Thursday, July 14, 2016

[Cine Pipoca] "Ansatsu Kyoshitsu ~ Soutsugyou" (2016)



"Vocês têm até a formatura para me matarem nurufufufufu~"


Para quem não lembra da primeira parte, fiz uma postagem do filme aqui.

Sinopse: Um dia, a lua virou um eterno quarto crescente. E na classe 3-E do colégio Kunugigaoka, os alunos recebem um professor que mais lembra um polvo amarelo e o encarregado da Defesa com a seguinte missão: no prazo de um ano, eles teriam que matar o professor ou ele acabaria com a Terra. Mesmo com armas desenvolvidas pelo governo, a tarefa não seria das mais fáceis, porque a criatura é muito rápida (velocidade Mach-20) e também ganhou a confiança dos alunos. 

Quem seria essa estranha criatura? De onde ela veio? Por que ela resolveu dar aulas justamente na classe tida como "a excluída" ou "encerrada" até pela direção? Será que os alunos conseguirão cumprir a missão antes de terminar o prazo, ou a Terra será dizimida do universo?

Como eu havia comentado no filme anterior, estava bem mais do que óbvio que ia ter a segunda parte do filme - quando a primeira parte foi exibida nos cinemas, o manga ainda estava em andamento e tinha muita coisa pendente, tais como:


  1. Quem era Shiro, a pessoa misteriosa que usava um manto branco que continha material que pode derrotar Koro-sensei?
  2. Qual era a promessa e para quem Koro-sensei fez quando os alunos perguntaram o motivo de ele dar aulas para a classe 3-E?
  3. De onde surgiram os tentáculos em Kayano (bem no final do primeiro filme)?
  4. Quem era a professora Yukimura, mencionada na cena do matsuri, onde os alunos assistem a queima de fogos no telhado da escola?
  5. Quem, onde e como apareceu o Koro-sensei, já que ele diz ter nascido e criado na Terra? (isso está mencionado no manga e no anime)


No final do mês de abril de 2015, ao comemorar o recorde de bilheteria e um mês do lançamento do primeiro filme, foi anunciado que teria mesmo a segunda parte e as filmagens começaram em no início de outubro do mesmo ano e terminaram no final de novembro. Obviamente mantiveram quase o mesmo elenco principal, mas os outros personagens foram anunciando aos poucos.

- Em setembro, anúncio da escalação dos atores Mirei Kiritani (como Aguri Yukimura) e Kazunari Ninomiya (como o deus da Morte) no elenco - eles fariam o passado da história de Koro-sensei. (Nota: Mirei aparece no primeiro filme nos flashbacks, mas mal dava para reconhecê-la. Ninomiya fazia a voz no primeiro filme, só revelado no dia da estréia - se bem que a revista semanal Shonen JUMP já tinha uma pequena nota na capa).

- Em novembro, anunciado que o ator Hiroki Narimiya interpretaria Shiro/ Kotaro Yanagisawa.



- Em janeiro (depois que as filmagens já tinham sido concluídas e estava em fase de montagem), anunciado que o ator Tsuyoshi Abe (que interpretou Akira Mimasaka na série "Hana Yori Dango") interpretaria o atirador Red Eye.


- Em fevereiro de 2016, anunciado a música de encerramento - "Sayonara Sensations".

O filme estreiou no dia 25 de março de 2016, no mesmo dia que o último capítulo da história saiu no mangá Weekly Shonen JUMP. Quem acompanhou o mangá desde o início, obviamente já sabiam como a história iria terminar, mas mesmo assim teve uma grande bilheteria logo na primeira semana (chegou a arrecadar 643 milhões de ienes). Ou seja, a campanha foi muito grande, a curiosidade era mais ainda. E contando que os personagens cairam no gosto do público (inclui o elenco, também...)


O segundo filme entra no segundo semestre escolar, quando o colégio Kunugigaoka resolve fazer o festival anual, com direito a classe 3-E e sua versão da lenda de Momotaro. Depois do festival é que começam as revelações: Kaede Kayano (Maika Yamamoto) na verdade é Akari Yukimura, irmã mais nova de Aguri (Mirei Kiritani). Acreditando que Koro-sensei fosse responsável pela morte da irmã, resolve entrar na classe 3-E usando sua experiência como atriz. Os tentáculos que surgiram em sua nuca, foram obtidos através de produtos que Shiro utilizou no laboratório. Mas acaba sendo desarmada por Nagisa Shiota (Ryosuke Yamada) e salva da morte pelo professor.


E' quando Koro-sensei conta sua origem: na verdade ele é mesmo um humano (Kazunari Ninomiya), nascido em um país pobre e violento. Para poder sobreviver, aprende as formas de assassinato, ao ponto de eliminar poderosos chefes de estado, com sua inteligência e frieza. Mas, ao ser traído, acaba sendo levado para um laboratório para servir de cobaia para um experimento comandado pelo cientista Kotaro Yanagisawa (Hiroki Narimiya).

Ao conhecer a namorada de Yanagisawa, Aguri, o rapaz começa, aos poucos, tornar-se uma pessoa mais emotiva, algo que havia perdido enquanto era um assassino. Quando o experimento dá errado e tudo sai do controle, inclusive o rapaz começa a se transformar em uma criatura amorfa e seus instintos assassinos vêm a tona. Aguri tenta contê-lo, mas acaba sendo mortalmente ferida por um dos experimentos do laboratório. Em suas últimas palavras, Aguri pede para que o rapaz seja o professor da classe 3-E do colégio Kunigigaoka em seu lugar, pois somente ele poderia fazer esse dever.

Já em sua forma atual, como Koro-sensei, ele revela aos alunos que, se ele não eliminado até a formatura, a Terra será dizimada pois ele mesmo carrega um explosivo gerado pelos experimentos de Yanagisawa.



Ao mesmo tempo que a classe precisaria eliminar o professor porque o destino da Terra estaria em jogo, a classe também não queria eliminá-lo pois ele quem está levantando a autoestima deles, já que eles são considerados "a fruta podre da sociedade". Como isso, a classe acaba se dividindo em dois grupos - o grupo que quer salvar o professor, tendo como líder Nagisa e, o grupo que quer eliminar o professor, liderado por Karma Akabane (Masaki Suda).


Os dois líderes fazem um desafio - quem for atingido pela faca (especial para matar o professor, mas não faz mal algum para humanos), o destino do professor seria decidido pelo vencedor. Com a ajuda de Ritsu (Kanna Hashimoto), Nagisa, Karma e Itona (Seishiro Kato) vão para o centro de pesquisas onde Shiro mantém os dados do Koro-sensei e alteram os mesmos através de um software desenvolvido por Ritsu, para diminuir as chances do professor explodir no dia da formatura.


Mas, o que os alunos não esperavam era que o Ministério da Defesa colocasse uma espécie de redoma onde ficava o antigo campus e onde Koro-sensei estava, prendesse os 28 estudantes e depois eles enfrentassem o exército, usando as habilidades que aprenderam com Karasuma (Kippei Shiina) e tendo a ajuda de Irina "Bitch-sensei" Jelavic (Ji-Young). Quando conseguem se encontrar com o professor, descobrem também que Shiro, além de ter sabotado o software de Ritsu, na verdade era o cientista Kotaro Yanagisawa, responsável pela criação do Koro-sensei.

Para se vingar do professor, Yanagisawa se transforma em outra criatura, usando a mesma fórmula que usou no antes "deus da Morte" e que Kayano também usou. Só que em doses bem cavalares, ao ponto de ser mais poderoso que o professor (e quase ter matado a Kayano também). Mas, com seu poder escondido debaixo da enorme gravata, Koro-sensei elimina Yanagisawa e salva Kayano (para evitar o que aconteceu no passado com Aguri).

Exausto com a batalha e com a operação bem sucedida em trazer Kayano à vida, Koro-sensei faz um último pedido aos alunos.

*******

Parando com os spoilers por aqui, se bem que, quem assistiu o filme, o anime (que terminou no dia 30 de junho deste ano) e leu o manga inteiro, sabe como foi o final. Embora o filme resumiu bem mais ainda, vamos combinar: é impossível colocar cento e oitenta capítulos em dois filmes de duas horas cada. Até o anime eles resumiram.



Mas aviso para quem vai querer assistir quando sair em DVD: preparem os lencinhos porque chorar vai ser inevitável. Não era pra ser comédia, Kiyoooo??? Pois é.

O filme praticamente manteve o mesmo diretor, produtor, staff e boa parte do elenco principal. As diferenças, claro, foram a inclusão dos três personagens que faziam parte da origem de Koro-sensei e a música:

"Shinagami" (ou "deus da Morte") (Kazunari Ninomiya): Nascido em um lugar pobre e violento, torna-se o mais poderoso assassino do mundo, eliminando qualquer um a um preço adequado, incluindo chefes de estado e altos escalões do Exército. Capturado, torna-se cobaia dos experimentos do laboratório coordenado por Kotaro Yanagisawa. Torna-se uma pessoa mais tolerável e emotivo ao conhecer Aguri Yukimura.

Aguri Yukimura (Mirei Kiritani): Encarregada por Yanagisawa - que é também seu noivo -, Aguri monitora o "deus da Morte" no laboratório, e acaba por criar laços de amizade com o rapaz. Era também professora da classe 3-E do colégio Kunigigaoka. E' também irmã mais velha de Kayano/Akari. Possui senso fashion bem diferente das demais mulheres.

Kotaro Yanagisawa/Shiro (Hiroki Narimiya): Cientista e pesquisador, responsável pela experiência que usou Shinigami como cobaia. Egoísta e obsessivo, chega a agredir a própria noiva para mostrar seu poder. Quando Shinigami se transforma na criatura então disforme, além de destruir o laboratório, arranca um dos olhos de Yanagisawa. Sobreviveu para se vingar da criatura, usando um manto branco (contendo material que pode ferir o - agora - Koro-sensei) e chegou a usar Itona como seu pupilo.

Red Eye (Tsuyoshi Abe): Assassino de fama mundial contratado pelo governo para tentar eliminar Koro-sensei. Red Eye é conhecido por ter excelente pontaria e ter passe livre em todos os países. No final, acaba desistindo de ser assassino free lancer e resolve viajar pelo mundo.

Curiosidades:


- Faziam doze anos que Ninomiya e Narimiya não atuavam juntos. A última vez, foi no dorama "Stand Up!!" (2003).

- Para a cena da festa anual do colégio, foram necessários, 249 extras.

- Foram usadas seis máquinas de fazer raspadinha de gelo para a cena de neve no jardim do colégio (as filmagens foram em outubro-novembro, ainda no outono no Japão...). Sim, parece informação inútil, mas os produtores acharam que foi a melhor forma de fazer neve mais real possível.

- A cena da luta entre Nagisa e Karma teve 64 takes para dar maior realismo.

- Fazia um grau celsius na cena onde Kayano se transforma - como foi ao ar livre, em Gunma, estava bem frio. Para fazer Kayano "voar", foram usados cabos de aço.

- Para fazer a maquiagem onde Yanagisawa se transforma em monstro, levou cerca de duas horas para ficar pronta.

- Boa parte das filmagens foi feita em Maebashi (Gunma). Mas teve locações em Tochigi, Tóquio e Kisarazu (onde????)

- O promotion video da música de encerramento, "Sayonara Senseetions", traz como convidado especial, o ex-atleta Bob Sapp (sim, ele mesmo). E, para quem não sabia/lembrava, o grupo Senseetions é o grupo Hey! Say! JUMP com outras alcunhas.


Os membros do Hey! Say! JUMP em seus trajes normais, prontos para a cerimônia da formatura. (Da esquerda pra direita, em pé - Yuuto Nakajima, Keito Okamoto, Yuya Takaki e Kouta Yabu. Da esquerda pra direita, sentados - Kei Inoo, Daiki Arioka, Ryosuke Yamada, Yuuri Chinen e Hikaru Yaotome.)



Mas aí, quando são chamados para [tentar] cumprir o dever, que seria capturar o Koro-sensei, os nove rapazes se transformam no grupo Senseetions, com suas armas especiais, codinomes e movimentos rápidos e coreografados. (Primeira fileira, esquerda pra direita: Kouta Yabu (Scoop), Yuuto Nakajima (Bullet), Yuya Takaki (Rapid Fire); segunda fileira, esquerda pra direita: Hikaru Yaotome (Sonic Hunter), Kei Inoo (Geek), Keito Okamoto (SHINOBI); terceira fileira, esquerda pra direita: Yuuri Chinen (Doctor), Ryosuke Yamada (Commander) e Daiki Arioka (Falcon Jr.). O grupo foi criado especialmente para os dois filmes da série. Mas lembrando que a história nos dois promotion videos nada tem a ver com o filme em si.

- A marca de roupas que a professora Aguri Yukimura usava, a Rotten Marten, não existe. No panfleto era apenas para a titulo de curiosidade, e a única peça de roupa que realmente estava vendendo na loja da Fuji Television (que era uma das produtoras do filme), era uma camiseta rosa com o desenho de uma barra de chocolate.

Os atores, diretores e produtores premiados no 39o. Japan Academy Prize, realizado no dia 4 de março de 2016. Kazunari Ninomiya é o segundo, da esquerda pra direita, que está na fileira da frente. Ryosuke Yamada está na segunda fileira, o primeira da direita.


- Para quem não sabia: Ryosuke Yamada (que interpretou Nagisa Shiota nos dois filmes da série), ganhou o prêmio de ator revelação, no 39o. Japan Academy Prize (o equivalente ao Oscar), no dia 4 de março de 2016. Kazunari Ninomiya, que também participa no filme (tanto no papel de Shinigami como dublando Koro-sensei), ganhou o de melhor ator, mas pelo filme "Haha to Kuraseba".

*****

A gente sabe que, quando se faz um filme ou anime baseado no manga, é inevitável muita gente fazer comparação. Daqueles: "ah, mas cortou muita coisa", "ficou meio sem sentido", "tinha que ter tantos efeitos?" (sim, precisou, sim), "não gostei do elenco", e por aí vai. Sem falar que teve gente que foi pra ver como era e depois ler o manga e o clássico "porque meu artista favorito está no filme", sim, porque isso acontece - estou aceitando o fato real de que "só fui por causa do ator/atriz".

Mas, seja qual for o motivo, o mais importante é ir se divertir. Afinal, filme foi feito pra isso - para trazer entretenimento para as pessoas, embora alguns casos, visem mais o quanto faturou. e levar muita gente pras salas, às vezes esquecendo da qualidade e do enredo. Mas aí seria outra história.

Embora o manga e o anime já terminaram, vale a pena rever e reler, ou para aqueles que chegaram agora, ou começaram a conhecer a história completa por causa do filme ou tanto faz. Apesar que o final era bem previsível, de qualquer forma mais dia, menos dia, a história teria que terminar (afinal, o prazo final era até a formatura, ou seja, eles tinham um ano para cumprir a missão. Só que o manga durou três anos e quatro meses.)

O DVD será lançado em outubro.


Fontes: Wikipedia Japan, site oficial http://ansatsu-movie.com/index.html, Japan Academy Prize Official Site, panfleto oficial do filme.

Fotos: site oficial, tumblr, prcm.jp, matome-naver, QLAP!, panfleto oficial, anime news.













No comments:

Post a Comment