Quando ausentar é preciso

(Algo irrelevante, acredito.)

Via FB da Simplessmente Eli, que era de outra page que esqueci de marcar.

Quem me segue nas redes sociais (Twitter, Instagram, FB), deve ter percebido (ou passado batido, tanto faz) que de uns bons tempos para cá estou interagindo e postando muito menos do que anteriormente. Um dos motivos, obviamente, é meu horário de trabalho, pois desde fevereiro troquei o dia pela noite, mas por tempo limitado. Com isso, aconteceu da noite, turno que sempre estava mais ativa, estar no trabalho do que no computador/smartphone. E quando estou em casa, acabo é botando minhas coisas particulares em ordem (leia-se assistindo alguns doramas da temporada).

Outro motivo é que as redes sociais ficaram insuportáveis para mim. FB, podem esquecer, que só entro por causa de alguns grupos que pertenço (como j-doramas e j-pop), porque interagir lá, qualquer "a" que você abra, o pessoal já detona. Twitter ainda salva um pouco (sempre mencionei que o Twitter foi uma das poucas SNS que colocou o pessoal que mora no Japão a par do que aconteceu no dia 11 de março de 2011), mas mesmo assim está começando a ficar um pé no saco. Instagram, eu posto quando lembro, ou quando eu vejo algo interessante ou relevante.

Muitos vão me dizer que é mais fácil eu dar mute, filtrar e até excluir. Bem, para falar a verdade, fiz essas três funções, mas isso foi no inverno passado. Tenho que fazer logo a limpeza da primavera, pois daqui a um mês entraremos no verão.


Eu sei que a vida nem sempre é linda e maravilhosa, existe espinhos, pedras e muitos obstáculos, e não dá pra tapar o sol com a peneira. Mas toda hora falando de desgraça, coisas ruins, e outros desastres, atraem coisas ruins ainda mais. A vida já não está boa, a gente tenta com muito esforço ter uma luz de esperança e fazer as coisas com mais facilidade, e chega um e traz mensagem pessimista. Assim não dá.

Outra coisa que me faz diminuir meu ritmo de interação/postagem nas SNS, é o desânimo e guerra no fandom. Todo dia que eu entrava nas SNS, era gente desanimada, com raiva, e desmotivada. E isso me deixava muito mais triste, ao ponto de gente nem mencionar sobre um dos programas musicais que a gente fazia questão de maratonar ("The Music Day", que passa todo ano, no primeiro sábado de julho), e eu fiquei sabendo dias depois porque o programa entrou nos trendings no Twitter. Numa dessas e tantas que fiz uma postagem no meu Instagram:

"Várias coisas que eu fazia bons anos atrás, estou resgatando aos poucos: ouvir música, ler mangá, assistir DVDs. Eram hábitos que eu tinha e não sei porque diminuí. De uns tempos para cá, minha frequência até nos SNS diminuiu, mas o motivo é horário de trabalho. Mas também será algo que manterei, toda vez que entro nos SNS para saber algo novo, tenho vontade de chorar. Discussão, desânimo, guerra de fandom, outras discussões, etc. Por essas coisas, minha frequência ficou zero e só entro para outras coisas. No máximo RT de coisas alegres, interessantes e bonitos. Sei que tem a realidade, mas já vivo nela. Are You Happy? I can't answer."
Na verdade, guerra de fandom sempre existiu e não é de hoje. Mas parece que cada dia que passa, piora. Dias desses, durante o trabalho, eu estava pensando sobre a época que eu assistia os programas musicais, frequentava toda semana as lojas de CDs, locadoras e livrarias, e eu era feliz e não sabia. Porque a gente nem tava nem aí com fandom, essas coisas; era varar madrugada de sábado pra domingo assistindo CountDown TV, que era uma salada musical (desde enka, passando por anisongs e inclui o j-pop), com convidados aleatórios "ao vivo"... E tinha a Oricon Style, revista que trazia tudo e mais um pouco de música e entretenimento.

Bem, vinte anos atrás, nem lembro se tinha SNS, mesmo porque fui ter um PC depois de três anos aqui. E meu celular nem internet tinha. Enfim...

Por um lado, os SNS me fizeram conhecer gente muito legal, pude saber mais como se inscrever em FC, ir em shows, conseguir ingressos, etc., mas todo lado bom, tem o lado ruim. E gente maldosa existe em qualquer lugar, infelizmente. E numa dessas que acabei saindo de um grupo (eu estava numa pior fase da minha vida, qualquer coisa já me irritava, e teve gente que não entendeu. Resultado, levei suspensão e num acesso de raiva eu pedi para me excluir daquele lugar).


Recentemente, para não acabar brigando com gente que nada tem a ver (ou tem a ver, mas a gente gosta porque amizade fiel acima de tudo), resolvi apenas dar RT em coisas fúteis e fofas para quebrar o pessimismo que minha timeline tomou conta. Responder uma coisa ou outra, e olhe lá. Mas não a mesma frequência que eu mantinha anos atrás. Para evitar discussões que podem levar ao fim de amizade (e não estou querendo isso!).

Se bem que, na verdade, muita gente nem percebeu a minha baixa frequência nas SNS (especialmente no Twitter, onde eu era mais ativa), nem estou comentando sobre doramas da temporada. Mantenho o Empório ativo porque ainda sei que tem algumas alminhas semiperdidas que passam aqui. E tento, na medida do possível, postar alguma coisa diferente da vida aqui.

Talvez seja a hora de seguir conforme a primeira foto que abre a postagem -  eu relembrar quem eu era.

Comments