Alergia, alergia

Início de primavera, todo ano, ao menos aqui, sempre é a mesma coisa - as farmácias e lojas vendendo tudo o que é produto para kafunshoo - ou alergia ao pólen do cedro. E dá-lhe propagandas de produtos que diminuem a quantidade de pólen que se gruda em sua roupa, sprays para "matar" os pólens na casa (especialmente quem tem crianças e pessoas alérgicas), colírios, lava-olhos, remédios e... máscaras! Sim, aqui, se não é resfriado, é alergia, e todo mundo usa máscara, especialmente aquelas descartáveis. Sabem aquelas máscaras que os médicos usam? Pois é, aqui é normal para qualquer pessoa fora da área médica. Mas o turista mal-informado pode achar que todo mundo virou bandido ou fora-da-lei e não quer ser descoberto e nunca mais voltar. Se bem que, com essa alergia, não tiro a razão.
Tudo começou muitas décadas atrás quando o governo daqui resolveu reflorestar o interior do país. Bela iniciativa, se eles não tivessem a infeliz idéia de se plantarem cedro. O pólen dessa árvore tem um poder devastador de derrubar qualquer um a base de espirros e olhos coçando pior que se entrasse um cisco. E dá-lhe inalações, colírios e sair de casa de máscara (não, ninguém está imitando o infeliz do Wacko Jacko). E lencinhos de papel. Pior que não pode ser qualquer papel, não. Aqueles lotion tissues são muito bons, mas o precinho... Melhor isso do que ter o nariz literalmente assado. Quem fica com resfriado mais coriza, sabe do que eu falo.
Todo início de primavera, meados de fevereiro, março... já podem preparar o bolso e ir nas farmácias mais próximas e comprar seu arsenal de sprays anti-kafunshoo, colírios, lava-olhos (um líquido que você coloca em um copinho e coloca no olho pra lavá-lo. Quem não souber fazê-lo direito, corre sério risco de tomar um banho ) e máscaras. E máscara, pode comprar de pacote com 15 a 20 unidades, pois como ela é descartável, já sabe, né?
Sem falar nos remédios, comprimidos e vitaminas para amenizar kafunshoo, pois ela não tem cura 100% mas ao menos os efeitos são menos devastadores.
Hoje está um dia lindo, sol brilhando. Sinal que hoje o kafunshoo virá com tudo e terei que ir ao médico que não é especializado neste assunto...

Comments