Filmes, Curiosidades, Gastronomia e tudo o mais...


Página oficial do programa SmaSTATION!!, com Shingo Katori e Yoko Oshita, (quase) todo sábado, das 23:00 as 23:54 pela TV Asahi (às vezes o horário pode alterar...)

Quer saber quais os melhores doces das mais populares lojas de conveniência? E as (in)utilidades domésticas que apareceram no mercado com direito a um test drive ao vivo? Vai passear mas não quer gastar muito com comida? O que as empresas servem de comida aos funcionários? Quais os filmes que marcaram a década? Qual é a música? Que personalidade mundial mais influente? Onde dá pra comer bem pagando com uma moeda de 500 ienes e ainda dá pra bebida?

Assistam "SmaSTATION!!"

No ar desde outubro de 2001, com direito a sete versões diferentes, o programa é apresentado por Shingo Katori (do Smap) e Yoko Oshita (apresentadora da TV Asahi), quase todo sábado, das 23:00 as 23:54 horas ao vivo, exceto quando tem algum programa antes e pode ser que o horário mude e quando nas férias de verão e ano Novo o programa não vai ao ar devido a outras programações especiais da emissora. No início, era um programa em que se debatia vários temas, incluindo com estrangeiros, o que fez com que Katori aprendesse inglês "por conta" e sozinho, o que lhe rendeu seis livros-guia de "como falar bem inglês" ("Berabera book"). Com o tempo, o formato do programa foi mudando, passando por entrevistas até chegar ao formato atual.

O formato atual - que vem desde 2007 - traz um convidado especial e apresentam "o melhor-de-alguma-coisa" e chegam a demonstrar o produto e experimentam a comida (caso o assunto seja disso) no estúdio. Durante o programa, traz questões sobre o assunto, os telespectadores podem enviar e-mail ( acessando pelo site do programa, tem o formulário para o envio ) comentando e dando novas idéias. A quantidade de e-mails recebidos chega a 1800 a 2000 por programa, só que o melhor é lido ao vivo e os mais interessantes são mostrados no decorrer do último bloco.

Fica difícil dizer sobre "o quê" eles abordam, porque semanalmente variam o tema. Se numa semana falam sobre os 20 melhores petiscos preferidos em izakayas, noutra semana falam sobre os 20 produtos novos para facilitar sua vida doméstica. Ou 15 sobremesas novas nas cinco maiores lojas de conveniência no Japão... e por aí vai, desde comida até cinema e música, depende do convidado da semana.
O conteúdo da home page do programa - o resumo do programa anterior via SmaTimes, seção de e-mails, mensagens, arquivos anteriores, e a coluna do Goro Inagaki - o "Tsukiichi Goro" (abaixo, à esquerda)


Mensalmente (sem data certa), tem o bloco "Tsukiichi Goro Best 5", apresentado por Goro Inagaki, que comenta os cinco filmes em estréia (ou a ser lançado) no mês. Muitas vezes, o ranking do Inagaki pode variar com de outros sites, mas como gosto é que nem traseiro... Para quem não sabia, toda primeira edição do mês da revista an-an, Inagaki assina uma coluna sobre filmes. Ganhou pontos comigo quando ele comentou sobre os últimos filmes de Clint Eastwood, "O Mistério de Amelie Poulain" e recentemente "Nowhere Boy", sobre a adolescência de John Lennon.

Semestralmente, o programa faz o "melhor do semestre", fazendo um apanhado geral do que foi destaque nos programas de janeiro a junho e de julho a dezembro. E o convidado especial ao quadrado é o Tsuyoshi Kusanagi. E antes que perguntem "mas e o Takuya Kimura? E o Masahiro Nakai? Pra ficar o quinteto completo??", explicando: Takuya só vem quando tem divulgação de filme ou novela da emissora, caso agora devido ao filme "Space Battleship Yamato". Nakai quando dá mesmo, devido ao programa de rádio que apresenta no mesmo dia e horário do "SmaSTATION" (o programa de Masahiro Nakai - "Some Girl' Smap" - é todo sábado, das 23 as 23:30 horas pelo Nippon Housou AM1242, ao vivo. Qualquer coisa já aproveitam e ouçam também o programa do Masaharu que é logo depois né....).
O formato do programa atual - este foi do dia 26 de junho deste ano, com a atriz Keiko Kitagawa, sobre o assunto "Onde comer bem e à vontade" (sobre sistema de "tabehoudai", pague e coma a vontade), durante o quadro "Tsukiichi Goro" (com os filmes que ele colocou no top five - "Kokuhaku"/"Confissões" - sobre ijime em escolas; "My Brother"; "Double Mission", "Sex and the City 2" (no comentário do site do programa, Goro achou o filme "muito exagerado") e "The Walker"). Bem à esquerda da foto, em cima, o relógio informando a hora certa - prova que o programa é gravado ao vivo.


Quem puder assistir (acredito que muita gente não assista devido ao dia e horário), vale a pena para saber o que tem de interessante e de novidade sobre tudo no Japão. Numa dessas que houve o boom dos produtos pra facilitar a vida doméstica - o abridor de garrafas de vinho via pressão (adeus, sacarrolhas e rolhas de cortiça arrebentadas), a bandeja de silicone que cozinha legumes sem perder o sabor via microondas... Mas quem perdeu o programa, pode encontrar o semanário "SmaTimes", gratuito na HMV em todo o Japão e também direto na emissora.

Algumas curiosidades nestes nove anos que o programa está no ar:

- Embora o programa pertença a TV Asahi, no especial FNS 27 Hour Television da FujiTV em 2004 no qual Masahiro Nakai foi um dos apresentadores e teve a participação do Smap, conseguiram um acordo para fazer um quadro especial do SmaSTATION!!, já que o FNS foi ao ar na noite de sábado e varou até domingo seguinte.

- Ainda sobre acordo entre emissoras, em 2005, devido Shingo Katori ter sido um dos personality announcers do programa anual da Nippon TV - o 24 Hour Television - que começa as oito da noite do terceiro ou quarto sábado de agosto e termina às oito e meia da noite do domingo seguinte, as emissoras também incluiram o programa SmaSTATION como parte do especial.

- Como o programa é gravado ao vivo, algumas vezes foi na base da correria e improviso e fazia o programa na filial da cidade onde estivessem. Durante a turnê "SMAP Live MIJ - Made In Japan", em 2003, estavam em Niigata e não daria nem tempo pro Katori ir para  o estúdio da TV Asahi em Tóquio depois do show - gravou o programa na filial da TV Asahi de Niigata (Niigata Television 21) e foi ao vivo. Em novembro do ano passado, quando Katori esteve em Nova Iorque com a peça "Talk Like Singing", o programa foi gravado lá mesmo. Na turnê recente "We Are Smap!", Katori saiu do Tokyo Dome direto pro estúdio e trocou de roupa no meio do caminho (segundo diz Takuya Kimura).

- A primeira apresentadora, Etsuko Komiya, ficou três meses no programa. Foi substituida por Yoko Oshita em janeiro de 2002 devido a agência a qual Komiya pertencia não ter gostado das performances que ela fazia no programa (como uso de perucas, minissaias e outros acessórios). Oshita continua no programa até hoje (é ela quem fez a vítima no especial do Tomate Envenenado).

- No ano passado, devido a um jogo de beisebol ter demorado muito para terminar, o programa começou a meia noite e vinte, isto é, uma hora e vinte de atraso.

- Em abril do ano passado, quando houve o incidente com Kusanagi, no sábado seguinte, o programa começou sem a introdução habitual, nos bastidores do estúdio, com Katori visivelmente abalado (pra não dizer quase chorando) e por mais de dez minutos pedindo aos telespectadores que apoiassem o amigo nessa hora mais difícil, que perdoassem e pediu desculpas pelo transtorno causado. (Não cheguei a ver o programa, mas quem assistiu, todo mundo queria saber como Katori, Oshita e Inagaki conseguiram levar o programa naquele dia).

- O especial "Gambarimasu!!" começou a fazer parte do "SmaSTATION!!" no ano passado, e é um dos poucos especiais que o quinteto vem completo - é gravado ao vivo no domingo, dia em que todos já não tem  quase nada marcado (o programa "Black Variety" é gravado antes).

- Os livros "Bera Bera Book" ainda podem ser encontrados na loja ao lado da emissora, da TV Asahi. São quatro volumes em formato de bolso (a autora lesada aqui possui o primeiro e o 2.5).

Programa: SmaSTATION!! (muita gente conhece como "Sumasute")
Emissora: TV Asahi (em Osaka seria o ABC Television)
Horário: Sábados, das 23:00 as 23:54 mas pode sofrer alterações devido a outros programas.
Apresentação: Shingo Katori e Yoko Oshita (fixos); Katsuya Kobayashi (narração); Goro Inagaki (uma vez por mês com o quadro "Tsukiichi Goro") e Tsuyoshi Kusanagi (a cada semestre quando tem o "Toku Best 20"). Os convidados variam toda semana.
Página oficial: http://www.tv-asahi.co.jp/ss/ (em japonês)

Comments

  1. SmaSTATION: Tudo o que você queria saber, mas nunca teve coragem de perguntar.

    ReplyDelete
  2. Kiyomi,
    Que pena, não dá para eu assistir...
    Gostei de tudo, e claro que o meu bloco preferido é o dos doces das lojas de conveniencias..kkkkkk
    ah, sobre filmes também...porque adoro ouvir um comentário sobre o filme antes de assistir.
    Aqui só consigo ver NHK, e não tem muita coisa legal...
    Bom, mas tenho o seu blog para me manter informada sobre as ultimas novidades do Japão...ehehe
    beijos

    ReplyDelete
  3. MP Kouhaku, o programa é mais ou menos isso. Teve uma semana que Katori e os convidados Ishizuka Hidehiko (do HonjaMaca), Mori Kumiko e a dupla Drunk Dragon fizeram o programa indo em grandes escritorios daqui para saberem o que servem no almoço para os funcionários (empresas como Google, SoftBank, Rakuten, Askul...) e experimentaram os mais requisitados por eles. Se acessar o site oficial, dá uma olhada nos programas anteriores (no SmaTimes) que vai ter o resumo do que aconteceu!

    ReplyDelete
  4. Fabiana, sobre os doces das conveniências, foi um programa em que eles escolheram cinco melhores das quatro conveniências mais conhecidas do Japao (Seven Eleven, Family Mart, Lawson, Sunkus/Circle-K). Sobre tambem o "Tsukiichi Goro", quando saiu o filme "Comer, Rezar, Amar", desconfio que ele deve ter dormido, pois nem incluiu o filme no mês que saiu (deve ter sido em agosto, pois ele colocou "Inception" do Leonardo di Caprio em primeiro e "Toy Story 3" em segundo - mas se fosse na opiniao dele, os dois filmes seriam em primeiro)
    Alguns programas eu perco tambem, mas recorro ao Pandora ou Tudou para assistir.
    Beijao!

    ReplyDelete
  5. 7 anos?!! Mas acho que eu não conhecia esse programa. Não vejo muita TV nesse dia e nesse horário.
    Sim, anime-se a fazer o curso de bolo que eu fiz. É muito legal.
    bj
    Elisa

    ReplyDelete
  6. Essa ai gosta de assistir a programação nipÔnica rs... confesso que não assistia a programação porque não via muita graça, mas gostava de assistir as propagandas, sei lá, acho que a força do hábito (por ser uma publicitária que quase não pratica a profissão rs), pior que eu já tinha visto esse banner e achava que era propaganda de energético ahahaha não me pergunte pq rs...

    Agora, essa imagem ai tá tãp nítida, que me fez lembrar da tv digital do Japão, principalmente pela qualidade de imagem, que é BEM diferente da digital aqui do Brasil... que mesmo assim não dá pra reclamar de barriga cheia..

    Kisu!

    ReplyDelete
  7. Elisa, acredita que das primeiras temporadas do SmaSTATION eu assisti muito pouco? Só fui assistir melhor questão de dois anos atrás!!! O divertido é que tem tanta coisa interessante que nem mesmo os japoneses sabiam. E eu fui perder o do sábado que o seo Kimura veio especialmente? Bem, vamos pro Pandora recuperar o programa perdido rs
    Ano que vem, talvez eu terei um pouco mais de tempo para fazer as outras coisas, daí quem sabe eu faça o curso de bolos...
    Beijao!!!!

    ReplyDelete
  8. Bah, esse logotipo e a home page inicial do site (a pose de Katori e Oshita) realmente muita gente pensaria "ei, comercial de bebida energética?" (parece mesmo, eu confesso)Eh... na verdade é que em casa não tenho TV a cabo, então...
    Apesar de eu não ter-me formado em publicidade (sou uma programadora de sistemas que nem exerce mais), eu adoro propagandas de qualquer lugar do mundo!
    Nossa, quais das imagens ficaram nítidas? A que mostra os filmes, peguei no seogugol...
    Beijao!!!

    ReplyDelete
  9. Bem que podia ser um programa da NHK viu...é o único canal que passa por aqui...(sendo que na maior parte do tempo só passa "News"...)

    O programa parece ser bem legal...fiquei curioso...

    Abs,
    Carlos

    ReplyDelete
  10. Carlos, talvez encontre o programa "SmaSTATION!!" no site Pandora, que seria um YouTube mais sofisticado, mas tem que ver se o site funciona no Brasil, pois até hoje ninguém me falou nada...
    O programa hoje fala sobre os melhores de alguma coisa. Tentarei ver o da semana passada que teve o Takuya Kimura e os vinte melhores filmes de ficção e os devidos comentarios!
    Abraços!

    ReplyDelete

Post a Comment