Fã Clube

Toda vez que eu tentava ir no show/evento do Masaharu Fukuyama, tinha gente que me perguntava se eu era membro do fã clube dele. E quando eu respondia que ainda não, ninguém acreditava...

MAS COMO???



Vou tentar explicar: quando comecei a gostar deste distinto cantor/compositor/fotógrafo/produtor/ator/um pouco de tudo e mais ainda, foi logo que cheguei aqui no Japão, em 1998, graças a novela "Itabashi Madames", que tinha a música "Peach!!" (sim, aquele single cuja capa era um fio dental laranja berrante). Mas foi a partir da coletânea "Dear", que namorido me torrou a paciência pra encontrar que foi amor a segunda vista. Isso foi antes do megasucesso "Sakurazaka". Só que, pra ir nos shows dele, demorei quase nove anos, por motivos de que eu nem sabia como comprar o ingresso.

Foi quando na época do "WE'RE BROS ~ 17 Nen Mono Tour" de 2007 que eu corri pra saber como comprar o ingresso, ir em shows dele e tudo o mais (graças ao finado orkut na comunidade do Masaharu Fukuyama que tinha vinte ou trinta membros brasileiros que já residiram aqui e foram nos shows anteriores, que me deram as dicas). Até a turnê "Michirube", eu nem ligava em entrar pro fã clube porque eu conseguia comprar o ingresso fácil. Pois é...

Senti o drama quando tentei para a turnê dos 20 anos de carreira, que tentei várias vezes e nunca conseguia, pelos sites oficiais - o e-plus e lawson ticket. Ou eu recebia aquele e-mail fatídico de que não consegui ou já dava mensagem no site que estava tudo esgotado. Mas naquela época, eu estava numa fase muito ruim e nem tive como me cadastrar no fã clube.

Na última turnê - "HUMAN" - eu consegui logo de primeira pro Tokyo Dome, mas fui tentar no Daikanshasai de 2014, consegui foi no live viewing no cinema. Sabe aquela momento em que "toma vergonha na cara e entra logo no fã clube dele se quiser garantir ingresso pro concerto dele no Nissan Stadium em agosto"?

Como de uns bons tempos pra cá dá pra fazer via internet no site oficial, no dia seguinte do live viewing fiz meu cadastro na internet, três dias depois recebi o boleto de pagamento em loja de conveniência (foi a opção que eu escolhi), paguei e fiquei aguardando chegar algum coisa, além dos e-mails de confirmação e de notificações.

Eis que semana passada chegou um envelope (tamanho B5)...


No envelope estava recheado de coisa boa - o panfleto do fã clube, contendo novidades e reports de apresentações e shows, além de um report em quadrinhos ilustrado por Lily Franky (amigo do Masaharu desde faz tempo), os folhetos informativos da turnê de verão que ele fará no Nissan Stadium (Yokohama), no Nagai Stadium (Osaka) e no Inasayama (Nagasaki). Em Inasayama tem até tabela de preço para quem for se hospedar em Nagasaki (com passagem de ida e volta de avião, hotel, comida e transporte).


Pra quem se inscreve no fã clube, recebe um presentinho - parece que cada época muda, mas desta vez recebi um pass case com o pingente da guitarra favorita dele, incluso o cartão de membro. Mas segundo uma amiga minha que mora em Hong Kong e faz parte do fã clube internacional, quem é do exterior não recebe nada, somente o código e senha de acesso para o site oficial e lá pode ler o mesmo conteúdo que tem no panfleto. Mas só o fato dos fãs que moram fora do Japão poderem fazer parte do fã clube, já é um grande passo. (Alô, JE, se quiserem ganhar mais adeptos para seus ídolos, melhorem ao menos para quem se inscreve e também para quem faz parte!)

Ah, mas sai caro entrar no fã clube, tem que pagar todo mês... Aqui, a gente paga anuidade, ou seja, todo ano. A inscrição para a maioria dos fã-clubes sai entre 5000 a 6000 ienes, depende do artista. Mas depois fica mais barato na renovação.

Quais as vantagens que têm em ser membro de fã clube do meu artista favorito? O básico todo mundo sabe (eu acho): quem é membro, tem uma certa facilidade de conseguir ingresso pros shows (mesmo assim, somos sujeitos a sorteio); pode concorrer a fazer parte do auditório do programa de TV que ele comparecer; recebe notificações exclusivas; vídeos especiais feitos para o fã clube; mensagem de aniversário...

Mas eu não sei como fazer para me tornar parte... Eu também não sabia e depois de muito tempo é que fui correr atrás. Dependendo do artista, pode obter informações ou no site oficial dele ou na agência que ele pertence. Caso não entender a linguagem, tem a opção em inglês. No caso da JE, tem que enviar uma carta solicitando informções de como fazer parte do fã clube de algum artista deles, incluindo um envelope resposta. Eles enviam o boleto de pagamento no correio e depois você recebe o cartão e informações de como se cadastrar no site deles. No caso do BROS., fiz tudo pela internet e paguei o boleto que recebi em loja de conveniência. O envelope que recebi depois, contém meu código de membro e a senha.

E no caso de mudança? Basta entrar no site e fazer as devidas alterações.

Caso de dúvidas, melhor antes perguntar para pessoas que fazem parte do fã clube que elas podem te orientar. Daí pode acontecer de começarem a se conhecer e...

Fotos: da própria autora via celular mesmo.

Comments