Enoshima


Eu já fui naquela pequena ilha ao fundo. Haja perna, pois nem na descida todo santo ajuda...

Segunda-feira de folga, e resolvi dar uma ida para a praia. Não pra me esturricar, porque, bem, como estou mais branca que a Branca de Neve, melhor eu não arriscar no momento. Nem que for protetor solar 200. Mas final de tarde a gente perdoa, o sol não fica tão forte assim.

Enoshima é a famosa praia que fica na cidade de Fujisawa, Kanagawa. Há quem torça o nariz para essa praia, pois, como as praias daqui, a areia varia de cor: desde a mais branquinha até preta. Sério. Em Oiso (Kanagawa), a areia é preta. Será que por isso Yuzo Kayama compôs a instrumental "Black Sand Beach"? Sem falar que as praias não são como as do Brasil. Oras, da Austrália, Hawaii e Guam também não são. E bem que muita gente vai pra lá.


O pessoal de "Lost" também resolveu se procurar em Enoshima...

Voltando. Para chegar até lá, da estação de Fujisawa (seja pela JR ou Odakyu Railway), pode-se pegar ônibus e descer em Katase-Enoshima; ou o bondinho que vai até Enoshima; ou pela Odakyu Line, na estação final, Katase-Enoshima. Vai depender da pressa ou disponibilidade do indivíduo.

Chegando à Katase-Enoshima, a praia principal fica lotada, entupida, congestionada de banhistas, camelôs, barracas, barraquinhas e até palco. Teve ano que até a Kumi Koda apareceu de surpresa lá, promovendo algum evento. Sério. Entrou verão, o pessoal parece paulista e paulistano que nunca viu praia e pega congestionamento no final de semana para um lugarzinho na areia.


Isso porque esta foto tirei na quinta-feira passada... Imaginem no final de semana o congestionamento que fica...

Aí sabem, né? Os preços dobram. Estou falando sério. Do tipo: uma garrafa PET de Coca-Cola de meio litro, por aí, nas jidouhanbaiki (maquininhas que vendem bebidas, sorvetes, petiscos, camisinhas...) custa 150 ienes. Mas em Enoshima custa... 200 ienes! Uma pena que hoje nem deu para tirar foto de uma pra provar. Sem falar no estacionamento. Se de outubro a junho a cada 20 minutos cobra-se 200 ienes, julho a setembro eles enfiam a faca sem dó nem piedade: a cada 20 minutos cobra-se de 500 a 800 ienes!

Por isso eu falo por experiência própria: melhor ir de trem. Agora, se ir de carro for inevitável, ou vai com mais gente pra dividir o estacionamento ou encontrar estacionamentos que pode-se deixar oito a doze horas por preço único (em Atami, Shizuoka, das seis da manhã a oito da noite, paga-se preço único de 1500 ienes).

Ah, sim. Tirando o congestionamento na praia, o sol esturricante e vez ou outra a maré está alta, andar pela calçada que contorna a rota 134 e a praia, nunca mataram ninguém.

Mas não esqueça do protetor solar, chapéu, roupa confortável e levar sua própria bebida. Lembra que falei que nas jidouhanbaiki da praia custa caro?


Eu prometo que da próxima vez eu tento tirar um pôr-do-sol decente...

Comments

  1. Nossa, nunca fui nessa praia. Aliás, qdo fui em praias do Japão, lembro-me das areias de cascalho... nossa como meu pé doía! rs... Tudo bem q ficou liso que nem pêssego rs... mas eu gosto de areia branquinha, fofinha rs...

    Kisu!

    ReplyDelete
  2. Bom, é que fica a meia hora de casa (de carro sem trânsito). Areia de cascalho essa foi nova. Ao menos a de Enoshima a areia é fofinha também, mas não é branquinha como a de Atami...
    Falando em pé ficar com pele de pessego, estou precisando URGENTE de algo para amaciá-los que a coisa tá feia...
    Semana que vem quem sabe eu tomo um solzinho pra ficar mais corada. O pessoal já está achando que virei mulher do Conde Dracula...

    Beijos!

    ReplyDelete
  3. Só batendo perna né kikki!
    Ainda bem que vc não falou mal da Koda....tÔ de olho hein...xDD

    Tem selinho pra você no meu blog.Passa lá e pega!

    fui....

    ReplyDelete
  4. Ehh japão eh isso mesmo, onde tem gente eles querem ir...na praia nessa epoca eh lotado mesmo, acho que em todos os lugares.
    Onde eu ia era em Fukui, achei uma prainha com areia fofinha, branquinha muito bom.Quando ia era pra acampar, pq era + ou - 2 horas de viagem.

    Obrigado por passar no meu blog

    Bjos!!

    ReplyDelete
  5. é... culpa das rochas vulcânicas que tem esta areia preta aí... e as de cascalho que a bah falou tb... Tudo culpa da geologia rsss... e olha que é uma ge´´ologa falando...

    É, não adianta se dá para lucrar não importa a parte do mundo eles abusam mesmo!!!

    beijos...

    me lembrei dos biquinis... rsss... acho tão estranho aquele monte de babados!!!

    ReplyDelete
  6. Oi,
    Adorei seu post.
    Fui domingo `a praia de Zushi e pretendo colocar um post.
    Estava surreal.
    Então a barraca do Lost fica em Fujisawa? ou Enoshima? Vi na AXN e fiquei na dúvida.
    bj,
    Elisa

    ReplyDelete
  7. Putz, dizer que a areia eh preta eh pouco! Tah mais pra carvao doq pra areia de praia.
    Serio que tm gnt que vai pra praia de trem??? Eu sempre morei perto da praia no RJ, e qdo chegava fim-de-semana era pessimo: as conducoes ficavam lotadas de gnt que vinha de outras cidades pra aproveitar (e sujar) as nossas praias. Os moradores msm nao aproveitavam nada, soh os farofeiros :p

    ReplyDelete
  8. È reparei q as praias são diferentes, a começar pela limpeza, pelo menos parece, axo q vcs não tem surpresas desagradáveis no meio do mar ou tem?
    Praia aki no Brasil eu fujo, a não ser q seja mais vazia, agora praia grande não encaro na temporada nem f.....

    Boa terçaaa

    Miquiliss
    bru

    ReplyDelete
  9. Nossa, quanta gente, quanta alegria (não é aquela música dos Mamonas, nao)!
    Bah: a areia branquinha e fofinha me diz: foi tambem pra Fukui, foi? rs

    Leosan, nada contra a Koda-chan, mas o fora que ela deu ano passado, tá dificil de engolir. Tá, eu sei que doeu em mim, mas...
    Diz pra mim: ela ainda está sendo enrolada pelo Nakai-kun ou era somente amizade de verão?

    Rick, obrigada pela visita. Tenho a impressão que vocês que estiveram no Japao gostaram de Fukui. O ruim um pouco deve ser no inverno. Não, nunca morei lá. Mas aqui no Japao não tem jeito: feriado prolongado = congestionamento geral.

    Gesiane, nas praias daqui, fio dental e tanga nem pensar. A mulherada mais cobre que aparece. Têm algumas que vão de roupa e tudo tomar banho de mar! Juro! Deveria ter tirado foto.
    Quanto a areia ser preta, principalmente em Oiso, bem, Monte Fuji fica perto...

    Elisa, em Zushi por acaso não seria em Yuigahama? Ou mais adiante? Onde tirei a foto do Lost, fica em Koshigoe, Kamakura (5 minutos da estação de Koshigoe, Enoden Dentetsu). Ponto de referencia: na esquina tem o Kentucky Fried Chicken...

    MaiK: sim, o pessoal vai de onibus, trem, bicicleta... Numa boa. O ruim é que tudo fica cheio de areia. rs

    Bru e Qui: Vou falar a verdade... eu evito o máximo possível me esturricar, pois como disse, estou mais branca que branca de neve... Imagine se eu tomar um sol: viro uma lagosta bem passada!!! Quanto as coisas desagradaveis, bem...

    Beijos e abraços pras "mina" e pros "mino".

    ReplyDelete

Post a Comment