A Autora

Foto atualizada dia 29 de maio de 2011...
(Atualizando esse perfil porque ficou tão defasado, que a foto é de 10 anos atrás, conforme consta na legenda dela, mas não vou mudar, porque não mudei tanto assim e é uma das poucas fotos que estou lindamente linda).

Muito prazer, hajimemashite, nice to meet you!

Meu nome: Eliane Kiyomi Iwasaki (é, pelo menos é que consta na minha certidão de nascimento, carteira de motorista, registro geral, carteira de estrangeiro, passaporte...), mas muita gente me conhece como Kiyomi, Iwasaki, Iwa-chan, Miss Piggy, Kiki-chan, Nane (é, esse vem da minha infância)... Isso quando algum(a) aloprado(a) erra o meu nome...

Tenho sangue 100% nipônico, sendo que 25% vem de Kagawa, 25% Hokkaido e 50% Kumamoto. Nasci no interior de São Paulo, numa cidade "de primeira" (pois se engatar a segunda, está saindo da cidade), onde semáforo é sinal, grampo de cabelo é ramona, tiara pra prender cabelo é arquinho. Com direito a puxadas de erre possíveis. Mas entre um sushi e outro adoro churrasco, pizza (de frango com catupiry, please!) e feijoada.

Sou viciada em sorvete mesmo no inverno e apoia a vinda do biscoito Passatempo.

Formei em Magistério, sou técnica em Administração de Empresas, graduei-me em Processamento de Dados pela Unesp-Bauru. Consegui ter a proeza de ter lecionado, trabalhado como analista de sistemas e escrever artigos em um jornal local ao mesmo tempo.

Vim parar no arquipélago nipônico em 1998 pela curiosidade de conhecer a terra dos antepassados, com plano de ficar dois anos, mas esse tempo estendeu-se por seis vezes mais. Nota mental: nunca planeje tempo, nunca dá certo [pelo menos pra mim...].

Morei em Hikami (Hyogo), Minamiashigara (Kanagawa), Yokohama (quase nove anos), Kisarazu (Chiba, sim, aquela cidade do j-drama Kisarazu Cats Eye) e agora batendo quase seis anos em Inazawa (Aichi, mais duas cidades, estou em Nagoya).

Tenho um kinguio de 1,78 metro que se atende pelo nome de Roberto. Ele me atura há vinte e um anos.

Para os mais puristas, meu gosto musical é de caráter duvidoso, mas who cares? De rock dos anos 60, passando por alguns dos anos 70 a 90, até j-pop de uma lista enorme de artistas, incluindo idol groups *mais conhecidos como grupos dos Johnny's and Associates* e música instrumental estilo chillhop pra relaxar enquanto estuda.

Tenho mais paciência em assistir dorama japonês do que novela brasileira. Gosto é gosto, minha gente.

Adoro quadrinhos, manga e 4-koma aka tiras curtas de jornais.

Vivo constantemente estudando a língua japonesa porque não sou fluente e não quero mais passar vergonha quando preciso falar alguma coisa, mas só errando pra aprender.

Sobre este Empório, tem um pouco de tudo - coisas do cotidiano, resenha de j-dramas, música, comida e curiosidades.