Monday, May 23, 2016

[J-Dorama] Relação entre sempai - kouhai da JE nos doramas (Parte 1)

Como muita gente ama pegar no pé da JE (Johnny's Entertrainment), incluindo no sentido de doramas, então vamos lá...

Rezava a lenda que, dorama que algum membro da JE protagonizava, era garantia de audiência alta, mas isso está sendo muito relativo, e isso é verdade. Mas basta alguém da agência protagonizar algum dorama da temporada, as revistas de TV ficam em alarde. E se for dorama em horário nobre...

Daí todo mundo quer saber quem será o kouhai ou sempai que será o coadjuvante do artista principal. Se a quimica funciona ou não, se vai cair no agrado do público, só assistindo pra conferir. Mas tem dorama que não precisou de coadjuvante da mesma agência.

Vou ter que dividir esse artigo em partes, porque vai ser longo e corro o risco de acabar esquecendo de fazer a série.

Dependendo, incluindo filmes e tanpatsu doramas. Participação especial de um minuto só pra tapar buraco (o chamado cameo) não incluo nesse assunto (porque muitas vezes passa batido e ninguém nota), salvo se for incluso na parte da trivia. 

Doramas estou incluindo os mais conhecidos, porque se listar todos, haja capítulo.

Noriyuki Higashiyama (Shonentai)

Um dos grandes sempais da JE (o outro é o Masahiko "Matchy" Kondo), Higashiyama divide o tempo atuando na TV, no cinema e no palco (fora cuidar da esposa Yoshino Kimura e suas duas filhas). E' muito difícil vê-lo atuar em doramas, mas quando atua, a audiência fica acima da média - vide a série "Kuitan" e "Hissatsu Shigotonin" (são os dois doramas mais conhecidos dele). E, a maioria dos episódios, Higashiyama atuava com os kouhais: Um de seus últimos doramas foi "○○Tsuma" (2015) e "Keiji 7-nin" (2015).

A maioria dos doramas protagonizados por Higashiyama são os chamados jidaigeki (*), que são ambientados especialmente na era Edo.




- Kuitan (Primeira temporada: 2006; Segunda temporada: 2007). Com Noriyuki Higashiyama, Go Morita, Mikako Ichikawa, Kenta Suga, Jiro Sano, Kotomi Kyono, Jiro Ito.

Baseado no manga do mesmo nome, escrito por Daisuke Terasawa, SeiyaTakano (Noriyuki Higashiyama) é um detetive que tem um grande apetite (daí seu apelido de "kuitan") e resolve vários casos envolvendo restaurantes e comida. Conta com a ajuda de seu parceiro Ryosuke Noda (Go Morita), Kyoko Idemizu (Mikako Ichikawa) e Hajime Kaneda (Kenta Suga).

Em 2006, teve o "Kuitan SP", onde passa em Hong Kong.

Trivia: 

No especial que passou em Hong Kong, Kazuya Kamenashi faz uma rápida aparição, com a finalidade de divulgar o dorama seguinte, "Tatta Hitotsu no Koi". Na mesma cena, o pudim que Higashiyama estava segurando era o famoso Agnes Pudding, do dorama "My Boss My Hero".

Duas referências de doramas numa cena só: o pudim de "My Boss My Hero" e Kamenashi fazendo propaganda subliminar do dorama "Tatta Hitotsu no Koi".


No mesmo especial, Masaki Aiba aparece rapidamente na cena em que Higashiyama, Morita, Suga e Mikako Ichikawa estão no mercado onde o cliente pesca seu próprio almoço.

Nesta cena do mercado, onde os quatro protaagonistas  estão (Ichikawa, Suga, Morita e Higashiyama), rapidamente uma pessoa passa segurando um gato (eu acho que é). Quem assiste muito ao programa "Tensai Shimura Dobutsuen", dá pra perceber que é Masaki Aiba.


Go Morita é membro do V6. Ultimamente, ele atua mais em teatro que em TV.

Higashiyama, Morita e Kenta Suga (que fazia o papel de Hajime Kaneda, um misto de Shonen Kindaichi com Conan Edogawa - ambos os personagens eram da mesma emissora, NTV), gravaram um single exclusivo para a segunda temporada - "Itoshi no Napolitan", como o trio "TRIO THE SHAKiiiN".

O mais curioso: a primeira temporada e o especial em Hong Kong sairam em DVD, mas a segunda temporada até hoje não saiu (e não disseram o motivo). Se alguém tiver sorte, dá pra encontrar em algum site perdido na blogosfera....



- Hissatsu Shigotonin (Temporada de 2007 a 2015). Com Noriyuki Higashiyama, Masahiro Matsuoka, Tadayoshi Ohkura (2007 ate capítulo 11 da temporada de 2009), Koki Tanaka (2009 a 2013), Yuri Chinen (2014 e 2015), Emi Wakui.

Baseado no jidaigeki que foi transmitido de 1989 a 1991, a partir de 2007 passou a ser especial, sendo que em 2009 foi em 22 capítulos, pela TV Asahi. Protagonizado por Higashiyama, a história se passa na era Edo, onde um grupo de assassinos é contratado para defender a vila. 

Trivia: 

O ator Makoto Fujita, que protagonizou a série nos anos 80, faz uma breve aparição e em flashbacks nos especiais de 2009 e 2010, mas faleceu no início das filmagens em 2010.

O trio The SHIGOTONIN formado por Higashiyama, Matsuoka (TOKIO) e Ohkura (Kanjani Eito) foi criado somente para a música de encerramento da série em 2009. Acabou sendo usado para as temporadas seguintes também.

"Hissatsu Shigotonin 2014" (esq. para dir.) Yuri Chinen, Noriyuki Higashiyama e Masahiro Matsuoka.

Desde a temporada de 2007 até 2015, Higashiyama e Matsuoka são personagens fixos (junto com a atriz Emi Wakui). Tadayoshi Ohkura ficou até o capítulo 11 da temporada de 2009, quando seu personagem morre em serviço. (No ano seguinte, Ohkura voltaria a atuar com Higashiyama em "GM - Odore Doctor")

No capítulo seguinte até a temporada de 2013, Koki Tanaka (na época era do KAT-TUN) atuou como sendo um dos assassinos, mas saiu por motivos de ter tido seu contrato rescindido junto a JE e, na temporada de 2014 comentam que não sabe se o personagem interpretado por Tanaka morreu ou desapareceu.

Foi a partir de 2014 que Yuri Chinen (Hey! Say! JUMP) passou a fazer parte do elenco, como Ryusei, um jovem que era aprendiz de monge e torna-se "shigotonin" ao presenciar o assassinato de Ryusai (que o criou) e de sua noiva Otsu.

Em novembro de 2015, teve o especial "Hissatsu Shigotonin 2015", já com o mesmo elenco principal do ano anterior.


(*) O termo jidaigeki se refere ao doramas, peças teatrais e filmes ambientados principalmente na era Edo, antigamente o nome da hoje Tóquio. Mas alguns podem ser ambientados em outras eras, como Sengoku e Meiji. Exemplos de jidaigeki são os taiga dorama da NHK, filmes como Zatoichi, Azumi, ICHI, Ooku, Rurouni Kenshin e até animes como Inuyasha.

Tive que usar os termos em japonês "sempai" e "kouhai" no título, porque quem assiste [muito] dorama, deve estar cansado de ouvir esses termos que significam "veterano" ou "senior" e "calouro" ou "aprendiz".

Fontes: DramaWiki, Wikipedia, TV Asahi, NTV-Yomiuri. Fotos: Yahoo; ameba blog.

2 comments:

  1. Eu tou até hoje procurando os Sp de Hissatsu Shigotonin com o Chinen pra ver, mas ando tão enrolada que não lembro nem se cheguei a encontrar, haha.
    Só pra comentar aqui mesmo. Esperando pela continuação do post sobre senpai~kouhai xD

    ReplyDelete
    Replies
    1. Lene, eu encontrei o SP de 2014 no YT mesmo. Agora, o do ano passado, estou esperando uma boa alma caridosa para postar. Depois que você vê o Chinen, de aprendiz de monge inocente e vira um assassino vingativo, aí você começa a rever os seus conceitos dele. Hahahaha. Acho que pior que o Chinen como assassino na era Edo, foi o Yamada retalhando primeiro e perguntando depois em "Grasshopper".

      Mas pode deixar, vai ter muita postagem de sempai e kouhai em doramas, porque enquanto a gente viver, isso vai loooooooonge...

      Delete