[Mangá Time] Doukyonin wa Hiza, tokidoki Atama no ue



Sinopse: Subaru Mikazuki é um escritor de histórias de mistério bem-sucedido, mas ele tem um problema - detesta contato com humanos e seus melhores amigos são os livros. Um dia, quando foi ao cemitério, encontra uma gata e acaba adotando-a. A partir desse inusitado encontro, Subaru encontra inspiração para escrever uma nova história baseado em Haru, a gata.


Confesso: boa parte dos mangas que eu leio/adquiro, foi indicação de gente conhecida (alguns, foram porque eu já lia da mesma autora, e outros foram porque eu lia a revista pra uma história e acabei descobrindo outras), e muitas vezes funciona. Outros, foi quando assisti filme/dorama/anime e logo fui procurar a obra original que gerou a versão live action.


"Doukyonin wa Hiza, tokidoki Atama no Ue" (tradução literal de "O morador que está no meu colo, às vezes na minha cabeça", mas no inglês ficou "My Roommate is a Cat"), foi indicação da amiga (e Arashian) Cristiane. Entre conversas de fandom, estudo, trabalho e gatos, ela me recomendou a ler esse manga, que já está no QUINTO volume e por enquanto eu li o primeiro.

Já no primeiro volume, eu fiquei com gosto de "quero mais", porque a história é bem fofa, cativante, com toques de humor e um pouco de partir o coração, mas dá pra ler sem ficar estressado (sim, conheci gente que ficava estressado em ler manga por causa do enredo, visual e muito que dava voltas e não terminava nunca, mas essas coisas acontecem).

A história, escrita por Minatsuki e ilustrada por Asu Futatsuya, começou a ser publicada a partir de 16 de outubro de 2014, pela webcomic Polaris (uma subdivisão da Flex Comics, especializada em webcomics), e depois de um ano, reunidos em um volume (hoje, são cinco). Um dos motivos do repentino sucesso, é o enredo - como um gato pode fazer mudar a vida de um escritor que detesta contato com gente, tanto do ponto de vista do dono como do gato, ops, neste caso, gata. Tanto que, em 2017, numa enquete feita para 1094 funcionários de livrarias em todo o Japão ("Zenkoku Shoten-in ga eranda osusume Comic 2017", ou "Mangás recomendados pelas livraria em todo o país em 2017"), "Doukyonin...", ficou em terceiro lugar (na mesma lista, estavam "Wotakoi" e "Hataraku Saibou").


O lado bom desse manga é que tem poucos personagens (mais fácil pra lembrar depois). E histórias bem curtas (quem acessar o webcomic, vai perceber), mas sem dificuldade para ler.

Recentemente, o manga acabou tornando-se anime, transmitido nas madrugadas de quarta (ou quinta-feira, dependendo da emissora) pelo canal AT-X, especializado em animes, mas se consultar o site oficial, outras plataformas de streaming como, por exemplo, o Docomo Anime Store, U-NEXT e Abema TV também estão disponibilizando para assistir.

Personagens Principais:


Subaru Mikazuki: O protagonista da história. Tem 23 anos e escritor bem-sucedido de histórias de mistério sob o pseudônimo de "Mikatsuki" (no kanji, 三日月. significa "lua crescente" e o sobrenome de Subaru, no kanji, significaria algo como "entardecer"). Publica suas histórias em uma revista especializada no assunto, "Estrela Polar". Só que Subaru tem um problema desde criança: detesta interagir com as pessoas e prefere mil vezes os livros. Perdeu os pais muito cedo e desde então, vive sozinho. Sua vida começa a mudar quando adota Haru, uma gata que apareceu repentinamente em uma de suas visitas ao túmulo de seus pais.

Haru: Gata SRD de pelagem preta e branca, cujo rosto a pelagem branca faz um desenho de uma montanha (no Japão, esse tipo de pelagem em gatos é chamado de hachiware, cujo formato lembra o kanji de oito ou 八 no rosto). Ganhou esse nome quando Subaru viu o título de um livro antigo que tinha (era um dos kanji que formava a palavra sol). Antes de ser adotada, Haru teve uma vida difícil, tendo que lutar para sobreviver e seus irmãos, que acabaram perecendo. Embora ela e Subaru muitas vezes se desentendem, pelo fato dela não entender os humanos e ele nunca ter tido um animal de estimação, acabam chegando a um ponto em comum.

Personagens Secundários:

Atsushi Kawase: Editor da revista que Subaru colabora com suas histórias. Tenta convencer Subaru a interagir mais com pessoas, marcando reuniões em lugares com muita gente, por exemplo. Gosta muito de gatos (mas não pode ter porque sua esposa não gosta), e quando descobre que Subaru tem um, vai quase sempre na casa dele para brincar com Haru, que o detesta.

Hiroto Yasaka: Amigo e quase vizinho de Subaru (mora a três casas de distância). Conheceu Subaru "por acidente" quando crianças e é um dos poucos amigos que possui. Depois que os pais de Subaru faleceram, Hiroto sempre se preocupa com ele (ao ponto de ter a liberdade de entrar na casa sem ser convidado). Trabalha em uma multinacional e tem quatro irmãos.

Nana Ookami: Funcionária da pet shop que fica perto da casa de Subaru. E' ela quem instrui Subaru a como cuidar de gatos. Nana adotou dois gatos - Hachi (que depois viria a descobrir que é o irmão de Haru) e Roku (gato de rua que Nana antes de Hachi). Descobre que Subaru é o escritor Mikazuki quando vai numa sessão de autógrafos.

Yugo Ookami: Irmão mais novo de Nana, estuda no segundo ano colegial e é fã das histórias de Subaru.

Nagisa Yasaka: Irmã de Hiroto. Tem 17 anos (e aparenta estar apaixonada por Subaru?).

Hayato e Narumi Yasaka: Irmãos gêmeos de Hiroto. Narumi é colega de escola de Haru Akimoto.

Misora Yasaka: Irmã caçula de Hiroto, tem 3 anos.

Haru Akimoto: Colega de Narumi. Filha única de uma família que possui um restaurante de comida chinesa. Ela e sua mãe alimentavam os gatos de rua, inclusive Haru. A gata achava no começo que "Haru" era sinal de comida chegando.

Sonoko Tanabe: Vizinha de Subaru e dona de Tarou, o cachorro.

Tora-neesan: Gata de rua que cuidou de Haru no passado.

Ainda não deu tempo para acompanhar o anime (não é transmitido na região onde moro, então eu tenho que esperar sair no aplicativo da Docomo, que sai dois dias depois), mas o manga estou para adquirir os demais volumes, sendo que o quinto volume saiu no dia 25 de dezembro de 2018 (pelo visto, o manga sai anualmente), mas dá pra acompanhar no site oficial da Polaris (fica por tempo determinado). Mas é uma história interessante, ainda mais que você lê o ponto de vista dos dois personagens, o que torna a trama legal.

Imagens: Polaris, mangapark, AT-X.

Fontes: natalie comic, site oficial Polaris

Sites oficiais - mangá: https://comic-polaris.jp/doukyo/ e anime: https://hizaue.com/

Comments