Curiosidades (outras nem tanto) da rapaziada da J&A - Parte 3

O que muita gente (que diz gostar da rapaziada da JA aka Johnny's and Associates) nem imagina, é que os rapazes possuem muito talento escondido e dificilmente conseguem uma oportunidade de mostrar. Mas também, quando mostram, muita gente fica pasmada como se fosse algo de outro mundo.

Primeiramente, vamos lembrar que os ídolos são como a gente - possuem dois braços, duas pernas, um par de olhos, de orelhas, um nariz, e uma boca (e um cérebro, também). Só tiveram a sorte (ou azar, tanto faz) de serem escolhidos ou de escolher a vida de showbiz.

Felizmente, aos poucos a agência está liberando vídeos e os novatos possuem canais no YT onde mostram o lado criativo, divertido e curioso, ainda mais nos dias de quarentena, botaram a criatividade para funcionar (no YT, Instagram e Twitter, tem a conta "Smile Up Project", criado em 2019 com a finalidade de angariar fundos para recuperação de áreas afetadas por terremotos e tempestades; atualmente, para conscientizar as pessoas a importância de tentar ficar mais em casa, evitar aglomerações, cuidar da saúde, lavar sempre as mãos e sair de máscara (inclusive eles ensinam a fazer uma usando lenços de tecido, bandanas, hand towels).

Design de figurinos, produção e concert goods

Normalmente tem uma equipe preparada para fazer o figurino e o design dos concert goods da temporada. Mas pode existir algum membro do grupo que bota a criatividade para funcionar e acaba virando marca registrada.

O grupo Kanjani Eito, na turnê "Kanjani Eito Recital - Omae no Heart o Tsukandaru!!", em 2015, os próprios membros produziram todos os concert goods - desde panfleto até camiseta, incluindo... luva de cozinha!!! Na turnê "Genki ga Deru", que fizeram no final de 2015 nos cinco Domes, eles também produziram parte dos goods, como shopping bag e porta-retrato.


Mas a maioria das idéias partem do Shota Yasuda, o guitarrista do grupo. Além de gostar de desenhar, gosta de criar moda. Uma de suas criações ficou famosa nos shows do Kanjani - o traje que Shingo Murakami usa durante a apresentação do "Babun-man", na tour "Puzzle" em 2009.

Embora fizesse algumas ilustrações em uma coluna em uma revista de idols (como Myojo, wink up, duet, Popolo, Potato), Hikaru Yaotome (Hey! Say! JUMP), fez alguns baseados nos membros do próprio grupo,batizando-os de "9pu" (leia-se "kyupu"). No que foi brincadeira, a coisa ficou séria - em um dos concert goods do JUMPing CARnival Countdown que o grupo fez em dezembro de 2015 no Kyocera Dome, as ilustrações foram usadas no cobertor que esgotou muito rápido (foram vendidas somente no Kyocera Dome e no Tokyo Dome, pois no mesmo dia estava tendo o Johnny's Countdown).


Na turnê dos 10 anos do grupo, fizeram em forma de mascotes. E, recentemente, para divulgar o single "Fanfare", que foi tema do dorama protagonizado por Ryosuke Yamada, "Semiotoko", quem comprasse o single, dependendo da loja, ganhava uma cartela de adesivos dos 9pu com fantasia de cigarra (semi em japonês, é cigarra).

Em quesito produção de cenário, escolha das músicas, parte do figurino e concert goods, a tour "Dear", em 2016, foi idéia de Ryosuke Yamada.

No blog que possui na J-Web, Yuichi Nakamaru (KAT-TUN) costuma ilustrar sua page com criações próprias. Inclui alguns 4-koma (tirinhas) em que ele conta alguma situação que teve, obviamente com bom humor. Não somente em seu blog, mas faz ilustrações para o programa dominical da NTV, o "Shuiichi", em seu quadro "Majisuka". Não demorou muito para que usasse algumas ilustrações para os recentes limited concert goods. Na turnê "UNION", que marcou o retorno do grupo depois de quase dois anos recarregando as baterias, foram usadas como embalagens de sais de banho. No arena tour "CAST", foram um trio de pratos. E na tour "IGNITE", foi no amenity goods.


Detalhe dos sais de banho: um de cada cor, referente a image color dos membros, bem como o primeiro ideograma do sobrenome de cada um (na imagem, respectivamente, Ueda, Kamenashi e Nakamaru). Quem assistiu o vídeo (ou foi no show), o grupo faz uma clara paródia com um famoso programa de teleshopping daqui.

Para quem não sabe, Nakamaru fez o design da camiseta do 24 Hour Television de 2006, onde o grupo KAT-TUN foi main personality do programa. E mais ainda - a tour "Queen of Pirates", em 2008, foi produzida pelo próprio grupo.

Recentemente, para o projeto "Johnny's Smile Up! Project" nas redes sociais sobre o tema "Ficar em Casa", Nakamaru criou uma série de historinhas curtas (aqui se chamam 4-koma, o que no Brasil seria tirinhas) com o tema "Tirinhas de Como Ficar em Casa", inclusive com informações do Ministério do Trabalho, Saúde e Bem-Estar.

Do Instagram e Twitter @smileup_project


Mas também têm membros que pensam no figurino que vão usar na turnê. E logo a primeira pessoa que muita gente lembra é do Takahisa Masuda (NEWS) que, além de ter uma coluna na revista "mina"(que é voltado para o público feminino na casa dos 20~30 anos), resolve inovar no figurino das turnês do grupo.


E, como todo bom sempai que preze, Massu resolve dar uma colaboração no figurino de outros grupos, como na tour "Dear" do Hey! Say! JUMP, e na tour dos 10 anos do grupo ABC-Z. Mas, a maior parte da criação do figurino nas tour do NEWS, fica por conta do Massu mesmo.


No concerto dos 10 anos do grupo A.B.C-Z - a tour "A.B.C-Z 2018 Love Battle Tour" - um dos figurinos ficou ao encargo do Massu. (foto: revista Myojo, via ameblo sanzumori)


Em 2016, na tour da divulgação do álbum "DEAR.", do grupo Hey! Say! JUMP, um dos figurinos foi criado por Massu, onde cada membro (com seu respectivo member color) trazia uma letra do alfabeto formando o nome do grupo (fãs chegaram a dizer nas redes sociais que o grupo tinha uma queixa do figurino: era quente demais).

Seja como for, os fãs apoiam a criatividade dos idols, sejam eles nos canais oficiais do YT mostrando o "outro lado da vida de idol" como cozinhando, fazendo pequenas esquetes, coreografando e até parodia do Carpool Karaoke (quem fez isso foi o SixTONES). Ou escrevendo artigos em revistas, essas coisas, porque eles querem mostrar pra todo mundo no geral que eles sabem fazer muito mais além de fazer carinha bonita em fotos.

Fontes: google (pesquisar sobre Johnny's nas palavras-chave: concert, concert goods, fashion, ishou)

Imagens: Twitter, ameblog, matome-naver, Johnny's Smile Up! Project.

Comments