Nunca Planejarás!

Olivia, minha companheira e fiscal de controle de qualidade de noites insones enquanto navego/blogo/twitto/qualquer coisa

Se existe uma coisa que sempre falo e nunca deu certo, porque nunca consigo cumprir direito, é "nunca planejar nada porque sempre dá uma guinada de 360 graus". Muitas vezes planejo alguma coisa e no meio do caminho, acontece alguma coisa que tenho que mudar tudo e começar quase do zero. Muitas vezes, do zero. Pior ainda, que eu sei que durante toda minha vida quase tudo que planejei, quase tudo tive que mudar. E muito.

1) Planejei fazer pós graduação em informática: Logo que consegui me graduar em Processamento de Dados, eu perdi meu emprego fixo, mas fazia alguns trabalhos de free lance de tradução e aulas em escolas em dias espaçados, o que rendeu-me mais tempo em casa estudando. Quando fiz minha inscrição pra pós graduação em sistemas de informação em uma cidade a 250 quilômetros da minha e encarei a prova, duas semanas depois consegui emprego como assistente de analista de sistemas na minha cidade. Conclusão: não passei na seleção da pós porque o curso e a faculdade eram uma das mais concorridas na época (100 candidatos por vaga, sentiram o drama?).

2) Planejei ficar apenas dois anos aqui no Japão: Como sempre digo e faço questão de esclarecer - eu vim parar aqui por vontade própria, porque eu quis e pronto. Solteira, sem ninguém (estilo Hotaru Amemiya do dorama "Hotaru no Hikari"), já graduada e trabalhando, resolvi passar dois anos aqui, conhecer o país e voltar. Daí no meio da história inclui aí um miai, mudança de emprego, mudança de província, mudança de emprego novamente, mudança de cidade de novo, e lá se vão treze anos...

3) Planejei fazer um curso de web design aqui mesmo: Basta eu criar vergonha na cara, juntar grana nem que seja fazer um freela, sei lá, mas tenho que ver se o horário se ajusta no meu de trabalho que a cada dia que passa, nunca sei quando vou ter folga, quando vou trabalhar ou se vou ter que fazer hora extra. Mas ainda esse curso continua na minha pauta, esperem só. (aconselho esperarem sentados...)

4) Planejei mudar de casa: Essa história muita gente já nem deve acreditar mais, desde faz algum tempo, estava querendo mudar para um outro cafofo mais perto da estação, mais espaçoso e mais barato, porque onde moro, apesar do lugar ser bom, é muito apertado e muito caro em relação ao local x tamanho. E foi a época em que eu e o digníssimo kinguio ficamos quase quatro meses em cidades diferentes devido ao trabalho dele. No que estaria indo ver outra imobiliária que me indicaram, o digníssimo é transferido de volta pra Yokohama. Dos males o menor: livraria ele de pagar outro apertamento. Só que agora, mudar de apertamento só se for em caso muito, mas muito extremo mesmo. Como, "de tanta sacudida que teve ultimamente, terão que mudar porque a estrutura está abalada" (sem trocadilhos).

5) Planejei ficar um mês de férias (forçadas) e depois batalhar de novo: Nem queria comentar, mas acho que posso. Desde janeiro deste ano, 90% do pessoal que trabalha comigo (incluindo a autora aqui), estava de aviso prévio até março. Depois disso, como meu chefe costuma dizer "ato de, kamo shirenai" (depois disso, só Deus sabe)... Na real: estava mesmo precisando tirar um período de férias, descansar, dar uma espairada, estudar e depois voltar a novo trabalho renovada. Até a tarde do dia 30 de março, estava já muito mais do que conformada,contando as horas finais e descansar, quando um telefonema e um e-mail...

Bem dizia John Lennon, na época em que deu uma pausa na carreira para ser "dono de casa" - "A vida passa enquanto você faz planos". Uma coisa eu estou tendo certeza: o jeito é apenas planejar os gastos do mês, juntar uma graninha pras emergências e se pintar uma oportunidade na hora, correr atrás, porque estou vendo que, planejar até o quê vou fazer de jantar/almoço/que seja nunca deu certo.

Foto: da própria autora. Para quem não sabe quem é a Olívia, minha leitoa de pano, é criação do designer Ian Falconer. Descobri os livros - para crianças - numa de minhas idas (quase constantes) na Tower Records. Site oficial: http://www.oliviathepiglet.com/

Comments

  1. Me identifiquei com seu post. Sempre que eu planejo algo nunca dá certo. Até quando programo post no meu blog, ele não é postado! Aff! A última foi a minha cirurgia que foi cancelada, estava tudo pronto e programei meu dia para nada! Esperava estar no Japão até Maio...já estamos na metade de Abril e nem sinal de fumaça da elegibilidade!
    Agora estou deixando a vida me levar...
    bye bye

    ReplyDelete
  2. Diana, é verdade: quase toda coisa que eu planejo NUNCA dá certo, acontece "n" imprevistos. O jeito é deixar a vida levar pois planejar nem almoço ou jantar eu consigo.
    De programar post no blog também já aconteceu comigo, várias vezes...
    Bjs!

    ReplyDelete
  3. Alexandre, arigatou por gostar da Olivia, ainda vou comprar os livros dela, são bem fofos, ela tem muito bom gosto (opera, museus, circos).

    Como disse: nem planejar almoço eu presto mais. Sempre acontece algum imprevisto. Já teve dia que planejei fazer bolo e fui ver, cadê os ovos? Cadê o leite?

    Mas caso houver alguma mudança sempre tem que ser pra melhor! Confesso que a minha prorrogação de contrato de trabalho eu nem esperava nada!!!

    Boa semana!!! =D

    ReplyDelete
  4. Sabe que muita coisa que eu planejava estar fazendo ou vivendo acabou sendo diferente na realidade? Me imaginava de outro jeito já perto dos 30 anos mas como vc disse, há coisas que só Deus sabe ou controla mas por outro lado ultimamenet tenho planejado mudanças para minha vida e tenho conseguido colocar muita coisa em ppratica.

    ReplyDelete
  5. Eu sempre planejei tudo! Em 2009 eu tava planejando coisas para 2010 e 2011 que não realizei. Ano passado planejei algo pra 2011 e 2012 que, conforme as coisas mudaram, não farei mais! A gente se sente mal quando as coisas mudam dos planos, mas continuamos a planejar. Vc tá super certa, deixa rolar. Mas será que conseguimos? Boa sorte!! =*

    ReplyDelete
  6. Eh mesmo ne Ki, bem que vc comentou!
    Eu gosto de planejar e tento seguir os planes, mas nem sempre dah certo rs

    um beijao!

    ReplyDelete
  7. eu tb nao planejo mais

    planejei q nao me casaria, casei
    que nao viria pri japao nunca, e aki estou
    que nao teria filhos, tenho a isis e correndo o risco de ir pro segundo round
    que jamais dependeria de marido, e virei amelia e to nessa ha qse 3 anos...

    cansei, agora to numas de seguir a correnteza, pq nadar contra cansa muito e o rio acaba sempre seguindo seu percurso XD rs

    adorei a olivia, eu assistia os desenhos dela na hikari TV junto com minha hikari baby rs

    ReplyDelete
  8. Adorei a Olivia! ♥

    Bom, eu não sou muito de planejar.
    Eu apenas vou de acordo com o ritmo que as coisas se apresentam diante de mim.

    Acho que assim estressa e sofre menos hihihihi.

    ReplyDelete
  9. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  10. Olá Kiyomi!

    Puxa vida, eu também sou mais uma adepta a não planejar mais pois nunca sai do jeito que quero, que acaba sendo frustrante...

    Por exemplo: pretendia namorar 5 anos para depois casar e não foi cumprido (já passaram 7 anos), ano passado estávamos planejando passar 1 mês de férias no Japão em março deste ano e tivemos que adiar, enfim...

    Aprendi que é melhor deixar as coisas rolarem que flui melhor.

    PS.: amei a Olivia!!! :)

    Beijão!

    ReplyDelete
  11. Olá Kiyomi!
    Obrigada por participar da brincadeira rs. Bem, agora vamos ao post.
    Também achei uma graça a Olivia. Super fofa e simpática rs. Quanto à questão de planejar, eu sempre tive o costume de anotar tudo na agenda e tentar seguir ela. Mas quem disse que conseguia cumprir pelo menos a metade de tudo que estava escrito ali rs... Agora vou executando as coisas a medida do possível e sempre surge algo não programado hehehe...
    Bjuss

    ReplyDelete
  12. Olá Kiyomi,
    Nem vou comentar nada nesse post pois tem gente que já deu uma indireta para mim aqui...hahaha...

    Abs,
    Carlos

    ReplyDelete
  13. Sei bem como é esse lance de " a vida me levar" e na boa? Planos foram feitos para serem desfeitos. Não acredito muito em planos. Claro que a longo prazo sim, mas acredito ainda que ter objetivos/metas que nos fazem seguir. Planos foram feitos par determinadas situações e que mudam conforme as coisas acontecem...

    Kisu!

    ReplyDelete
  14. Desabafando, e é verdade: coisas que planejamos aos vinte pra fazer quando chegarmos aos 30, acabam sendo feitas de forma totalmente diferente do que planejamos. Certo que tive planos que consegui pôr em prática, mas se formos colocar em porcentagem, seria 10% do total. O resto sofreu acidente de percurso.
    Mesmo assim algumas metas a gente traça e a gente tenta cumprir. Nem que seja a longo prazo rs

    ReplyDelete
  15. Lominha, se as mudanças nos planos são pra melhor (claro que a gente quer assim, ne), a gente fica feliz. Dói mais quando o que a gente planeja, muda totalmente de rumo pra dificultar mais ainda.
    Ultimamente, algumas coisas mudaram pra melhor, outras a gente vai seguindo.
    Tenhamos boa sorte este ano, apesar que já foi 1/3 dele rs
    Beijao!

    ReplyDelete
  16. Satie, por isso que tem horas que nem planejo nem o que vou fazer no dia! Por exemplo: na terça feira, pensei em chegar um pouquinho mais cedo no mercado (fecha as 11) pra comprar algumas frutas, eis que o trem pára e toca eu e centenas de passageiros que tambem deveriam ter o mesmo pensamento de voltar logo pra casa mudar o itinerário.
    Resultado: cheguei mais de onze e meia da noite em casa e nao comprei as frutas (ficaram pro dia seguinte).
    Pra ver como na hora as coisas mudam rs
    Beijao!

    ReplyDelete
  17. Hidemi, omedetou pelo segundo round!=D
    Até eu planejar vir pra cá, tudo bem, mas nunca que era pra ficar TREZE anos (planejei ficar dois anos).
    Mesma coisa foi mudar de apartamento, ate hoje nem saiu do papel. Mudar, só se a estrutura abalar de vez depois de tanto tremor que ultimamente temos (sem trocadilhos, por favor).
    Até meu trabalho: pensei que meu contrato nao ia ser mais renovado, eis que pediram pra ficar por prazo indeterminado!!!
    Pra ver como são as coisas...

    Puxa, pensei que muita gente nunca fosse conhecer essa personagem, a Olivia!

    Beijao!

    ReplyDelete
  18. Oi, Isa! Eu sei que morreu de rir no meu post do Mannequin Five (pra mim, um dos melhores quadros do Himitsu no Arashichan!, rende muitas risadas).
    Decidi parar de planejar muito porque eu já estava ficando estressada. Depois da minha surpresa no mês passado no quesito de trabalho, não planejo mais nada, agora se chegarem na ultima semana de maio com boa ou má notícia, ja estou mais preparada.
    Beijao!

    ReplyDelete
  19. Denise, se por acaso vieram pra passar um mês no Japão, me avisem que aí a gente vai rodar a gastronomia de Yokohama hohoho
    Acho que onze entre dez pessoas que conheço são adeptas do "nao planejo mais nada porque sempre que planejo tudo muda" rs

    Quanto ao namorar tanto e depois casar, ainda voces são pouco. Meu cunhado está há 25 anos namorando e nada de casar... Estou há doze anos morando junto e nada de por no papel (mas está sendo comodidade nossa, porque está bem assim mesmo)...

    Eh, o jeito é deixar seguir naturalmente mesmo...

    Beijao!

    ReplyDelete
  20. Cacá, espero que a campanha deve ter dado certo rs
    Os desenhos da Olivia, apesar de terem pouquissimos livros, são bem simples mas fofos! Um dia vou comprar esses livros, vale para crianças e adultos rs
    Eu tambem anoto na agenda o que é pra fazer em tal data. Certo que muitos compromissos anotados eu tento cumprir, mas se há algum acidente de percurso, aí toca a gente marcar outro dia. Exemplos que marquei mas tiveram que ser cancelados ou prorrogados foram a prova do TOEIC que foi cancelada devido ao terremoto e o seminario de março que foi para junho...
    Mas aí não teve jeito mesmo, ne.

    Beijao!!

    ReplyDelete
  21. Carlos, voce demorou muito pra comentar hahahahaha

    Abração!

    ReplyDelete
  22. Bah, ainda plano a longo prazo ainda tudo bem, mas bem disse voce: ter objetivos e metas é que conseguimos seguir e viver.
    Acho que planos foram para serem desfeitos mesmo. Só pode!
    Beijao!! =D

    ReplyDelete

Post a Comment