errar o caminho, fazer alguma conversão errada e tomar outra multa.

E dirigir na área metropolitana em Tóquio, então? Tirando vez ou outra que eu e kinguio nos aventuramos na Tokyo Disney, mas era tudo pela expressa, a chance de erro era de 1% (só se a gente entrasse pelo lado errado e parar em Nagano), pegamos pra ir em Tóquio três vezes com o 525. Com o kinguio de motorista e eu lendo o navegador.

Eis que um belo dia não sei (e nem kinguio sabe) porquê, resolvi pegar o 525 e ir até meu trabalho. No meu dia de folga, claro.

Resultado: eis que também sabe lá quando voltarei para lá de novo. De carro. Não sei como o pessoal de Tóquio não erra, pois mesmo com o navegador, minhas chances de errar, bater o carro e/ou a polícia me parar eram grandes. Errar, já era óbvio, pois nada conheço nas ruas e avenidas de Tóquio. Bater o carro, ainda bem que não aconteceu, mas a polícia me parar...

E foram cinco vezes - não porque estava correndo, ou fiz algo errado (eu acho), mas era averiguação mesmo. Será que porque achavam estranho uma mulher com metro e meio de altura dirigir um 525? Ou porque que raios aquela mulher de carro cuja placa de Yokohama está perdida no meio de Tóquio? Ora, nada a ver. Já vi cada catatau dirigindo aqueles off-road maiores que nosso carro... Não, era rotina mesmo. Chegou na quinta vez, perguntei onde ficava a primeira entrada da expressa para voltar pra Yokohama, pois mesmo com o navegador, estava mais perdida que cachorro no meio do mato...

Quando encontrei a rota 1 que leva para casa, fiquei mais aliviada, mas o trânsito que peguei eram outros quinhentos.

E cada ruazinha que pegava para encontrar o caminho de volta, encontrava um poste quase no meio da rua...

Comments

  1. Hahahaha
    Catatau foi mto bom...vc desenterra cada coisa!!
    Mas realmente dirigir em Tokyo não é proeza pra qualquer pessoa.Digamos que seja uma tarefa de fogo,se você passar,então podes guiar em qualquer lugar ou beco desse mundo.Detesto ir com o Romeuzinho pra Tokyo.Me sinto como um principiante no volante...

    ReplyDelete

Post a Comment