Friday, September 05, 2014

24 Hour Television - LOVE SAVES THE EARTH

Tema do programa do ano de 2014 ~ "Pequenos MIlagres, Grandes Milagres" (na foto, fila da frente, esquerda pra direita: Ryo Nishikido, Subaru Shibutani, Tadayoshi Ohkura; fila do meio, esquerda pra direita: Ryuhei Maruyama, Shota Yasuda, Shingo Murakami e You Yokoyama; fila de trás: Shinichi Hattori, Asami Miura, Anne e Shigeru Joshima)



O que é o Comitê de Caridade do 24 Hour Television?

A maratona televisiva "24 Hour Television" começou como um projeto de caridade em 1978 em comemoração dos 25 anos da Nippon Television Network Corporation e suas afiliadas. Baseado no tema ~ "O Amor Salva a Terra" ~, o objetivo do programa de caridade é apresentar condições de bem estar social no Japão, bem como em todo o mundo, e também mostrar a necessidade de dar assistência para pessoas menos favorecidas.
A primeira campanha foi um sucesso, pois ganhou muito apoio do público através da transmissão via televisão e arrecadou cerca de 1,2 bilhão de ienes em doações. Consequentemente, foi criado um comitê para o programa 24 Hour Television no mesmo ano, para administrar as doações feitas pelos telespectadores. A maratona televisiva continua desde então, e tem arrecadado no total de 27,248,414,171 ienes (nota: dados coletados em setembro de 2008). Embora as campanhas de arrecadação sejam feitas durante o ano todo, o ponto alto das atividades de caridade, que seria a maratona televisiva, seria anualmente, na semana de agosto. 

(fonte: HP 24 Hour Television, em inglês)

Acredito eu, que, muita gente que já ouviu falar do programa de TV que é realizado nos dois dias de agosto (sábado e domingo), o "24 Hour Television". E' um programa que foi criado pela emissora Nippon Television para fins de angariar fundos para ajudar entidades não-governamentais no Japão e no Exterior, voltados para o bem estar dos menos favorecidos, ajuda nas pesquisas médicas, infraestrutura, etc.

O programa fez tanto sucesso na sua primeira edição, que acabou tornando-se evento anual, realizado atualmente no Budokan, transmitido ao vivo pela emissora Nippon Television, no penúltimo (ou úlitmo) final de semana de agosto, com duração de 24 horas (dependendo, pode durar até 26 horas).

As doações são feitas durante o ano todo, atualmente pela internet e nos pontos de doação, como a rede de lojas de conveniência Mini Stop e hipermercados da Aeon (nota: antigamente mais conhecido como JUSCO), por exemplo. O ponto alto seria nos dois dias que o evento é realizado, onde muitos levam as doações para o Budokan.

A arrecadação de dinheiro também é feita através da venda das camisetas do evento, bem como outros acessórios, como broches, canetas, chaveiros, toalhas, bolsas, etc. E também de patrocinadores - como a Nissan (que doa os veículos especiais para as entidades), Grupo Aeon, Grupo Sumitomo Seimei, KDDI, Yakult, etc.

Em 1985, parte da renda foi para ajudar a combater a fome na Africa (como foi feito também os eventos Live Aid e USA for Africa no mesmo ano).

Em 1995, parte da renda foi revertida para ajudar aos desabrigados do Grande Terremoto de Hanshin-Awaji, ocorrido em janeiro do mesmo ano.

Em 2011, parte da renda foi destina para as vítimas do Grande Terremoto de Oki-Tohoku, ocorrido em março do mesmo ano. Foi a maior renda arrecadada dos 34 anos do evento - 1,986,414,253 ienes.


O Programa "24 Hour Television ~ LOVE SAVES THE EARTH"

24 Hour Television de 2012 - "Futuro" (primeira fila, esquerda pra direita: Yui Aragaki, Shinichi Hattori, Nana Suzue; fila do meio, esquerda pra direita: Jun Matsumoto, Kazunari Ninomiya, Sho Sakurai, Satoshi Ohno e Masaki Aiba; terceira fila: Taka (esquerda) e Toshi (direita))


Transmitido ao vivo diretamente do Budokan, pela emissora Nippon Television e suas afiliadas, o programa tem duração de 24 horas - começa no final da tarde de sábado e termina na noite do domingo. Além da participação dos artistas, transmitem trabalhos feitos por outras pessoas, geralmente mostrando superação mesmo tendo alguma deficiência (congênita ou adquirida), seja ao vivo no palco ou via satélite.

As atrações incluem por exemplo:

- Dança: formado por alunos de escolas para pessoas especiais;
- Confecção de mosaico: participação do público e artistas colaborando com fotografias e aos poucos formando um quadro com essas fotos durante o programa;
- Entrevista com a população em um lugar aleatório: o lugar é escolhido mediante jogo de dardos no mapa do Japão. A probabilidade da personalidade ir numa vila perdida no meio do mato é grande. Ela realiza uma entrevista bem informal com a população do local escolhido, o que traz muita diversão - normalmente esse quadro é gravado com algumas semanas de antecedência;
- Documentário: geralmente contando o drama da vida real de pessoas que superaram dificuldades;
- Drama especial: transmitido no sábado à noite, a história seria baseado na vida real.
- Programa na madrugada: como o Budokan fica fechado das 23:00 até 5:30 do dia seguinte, é transmitido durante esse horário programas de variedades da emissora, seja ao vivo ou gravado, mas não fugindo do tema do evento.

Noticiários são transmitidos nos horários regulares da emissora.

O índice de maior audiência dos dois dias de programa, foi em 2005, com a média de 19%.


A Camiseta do "24 Hour Television"

De cor amarela - escolhida devido ao filme "O Lenço Amarelo da Felicidade", que foi exibido nos cinemas em 1977 e foi um dos vencedores da Academia do Cinema Japonês - a estampa varia conforme o tema do ano. De 1978 a 1998, os autores dos desenhos eram desconhecidos, mas foi a partir de 1999 que personalidades que apresentavam o evento (e/ou em colaboração com artistas plásticos e designers) passaram a fazer as estampas.

- 1999: Hitoe Arakaki (SPEED)
- 2001: Kaori Iida (Morning Musume)
- 2002: Shizuka Kudo
- 2003: Masahiro Matsuoka (TOKIO)
- 2004: Satoshi Ohno (Arashi) - o tom de amarelo foi um pouco mais escura que as anteriores.
- 2005: Shingo Katori (SMAP) - primeira vez que lançaram com 5 cores - além do amarelo, vermelho, azul, preto e branco.
- 2006: Studio Ghibli - cores amarela e verde.
- 2007: NIGO (designer da marca BAPE, popular no Japão) - cores amarela e vermelha.
- 2008: Takashi Murakami (artista plástico mundialmente conhecido) - cores amarela, rosa e azul
- 2009: Estúdios PIXAR (na época, aproveitando o sucesso do anime "Up") amarela, rosa e cinza
- 2010: Studio Ghibli - amarela, rosa, vermelha, azul e verde
- 2011: Chie Morimoto (artista plástica e publicitária, produziu o design de álbuns da banda Mr. Children e Yuzu) - somente amarela
- 2012: Yoshitomo Nara e Satoshi Ohno (pra quem não sabe, Nara é artista plástico mundialmente famoso. Possui um museu em Aomori, sua província natal. Ohno é fã do artista, tanto que se inspirou nele para sua exposição em 2008) - amarela, rosa e azul.
- 2013: Yayoi Kusama e Satoshi Ohno (Kusama é mundialmente conhecida por sua obsessão por bolinhas. Inclusive, uma de suas exposições foi feita no Brasil em 2014) - amarela, rosa, azul e branca.
- 2014: Yoshitaka Amano (designer e criador de personagens para o game da série Final Fantasy. Começou trabalhando na Tatsunoko Studios) - amarela, rosa, azul, branca e preta.

As camisetas são vendidas nas lojas da rede Aeon (até 2004, eram na rede Ito Yokado), nas lojas oficiais da Nippon Television (Shiodome e na estação de Tóquio) e pelo site oficial do evento. Normalmente, são disponibilizadas para venda, entre 300 mil a 1 milhão de unidades, mas em 2013, teve venda recorde de 1,240,000 unidades.

As Personalidades

24 Hour Television de 2010 ~  "Obrigado " (fila da frente, esquerda pra direita: Ryoko Yonekura, Shigeru Joshima, Taichi Kokubun, Tomoya Nagase, Masahiro Matsuoka e Tatsuya Yamaguchi; fila de trás, esquerda pra direita: Kazuko Kurosawa, Tomoko Murakami, Miyuki Ohshima, Yuko Ohshima, Mariko Shinoda, Atsuko Maeda e Minami Takahashi)


Além dos apresentadores da emissora, para ganhar mais audiência (e estimular mais as pessoas contribuirem com as doações), o programa é apresentado por artistas. De 1978 a 2002, os artistas que participavam no programa, eram chamados de "Charity Personalities" ou "Broadcast Personalities"; de 2003 até hoje, mudaram para "Main Personalities".

A função dos "main personalities" é, além de divulgar o evento meses antes, através de comerciais, posteres e participando em programas de variedades e noticiários, participar do evento nos dois dias - seja ao vivo entretendo a platéia, seja em partes gravadas com antecedência (caso de documentários e entrevistas).

Nos três primeiros anos, Kinichi Hagimoto apresentou o evento. De 1980 a 2010, foi o apresentador da emissora, Kazuo Tomimitsu - que depois aposentou-se. Atualmente, quem apresenta o evento é o apresentador Shinichi Hattori. A apresentadora muda cerca de três ou quatro eventos.

Quando os "Main Personalities" passaram a ser grupos de maior popularidade, a audiência começou a disparar (bem como as doações), isso a partir de 1992, com a dupla de humoristas Down Town (Masatoshi Hamada e Hitoshi Matsumoto). Daí por diante, vários artistas e grupos famosos do público passaram a comandar o evento - se bem que, desde 2003 quem domina seriam os grupos da JE (que ajudam a elevar tudo), mas grupos como SPEED e Morning Musume, atrizes como Asaka Seto, Naoko Iijima, Ryoko Hirosue, Makiko Esumi, já comandaram o evento.

Além dos principais, tem os "supporters", que também participam e revezam com os principais. Os "charity personalities" ainda existem, para dar mais força junto aos principais também - normalmente é uma atriz que faz parte da divulgação - como Ryoko Shinohara, Yukie Nakama, Miho Kanno, Maki Horikita, Yui Aragaki, Aya Ueto.

Os main personalities normalmente o público fica sabendo no primeiro dia do ano. Os apresentadores e supporters pouco tempo depois, através de programas de variedades e noticiários da emissora.

A Maratona



A famosa "Maratona do 24 Hour Television" (ou "Charity Marathon") começou em 1992, para aumentar a atenção dos telespectadores e da população sobre o evento. Ela inicia-se as 19 horas de sábado e vai durante o evento todo, com intervalos para comer, descansar e avaliação médica. A trajetória da corrida é transmitida de tempos em tempos, às vezes com um caption durante alguns programas apresentados.

Normalmente, a maratona normal tem o percurso de 42 quilômetros. No 24 Hour Television, dependendo de quem vai fazer a prova pode ter de 80 a 600 quilômetros. O certo seria terminar a prova quase terminando a transmissão do programa (entre 20~20:30 horas do domingo), no Budokan. Mas muitos casos terminaram bem depois do tempo previsto (mas continuou sendo transmitido e o público no Budokan não saiu enquanto o maratonista não chegasse).

Quem realiza a prova é alguma pessoa do meio artístico, geralmente escolhido pela produção do programa (não sei qual os critérios da escolha ou se a pessoa também se candidatou de livre e espontânea vontade e/ou se voluntariou). Como disse, antes de realizar a prova, o maratonista é submetido a exames médicos, treinamento (com a devida assistência, claro) e alimentação adequada.

Nos 23 eventos em que teve a maratona, o humorista Kanpei Hazama continua sendo o maratonista que mais participou (3 vezes - 1992, 1993 e 1995) e que teve a maior distância percorrida (600 quilômetros, em 1995, de Kobe até Tóquio, mas ele realizou a prova em uma semana, terminando no dia que encerrava o evento).

Drama da Vida Real

Em 2005, o drama especial do programa ~ "Chiisana Untenshi Saigo no Yume" (O último sonho do pequeno condutor") , com Hiroshi Abe, Emi Wakui e Yuto Nakajima, atingiu o índice de 26.6% de audiência, o maior desde que passaram a medir a audiência dos dramas do 24 Hour Television. 


Embora desde quando o evento começou, é feito um tampatsu dorama baseado na história da vida real de alguma pessoa que sofre de alguma doença incurável/degenerativa e tenta superar as dificuldades. Mas ficou mais popular durante o evento a partir de 1997. E desde então, a transmissão do dorama é esperado por muitos que assistem ao programa.

Muitas vezes o protagonista é interpretado por algum membro do main personality do evento do ano, o que gera muito comentário (nota pessoal: um dos doramas que ouvi e li muito comentário de tudo o que era tipo foi o "Kuruma Isu de Boku wa Sora o tobu", de 2012, protagonizado por Kazunari Ninomiya. Não tanto pelo enredo em si, mas... PELO VISUAL DO PROTAGONISTA!!!!). Só que, esses doramas por serem baseados em histórias reais, a probabilidade do final ser muito triste é grande e podem preparar a caixa de lenços do lado.

Desde o dorama de 2006 - "Yuuki" - é lançado em DVD.

O Gran Finale

Como eu havia mencionado anteriormente, o evento encerra com a chegada do maratonista no Budokan. Algumas horas antes, vários artistas se apresentam no palco para interpretarem várias músicas, como "Makenaide" e "My Friend" da (saudosa) ZARD, "Tomorrow" (Mayo Okamato), "Donna Tokimo" (Noriyuki Makihara).

A música que desde 1992 virou o "tema do 24 Hour Television", "Sarai", composta e interpretada por Yuzo Kayama e Shinji Tanimura, é interpretada no final do programa, quando faltam cerca de dois quilômetros para o maratonista chegar no Budokan. A música também é tocada durante as propagandas que antecedem o evento (e durante ele também).

Kayama aparece no programa especialmente para interpretar a música junto com os demais participantes.

O maratonista, quando chega no Budokan, desce a escadaria das arquibancadas, devidamente decoradas com as folhas impressas de fax e cartas que os telespectadores (e fãs) enviam ao programa com mensagens de apoio e fanarts dos participantes e do maratonista.

A faixa de chegada é decorada com essas mesmas mensagens.

Lembrando que o evento pode durar um final de semana por ano, mas que as doações podem e devem ser feitas o ano todo, seja via depósito bancário ou nas caixas de coleta com o símbolo da campanha.

Site oficial: http://www.ntv.co.jp/24h/index.html

Fontes: site oficial do programa 24 Hour Television, Japan Wikipedia, Google, Twitter (@PetitHime por ter me ajudado a identificar duas das quatro membros da AKB48, que na hora só reconheci a Yuko e a Maeda). 

Imagens: Google

Nota da autora: Por se tratar de um programa literalmente extenso, eu sei que faltaram muitos detalhes. Estou preparando alguns posts um pouco mais detalhados sobre os pontos principais (que eu sei que muita gente corre pra saber, como quem vai ser o main personality do ano, quem vai correr a maratona, quem vai protagonizar o drama especial). Era pra ser postado meses antes do programa acontecer, mas o fato é que a gente tem que lembrar o ano todo e sempre, e tentar rever alguns trechos, que vão do divertido até desmanchar-se em lágrimas (confesso que drama que envolve criança e estado terminal no mesma frase, metade da caixa de lenços de papel vai embora)






No comments:

Post a Comment