Lembrancinhas Temáticas - Parte 1

Uma coisa eu percebi quando eu viajo para outras cidades, especialmente em outras províncias, nas paradas que a gente faz para ir ao banheiro, comer alguma coisa, esticar as pernas e descansar um pouco (os chamados Parking Area ou Service Area), as lojas de lembrancinhas são abarrotadas com itens sazonais e típicos da região, principalmente comida.

Mas também tem os smartphone straps (os penduricalhos pra enfeitar seu celular), chaveiros, toalhas, canetas e por aí afora com personagens conhecidos do público japonês (e estrangeiro também) representando a província ou cidade com algo que lembre a região.

Claro que também tem as mascotes que fazem propaganda da região para atrair turistas, e com isso, a equipe de Propaganda e Marketing manda ver e manda criar goods para vender. Alguns se tornaram tão conhecidos que não fica difícil associar o personagem com a cidade, como Kumamoto, Nara, Hikone (Shiga) e Funabashi (Chiba), por exemplo.

Mais recentemente, até artistas famosos resolveram fazer goods temáticos, ao menos um item que lembre a província onde está fazendo o show. Isso me veio à tona quando na turnê de 2016 do Arashi - o "Are You Happy? Live Tour 2016", quem ia nos cinco Domes, tinha como acessar e salvar o wallpaper para celular. E cada Dome, tinha muitas características da região. Mas descobri depois que, na turnê de verão de 2015, a banda Kanjani Eito tinha feito no site oficial do grupo, cada membro representando a província onde iam fazer o show. No Arena Tour de 2018, um dos goods do Masaharu Fukuyama era a mascote Mashamaro representando algo da província.

O duro nisso é conseguir todos. No caso do Fukuyama, dá pra comprar no site oficial sem problema algum. Bem, desnecessário falar no caso da JE, né?

Mas como existem algumas boas almas caridosas na internet que postaram fotos, vou tentar explicar o que significa cada um...

Kanjani Eito - Kanjani Eito Recital ~ Omae no Heart o tsukandaru!! (18 de julho a 13 de setembro de 2015 - 24 apresentações em oito províncias): A tour de verão de 2015 da banda Kanjani Eito era quase que tradição antes de partirem pro 5-Dome Tour no fim do ano, porque eles faziam os shows em lugares menores (geralmente, os arena possuem capacidade de 5 mil a 10 mil pessoas, exceto Yokohama Arena e Saitama Super Arena, que, dependendo da posição do palco, comportam até 18 mil pessoas). No repertório, incluíram covers dos grupos da agência, incluindo do grupo temporário de uma música só, o Trio the Shakkin, por exemplo. O que chamou a atenção, além dos goods, o fato de que no site oficial do grupo, aparecia um membro representando a província onde estava fazendo o concerto (como fizeram em oito lugares, só o de Kobe, onde começou a turnê, ficou representado pela logomarca oficial do grupo).

Nesta turnê, um dos goods temáticos era a camiseta - produzida pelo Maruyama - que tinha a ilustração dos símbolos que caracterizam as cidades onde fizeram os shows.


Só esclarecendo, as cores das bandeiras são as image colors de cada membro (quem conhece a JE, sabe do que estou falando).

World Memorial Hall (Kobe, Hyogo): Muita gente atualmente associa a cidade de Kobe com o Terremoto de Hanshin-Awaji de 1995, mas esquecem que foi em Kobe que saiu o primeiro navio com os imigrantes japoneses para o Brasil, em 1908. Um dos pontos turísticos da cidade é o porto de Kobe, que foi um dos primeiros a abrir para os estrangeiros na era Meiji, e devido a isso, construiram um distrito chamado Kitano Ijinkan, onde foi residência de alguns estrangeiros, mas atualmente algumas residências estão abertas ao público. Uma das mais conhecidas é o Kazamidori no Kai.




Mie-ken-ei Sun Arena (Mie-Ken, Ise-shi): A província de Mie é conhecida pelo autódromo de Suzuka, ninjas, foi palco do último Summit que reuniu os chefes das nações, pérolas e... lagostas! A cidade de Ise, antes era Ujiyamada, e mesmo com a mudança de nome para Ise, em 1954, alguns lugares mantém o nome antigo (como a estação Ujiyamada e a primeira escola colegial). Um dos motivos da mudança de nome da cidade, era para que não confundissem com a cidade de Uji (Kyoto) e Yamada (agora Kama, Fukuoka). A cidade é conhecida por possuir um dos três famosos tesouros sagrados. No templo de Ise (conhecido por ser um dos maiores do país, o "templo dos templos"), está o Espelho Sagrado ("Yata no Kagami"). Além da cidade fazer parte do Parque Nacional de Ise-Shima, onde fica o Monte Asama. O ideograma de Ise com o de camarão, acaba virando lagosta, por isso que no site da tour, o tecladista Shingo "Hina" Murakami aparece ilustrado como uma. (embora a comida típica seria Ise udon e Akafuku Mochi).


Sun Dome Fukui (Fukui-ken Echizen-shi): A cidade de Echizen é conhecida pelos brasileiros devido à fábrica de componentes eletrônicos (Murata Seisakusho). Mas até 2005, a cidade chamava Takefu mas quando a cidade de Imadate foi incorporada, mudou de nome. Mas ainda tem a estação com o nome antigo. Além da província ser conhecida por possuir sítios arqueológicos e um dos maiores museus sobre a pré-História (especialmente dinossauros, visitem o Museu dos Dinossauros da Província de Fukui), a cidade de Echizen ter cerca de 300 templos, o museu de artefatos de papel (Washi no Sato), ter sido o lar por um ano da escritora Shikibu Murasaki (autora de "O Conto de Genji"), e onde a artista Chihiro Iwasaki nasceu, e uma das iguarias da região seria o caranguejo de Echizen, representado pelo guitarrista e vocalista Subaru Shibutani.
Se bem que na verdade, a iguaria mais popular da cidade seria o Echizen oroshisoba (macarrão feito de trigo sarraceno, com nabo ralado).


M-Wave (ou Nagano-shi Olympic Kinen / Memorial Arena, Nagano-shi): A cidade de Nagano é conhecida por ter sido sede das Olimpíadas de Inverno em 1998. A arena foi utilizada para as provas de patinação devido ao seu formato. A imagem que o baixista Ryuhei Maruyama representa é a ponte suspensa Kappabashi, que fica na cidade de Matsumoto, que acabou virou símbolo de Kamikochi. A ponte ficou conhecida devido a sua construção, feita de madeira, e fazer parte da paisagem da região, onde tem as colinas de Hotaka. Outro detalhe que tornou a ponte famosa, foi o conto "Kappa", de Ryonosuke Akutagawa, que narrava a viagem para Kamikochi. Kappa é uma figura do folclore japonês, que vive em rios (praticando travessuras, na maioria das vezes) e gosta de pepinos - legume oferecido para a criatura, para que ela proteja a pessoa que fez a oferenda.


Morioka-shi Sogo Arena (Morioka General Arena, Iwate-ken Morioka-shi): O local é o lar do time de basquete da província, que tinha passado por reformas em 2016 e reinaugurado em 2018. Iwate é conhecido pelo wanko soba, iguaria representado pelo baterista Tadayoshi "Tacchon" Ohkura. A forma de comer wanko soba é em pequenas porções e repetindo até estar satisfeito. Wanko no dialeto de Iwate é pequena tigela (porque em alguns lugares, wanko é forma carinhosa de dizer cachorro). Existem muitas histórias da origem do wanko soba, mas duas são as mais aceitáveis - a de um festival onde a iguaria não ia ser suficiente para os convidados, então serviram em pequenas tigelas para que o soba fosse servido para todas as pessoas. A outra, seria que o lorde Toshinao Nanbu tinha parado em um estabelecimento em Hanamaki e, o proprietário estava receio de que o lorde não fosse gostar de um soba rústico e quase sem sabor, mas Nanbu repetiu várias vezes até se dar por satisfeito. Desde 1957, o Centro Cultural de Hanamaki realiza o campeonato nacional de wanko soba, ou seja, o quanto de tigelas de soba  consegue comer.


Kagoshima Arena (Kagoshima-shi): Talvez seja um dos lugares onde tem a menor capacidade de público em se tratando em shows e concertos - 5700 pessoas (e dependendo da posição do palco). o Kagoshima Arena foi um dos lugares utilizados durante o Mundial de Voleibol em 1998. A província de Kagoshima, situada na região de Kyushu (sul do Japão), atualmente está sendo cenário do taiga dorama de 2018, "Sengodon", que é a história do samurai Takamori Saigou, que nasceu e faleceu em Kagoshima (antes era Domínio Satsuma). O símbolo representado pelo guitarrista Shota Yasuda, é a árvore símbolo da província, a canforeira (usada para fins medicinais). A maior delas tem 1500 anos e resistiu a muitas tempestades e bombardeios. E tornou-se um dos pontos turísticos da cidade.

Miyagi-ken Sougou Undo Koen Sougou Taiikukan (mais conhecido atualmente como Sekisui Heim Super Arena -  Riku, Miyagi): A província de Miyagi é famosa devido ao samurai Masamune Date (símbolo da província), e recentemente promovendo o turismo mostrando que a região afetada pelo terremoto de 11 de março de 2011 está renascendo e renovando, mantendo as características originais mas com um ar moderno. Sua capital, Sendai, é conhecida por realizar um dos festivais mais famosos do Japão, o Tanabata Matsuri (realizado no dia 7 de julho; outra cidade que costuma fazer também Tanabata Matsuri bem conhecido, é Hiratsuka, província de Kanagawa). Uma das iguarias mais conhecidas de Miyagi, além do gyutan (língua de boi), é o zunda - pasta feita de edamame (um tipo de feijão verde, que muitos costumam comer cozido e gelado, como aperitivo), mas ainda bem verde. O processo de fazer a pasta é moer os grãos numa tigela (como se fosse moer gergelim para fazer molho). E' mais comum usar o zunda para confecção de doces, especialmente o zunda mochi (representado na imagem pelo percussionista You Yokoyama).


Ecopa Arena Shizuoka (ou Ogasayama Sougou Undokoen Arena. Fukuroi, Shizuoka). O Shizuoka Stadium ECOPA foi utilizado em 2002 como um dos lugares dos jogos da Copa do Mundo Japão - Coréia (foram disputados três jogos, inclusive o do Brasil). Diante do estádio, situa-se o Ecopa Arena, onde muitos artistas costumam fazer concertos, shows de patinação no gelo e alguns jogos. A província é conhecida por seu cultivo de chá verde, mas uma das iguarias mais consumidas é o unagi (um tipo de enguia, representado pelo guitarrista pedreiro Ryo Nishikido), utilizado na culinária grelhado com molho agridoce, e consumido muito no verão, para combater a indisposição, por possuir propriedades que dão energia para o organismo. Unagidon e shirayaki são os pratos mais comuns no verão. Um dos omiyage mais populares em Shizuoka, é o unagi pie, um biscoito de massa folhada coberto de açucar, mas contendo extrato da enguia, e é fabricado pela empresa Shunkado há mais de 50 anos.

O que eu quero dizer é que, quando seu artista preferido resolve fazer concertos em lugares inusitados, tente unir o útil ao agradável - além de curtir o show, aproveita para conhecer o lugar, porque mesmo fazendo nos Cinco Domes, já vi gente que nem aproveitou pra conhecer a cidade.

De todos da JE, acho que a banda/grupo Kanjani Eito é quem conseguiu fazer shows nas QUARENTA E SETE PROVINCIAS, isso aconteceu em 2007, na "47 - Kanjani Eito E! Honma!? Bikkuri!! TOUR 2007", onde fizeram 113 apresentações em todas as províncias do Japão, mas a maioria em lugares bem menores - os maiores eram Yokohama Arena, Osaka-jo Hall e Marine Messe. O documentário desta turnê está na edição limitada.

Imagens: matome-naver, google, twitter.

Fontes: wikipedia Japan, sites oficiais dos locais dos eventos e turismo.

Comments