O Direito de Ser Canhoto

Hoje, dia 13 de agosto, é chamado o "Dia dos Canhotos", as pessoas que têm a habilidade de fazer muitas coisas com a mão esquerda. E dizem que essas pessoas são dotadas de inteligência, criatividade e habilidade.



Eu também queria saber porque dia 13 de agosto.

Mas, antigamente, os canhotos não eram bem-vistos na sociedade e eram tidos como amaldiçoados, perseguidos e forçados a usar a mão direita, senão virava assado na fogueira.

Felizmente os tempos mudaram, mas o que os fabricantes de diversos utensílios devem ter esquecido que hoje em dia raramente os pais e/ou professores não forçam os canhotos a serem destros, porque há uma carência de produtos voltados para quem tem a facilidade de usar a mão esquerda.

Eu vejo isso por causa de alguns conhecidos - tanto no trabalho como nas redes sociais -, que sofrem horrores desde escrever até abrir uma lata de sardinhas. Não estou exagerando, se até pra quem é destro, se atrapalha até pra usar um abridor de latas, imaginem quem é canhoto.

Um dos programas que andei assistindo no aleatório, é o que passa quase toda segunda-feira depois da meia-noite, o "Getsuyou kara Yafukashi", com o Shingo Murakami e Matsuko DeLuxe. Em um dos episódios, com o Kazunari Ninomiya, uma das questões era sobre os problemas que os canhotos possuem (já que o convidado é canhoto).

Embora alguns eu tenho minhas dúvidas (como o do telefone, smartphone, câmera, filmadora e bicicleta), os mais comuns, inclusive Nino mencionou um deles, seriam abridor de latas, tesoura, talheres e até comer com gente ao seu lado... esquerdo! Pode ser que isso nada tem a ver, mas tente fazer com a mão esquerda.


Um dos exemplos, é no programa Itadaki High Jump, episódios onde envolve comida (o episódio "Dekamori Haicaropa"). Pouca gente sabe (claro, quase ninguém acompanha a maioria dos grupos da JE), mas 1/3 do grupo Hey! Say! JUMP é canhoto. Em um dos episódios do "Dekamori Haicaropa", em que foram Daiki Arioka, Yuuri Chinen, Ryosuke Yamada e Hikaru Yaotome, não sei se foi ordem da produção ou eles mesmos escolheram a posição pra sentar, mas na caption acima, ainda que Hikaru ficou no lado esquerdo, então não teria em quem esbarrar o cotovelo na hora de comer. Mas o Chinen, que é canhoto, ficar ao lado do Yamada, que é destro...


Outro exemplo mais conhecido é o Kazunari Ninomiya, do Arashi. Embora ele escreva e toque violão e guitarra como destro, na verdade ele é canhoto. Percebe-se muito principalmente quando vai comer, como no programa "Arashi ni Shiyagare" no quadro "Death Match", onde tem que acertar a questão pra poder comer. E, claro, esse peste quase sempre acerta logo na primeira ou segunda, o que pode gerar alguns transtornos, como ficar esbarrando o cotovelo no vizinho, quando este acerta a questão e ganha o direito de comer.

Mas, claro, existem muitos canhotos que não arredaram pé e recusaram-se a aprender a fazer coisas com a mão direita só "porque a sociedade quer", e brigam com fabricantes de utensílios domésticos para fazerem algo de uso universal e não somente pra um ou pra outro. Talvez alguns itens não seriam possíveis - no momento - serem de uso duplo, tanto pra destros como pra canhotos, como abridor de latas e tesouras. Mas se tiverem um especialmente para canhotos sem custo adicional, já seria um bom avanço.

Quem toca qualquer instrumento de cordas, como guitarras, violões e baixos, por exemplo, antigamente, tinham que inverter as cordas, e até mesmo o formato do instrumento ficava meio estranho, mas era o que eles podiam fazer, já que instrumentos somente para canhotos são difíceis de achar, e teria que ser sob encomenda.


Exemplos clássicos são Paul McCartney (ele escolheu o baixo da marca Hofner pelo seu design assimétrico, que daria para usar de duas formas, e que virou sua trademark até hoje, embora na imagem acima, ele está com uma Gibson Les Paul própria para canhotos), Jimi Hendrix (ele invertia a guitarra e tocava do jeito que estava mesmo) e Edgard Scandurra (em uma de suas entrevistas, Edgard disse que virava a guitarra para tocar como canhoto e não invertia as cordas porque dava muito trabalho, mas dava um efeito sonoro diferente).

Feliz dia dos canhotos para todos os canhotos do mundo, e leiam esta postagem que a Tathy fez no dia (sim, ela também é canhota).

Antes que eu me esqueça - eu sou destra, mas para algumas coisas que faço, eu tenho mais facilidade com a mão esquerda.

Comments