[5X15] Arashi 15 Anos ~ Quinze Músicas e Suas Curiosidades

Da revista "Josei Seven", cr: Twitter

Dia 15 de setembro (ou 16, como diria o Sho Sakurai ~ "por que todo ano a gente acaba tendo dúvida do dia exato do nosso debut?"), o quinteto mais popular do Japão (e quem sabe do mundo) completou mais um ano de existência, trazendo alegrias e deixando a vida mais colorida (pausa pra jogar confete e purpurina).

Ok, eu sei que eu deveria ter feito esse post antes do dia 15, mas como a vida não anda fácil pra ninguém, ao invés de eu fazer um post contando a história de como o quinteto Arashi surgiu, resolvi fazer uma lista de músicas - muito embora escolher QUINZE músicas entre muitas que eles já gravaram (incluindo nunca lançadas em álbuns) é tarefa ingrata: é como pedissem para que eu poste as quinze músicas que gosto dos Beatles ou do Masaharu Fukuyama.


1. "Jidai" (時代, 2001): Lançado no dia 1 de agosto de 2001, foi o último single a ser lançado pela gravadora Pony Canyon (que pertence ao grupo da Fuji Television).

- Foi usado como música tema da terceira temporada do dorama "Kindaichi Shonen no Jikenbo" (NTV, 14 de julho de 2001 a 15 de setembro de 2001), protagonizado por Jun Matsumoto.

- Quem faz as partes solo do rap são Satoshi Ohno e Sho Sakurai.

- "Koi wa Burekki" (恋はブレッキ-), coupling song do single, foi usada como música-tema do programa de variedades "USO!?! JAPAN" (TBS, 14 de abril de 2001 a 13 de setembro de 2003), apresentado por Taichi Kokubun (TOKIO), Hideaki Takizawa, Tsubasa Imai, Arashi e demais membros do Johnny's Junior da época (como Tomohisa Yamashita, Toma Ikuta, Shingo Murakami, Ryo Nishikido, entre outros).

- O single ficou em primeiro lugar logo na semana do lançamento (via Oricon).

2. "A Day In Our Life" (2002): Lançado no dia 6 de fevereiro de 2002, foi o primeiro single a ser lançado pela gravadora J-Storm.

- Foi música de encerramento do dorama "Kisarazu Cat's Eye" (TBS, 18 de janeiro de 2002 a 15 de março de 2002), co-estrelado por Sho Sakurai (é que o protagonista era o Junichi Okada).

- Foi o primeiro single a não trazer foto dos cinco membros na capa.

- Só teve apenas uma edição, sem coupling song e ainda trazia um hidden track, que era um bate papo entre os cinco com duração de três minutos.

3. "Nice na Kokoroiki" (ナイスな心意気, 2002): Lançado no dia 17 de abril de 2002, também pode ser encontrado no segundo álbum do quinteto, "Here We Go".

- Foi música de encerramento do anime "Kochira Katsushika-ku Kameari Koen-Mae Hashutsujo" (aka "Kochikame"), nos episódios 248~274, 282~293 e 335~353.

- Foi o segundo single a não trazer foto dos cinco membros na capa (na versão regular) e o nome do grupo estava escrito em katakana (アラシ) ao invés do kanji.

- Assim como o single anterior - "A Day In Our Life" - sem coupling song mas tinha um hidden track.


4. "Hadashi no Mirai"/"Kotoba yori Taisetsu na Mono" (ハダシの末来/言葉より大切なもの, 2003): Lançado no dia 3 de setembro de 2003, é o segundo single a ter duas músicas como "lado A".

- "Hadashi no Mirai" foi usada na campanha da Coca-Cola em 2003. A capa da edição limitada já traz evidências do produto. E em algumas passagens da música, o slogan da campanha "No Reason" é mencionada. O promotion video traz o quinteto vestido com as cores vermelha e branca.

- "Kotoba yori Taisetsu na Mono" foi tema de encerramento do dorama "Stand Up!!" (TBS, 4 de julho de 2003 a 12 de setembro de 2003), protagonizado por Kazunari Ninomiya, Tomohisa Yamashita, Shun Oguri e Hiroki Narimiya. Foi também a primeira música em que as passagens de rap foi escrita por Sho Sakurai (que passou a assinar todos os raps das músicas do Arashi).

- Foi o segundo single consecutivo a não atingir o primeiro lugar logo na semana do lançamento.


5. "Hitomi no Naka no Galaxy"/"Hero" (瞳の中のGalaxy/"Hero", 2004): Lançado no dia 18 de junho de 2004, foi o terceiro single a ter duas músicas como "lado A".

- "Hitomi no Naka no Galaxy", foi usada como tema do dorama "Minami-kun no Koibito" (TV Asahi, 8 de julho de 2004 a 16 de setembro de 2004), protagonizado por Kazunari Ninomiya e Kyoko Fukada.

- A música foi composta por Fumiya Fujii. Para quem não sabe, Fujii foi membro do octeto The Checkers que fez enorme sucesso nos anos 80~90, e é conhecido até hoje pela música "True Love".

- "HERO" foi usada como música de fundo na programação da Nippon Television na época das Olimpíadas de Atenas (2004). Também foi usada durante o programa "24 Hour Television" no mesmo ano - Arashi foi main personality do evento.

- O single saiu em três versões: o primeiro, com o DVD do promotion video de "Hitomi no Naka no Galaxy"; o segundo com o DVD do promotion video de "HERO" e o terceiro com a coupling song "Hey Hey Lovin' You" e as três faixas com karaoke.

(Nota pessoal: Até hoje eu lembro da Tathiana Takahashi, do blog Tathy no Me porque ela ama essa música.)

6. "Aozora Pedal" (アオゾラペダル, 2006): Lançado no dia 2 de agosto de 2006, o single teve três versões (com DVD, com making of e o regular).

- "Aozora Pedal" foi composta por Shikao Suga, que ficou conhecido pela música "Yozora no Mukou" (interpretada pelo SMAP, que teve mais de um milhão de cópias vendidas em 1998).

- A música foi tema de encerramento do filme "Hachimitsu to Clover", protagonizado por Sho Sakurai. (Nota: um dos personagens do filme, baseado no mangá do mesmo nome de Chika Umino, foi explicitamente inspirado no compositor Shikao Suga)

- O promotion video teve uma pequena ajuda de Kazunari Ninomiya.

- O local onde foi filmado o promotion video existiu. Era uma cafeteira chamada Zaim Cafe, ficava em Yokohama (próximo ao Yamashita Park), mas fechou as portas em 2009.

7. "Believe"/"Kumorinochi, Kaisei" ("Believe"/曇りのち、快晴, 2009): Lançado no dia 4 de março de 2009, é o quarto single que traz dois "lados A".

- "Believe" foi usado como tema da versão live action do anime "Yatterman", protagonizado por Sho Sakurai.



- A música tem dois promotion videos -  o que saiu na primeira versão limitada do single e o que está no DVD "5X10 All the Best! Clips 1999-2009". A segunda versão do promotion video de "Believe" é uma animação feita pelos estúdios Tatsunoko (o mesmo estúdio que criou Yatterman), com os cinco membros caracterizados pelos personagens da série "Time Bokan".

- "Kumorinochi, Kaisei", é solo do Satoshi Ohno, mas no single está como Kenta Yano, seu personagem no dorama "Uta no Oniisan".

- O single vendeu na primeira semana mais de meio milhão de cópias, o primeiro desde 2006, quando o single  "Real Face", do grupo KAT-TUN vendeu mais de 750 mil cópias. Isso fez com que o single "Believe"/"Kumorinochi, Kaisei" recebesse dupla platina.

8. "La Tormenta 2004" (2004): Faixa que foi inclusa na segunda coletânea do grupo - "5X5 THE BEST SELECTION OF 2002 ← 2004", lançado em 10 de novembro de 2004.

- Existem duas versões anteriores que acabaram sendo usadas na atual - "La Tormenta" e "La Tormenta Chapter II". Só existem registros destas duas músicas no programa "Pop Jam" (NHK) e ao vivo (foi na turnê "Iza, now")

- A letra da música seria a apresentação dos membros com suas "particularidades". Até a turnê "Arashi Around Asia in Tokyo", eles incluiam a música nos shows. Voltaram a usar esta música no show "AraFes 2012", que foi uma das mais pedidas pelos fãs.

- Na versão do CD, a apresentação dos membros era Sho -> Jun -> Aiba -> Nino -> Ohno -> Sho. No show em Taipei e no Around Asia 2007 era Sho -> Jun -> Nino -> Aiba -> Ohno -> Sho.

(Off topic: A coletânea "5X5 THE BEST SELECTION OF 2002 ← 2004" começa a partir dos singles e coupling sides da gravadora J-Storm, apesar que, na versão limitada, vinha o DVD contendo os promotion videos desde o primeiro single)

9. "Fight Song" (2007):  Coupling song do single "Love So Sweet", e saiu somente na edição limitada, no dia 21 de fevereiro de 2007. Posteriormente foi inclusa na coletânea (limitadíssima) UraAraMania (2012).

Na verdade, a música se chamava "Rakuen", composta por Kazunari Ninomiya (inclusive ele chegou a tocá-la em seu programa semanal de rádio, o BayStorm), mas resolveu pedir ajuda aos outros membros do grupo para reescrever a música, por isso que a letra ficou em nome do grupo e a música continuou somente do Nino.

"Fight Song" foi usada na segunda temporada do programa "G no Arashi" (tanto na hilária abertura em que o líder Satoshi Ohno surta e espanca todo mundo, como de encerramento) e ficou conhecida na turnê "TIME ~ Kotoba no Chikara" como a música do "bungee jump" tanto individual (no DVD só tem a do Jun Matsumoto) como em grupo (no Yokohama Arena, que foi como bonus no DVD, é o mais lembrado pelas fãs, pelo fato dos pairings, e especialmente, a cara de pavor de Sho Sakurai, que entra ano e sai ano, ele ainda morre de medo de alturas).

10. "Kono Mama Motto" (このままもっと, 2011): Solo de Sho Sakurai, no álbum "Beautiful World", lançado no dia 6 de julho de 2011.

Desde "Kotoba yori taisetsu na mono", todos os raps contidos nas músicas do Arashi, foram compostos por Sho Sakurai. Nas músicas solo dele a coisa não é diferente.

"Kono mama motto" lembra muito o estilo de "música de fim de verão" (vide TUBE e Southern All Stars), melodia romântica, sax e... claro, nunca pode faltar o rap infalível de Sakurai no meio da música. (Do tipo: rappers também sabem ser românticos, vide o solo "Yume de ii kara", do álbum "One")

Para quem ficou sabendo depois (não lembro se foi na revista Wink Up ou na Oricon Style), quem canta a parte "baby please stay gold / baby I love you", é Masaki Aiba.

11. "We can make it!" (2007). Single lançado no dia 2 de maio de 2007. Usado como música tema do dorama "Bambino!", protagonizado por Jun Matsumoto.

A melodia, composta por Frederik Thomander e Anders Wikstrom, foi utilizada anteriormente na música "Love Is All Around", da cantora sueca Agnes Carlsson. Em "We Can Make It!" foi usada somente a melodia, porque a letra é completamente diferente da sueca e a versão do Arashi tem ainda a passagem de rap.

O promotion video, dirigido por Hideaki Fukui, traz o quinteto interagindo com as linhas com as respectivas image colors, painéis coloridos e cortes de câmera.

"Di-Li-Li", coupling song, foi usada na campanha da empresa House Wellness Food, para a bebida energética C1000 em 2007. O grupo fez vários comerciais para a empresa até 2013.

12. "1992*4##111" (2010): Solo de Kazunari Ninomiya, no álbum "Boku no Miteiru Fuukei", lançado no dia 4 de agosto de 2010.

Boa parte das músicas solo de Ninomiya foram compostas por ele. Algumas, não têm registro em álbum (mas em DVD Live e alguns programas de TV), como "Konseki" (ou "Kako") que ele chegou a cantar no programa "Mago Mago Arashi" ou "Yume" (no show  "How's it Going? SUMMER CONCERT 2003"). Todo fã sabe que o sonho do Nino era ter uma banda, por isso aprendeu a tocar violão, guitarra e piano por conta própria.

Mas vários solos que o Nino executa, são memoráveis, como a fofa "Himitsu" e a balada "Niji". Quando saiu o álbum "Boku no Miteiru Fuukei", muita gente queria saber que raios significava o nome da música do Nino - "1992*4##111". A letra era sobre agradecimento e a melodia bem animada - mas e o título?

Ninomiya explicou depois em seu programa de rádio, no dia 1 de outubro de 2010 que o nome da música significava "Arigato" (uns disseram que seria "tokubetsu"), que pode ser descoberto usando o teclado japonês-numérico da companhia au-KDDI (ficava ありがとう), que na época, o grupo Arashi fazia uma série de comerciais pela empresa. Só que, em celulares de outras operadoras, virava ありがた。う (sim, eu testei pelo meu, que é da DoCoMo e deu isso).

A música, versão instrumental, foi tema de abertura e encerramento do programa de rádio que Ninomiya apresenta todo domingo pela BayFM, o "Bay Storm" de 2010 a 2013, quando mudou para "20825 Nichime no Kyoku".


13. "Modori Ame"/"Namida no Nagareboshi" (もどり雨/涙の流れ星, 2007): Podem ser encontradas no álbum da trilha sonora do filme "Kiiroi Namida", protagonizado pelos cinco (se tiverem sorte, ainda encontra o álbum nas lojas).

Para quem não lembra, o filme "Kiiroi Namida" é a história de cinco rapazes nos anos 60, antes dos Jogos Olímpicos de 1964, em Tóquio, com seus sonhos e ambições.

"Modori Ame", cantada pelos cinco membros, tem um estilo bem j-pop dos anos 60.

"Namida no Nagareboshi", pode ser conferida no DVD Live "Arashi Around Asia at Dome 2007", com Masaki Aiba - vestido como o personagem do filme "Kiiroi no Namida" - interpretando e tocando violão. No filme, Aiba interpretava o personagem Shoichi Inoue, cujo sonho era ter sua música executada em rádios e ser um compositor famoso. No show que pode ser visto no DVD, os demais membros aparecem no final no coro.

Nota pessoal: não sei porque até hoje não colocaram essas duas músicas na coletânea "UraAraMania", porque já que colocaram as raras "Sketch" e "Green", não custava abrir espacinho pra colocar essas duas músicas do filme.

14. "Still" (2007): Coupling song do single "Happiness", lançado no dia 5 de setembro de 2007.

A música foi tema de encerramento do programa "Mago Mago Arashi" (Fuji Television), mas também ficou conhecida por ter sido usada no último episódio do programa "Himitsu no Arashi-chan!!"

Pode ser encontrada na versão limitada da terceira coletânea do grupo - "ALL THE BEST! 1999-2009" (no terceiro CD, que foi seleção das músicas feita pelos cinco) - e no especial "UraAraMania".



15. "5X10" (2009). Música composta especialmente para a coletânea "ALL THE BEST! 1999~2009".

Em comemoração ao 10o. aniversário em 2009, os cinco membros do grupo compuseram "5X10", em agradecimento aos fãs. A música foi cantada pela primeira vez na turnê "5X10 Anniversary Tour", tendo ao fundo imagens do grupo desde a formação.

Um dos versos da música - "Sozinhos, olhamos para o céu/ Você pode ver também? / Se puder cante para o alto / Está tudo bem, faça com toda a sua força" - em uma entrevista, Masaki Aiba disse que foi a época em que ele ficou internado e, quando estava sozinho, costumava olhar para o céu à noite, desejando se recuperar logo e estar junto com seus amigos.

No recente concerto em Hawaii, eles cantaram novamente esta música (mas no primeiro verso, cantada pelo Sho, o mesmo esqueceu de trocar a palavra "10 anos" para "15 anos", mas tudo bem, a gente releva porque o Sho continua o mesmo fofo fail de sempre).



Fontes: JStorm Station, Wikipedia Japan, Live Journal, Google



Comments