[Cine-Pipoca Review] Restart wa Tadaima no Ato De (2020)


Sinopse:
Ao retornar a sua cidade natal depois de ter saído dela dez anos atrás para tentar a sorte em Tóquio, Mitsuomi Kozuka (Yuki Furukawa) encontra o filho adotivo do agricultor Kumai, Yamato (Ryo Ryusei). Enquanto tenta recuperar a confiança de seus pais, Mitsuomi ajuda Yamato e Kumai na colheita e venda, e aos poucos a amizade entre os dois jovens vai se desenvolvendo.

Ficha técnica: Direção de Ryuta Inoue. Roteiro adaptado: Kumiko Sato. Baseado no mangá original "Restart wa Tadaima no Ato De", de Cocomi (Canna Comics). Elenco: Yuki Furukawa (Mitsuomi Kosaka), Ryo Ryusei (Yamato Kumai), Masahiro Komoto (Takatoshi Kozuka), Yukijiro Hotaru (Haruo Kumai), Eri Murakawa (Ryoko Shinano), Gaku Sano (Hiromu Ueda), Hiroko Nakajima (Yoshiko Kozuka), Rina Miura (Kana Mizushima). 

Baseado no mangá do mesmo nome, da mangaka Cocomi, e publicado de 2016 a 2018, quadrimestralmente pela revista Canna (revista voltada a temática "BL"), a história chama a atenção por um romance puro, sem nada explícito, tanto que o relacionamento entre os personagens se desenvolve de forma natural, nada forçado. 


A história se passa numa cidade do interior do Japão (no filme, foi ambientada em Nagano), onde Mitsuomi e Yamato moravam. E inicia com Mitsuomi de volta à cidade natal depois de dez anos tentando a vida em Tóquio e ter sido demitido e como conheceu Yamato, que foi adotado pela família Kumai durante o tempo em que morou fora. Quando passaram a andar juntos, Mitsuomi começou a sentir algo mais em Yamato, além de perceber que era a hora de encarar a realidade com seus pais, já que ele "fugiu" para Tóquio, pois não queria assumir os negócios da família. 

A verdade era que Mitsuomi estava fugindo das responsabilidades e, quando foi demitido do último emprego, resolveu voltar para sua cidade natal para poder pensar melhor em suas atitudes do passado, reconciliar com seu pai e resolver algumas pendências do passado. E eis que conheceu Yamato Kumai.


Yamato se mostra uma pessoa alegre e otimista demais para quem foi abandonado num banco de um parque logo no nascimento e passou por alguns orfanatos até ser adotado pelo velho Kumai. Os dois jovens eram completamente opostos mas ao mesmo tempo estavam tentando fazer as pazes com o passado, viver o presente e encarar o futuro.

Os sentimentos que um sente pelo outro aparecem de forma espontânea, sem pressão nem falta de consentimento. Um amor puro e natural. Inocente e bonito.

Personagens:

- Mitsuomi Kozuka (Yuki Furukawa): Ex-salaryman que tentou a vida em Tóquio por 10 anos e depois de ter sido demitido do seu último emprego, volta para a cidade natal, no interior do Japão para tentar reconciliar com seus pais e assumir os negócios da família, algo que tinha recusado no passado. Geralmente age antes de pensar, chega a ser agressivo com as palavras, mas começa a ser mais racional ao conhecer Yamato.

- Yamato Kumai (Ryo Ryusei): Tem a mesma idade que Mitsuomi (26 anos). Abandonado em um banco de um parque em Tóquio, passou por alguns orfanatos até ser adotado por Haruo Kumai, um agricultor sem filhos, já no ensino médio. Passou a ajudar na colheita e venda dos produtos depois que terminou o colegial. Apesar do passado difícil, Yamato estava sempre sorrindo e sendo otimista.

- Haruo Kumai (Yukijiro Hotaru): Agricultor que adotou Yamato na adolescência. Um mês depois que formalizou a adoção, sua esposa faleceu depois de uma longa enfermidade. Yamato seria o filho que nunca teve, mesmo sendo chamado de "avô" por ele.

- Takatoshi Kozuka (Masahiro Komoto): Pai de Mitsuomi. Tem um estabelecimento que vende produtos para funerais. Ressentido com a decisão de Mitsuomi em não querer assumir os negócios, depois que o filho retornou, teve uma certa resistência em aceitar que ele poderia herdar o estabelecimento.

- Hiromu Ueda (Gaku Sano): Ex-colega de colegial de Yamato. Sua família possui um pequeno comércio na cidade. 

Trivia:


- A realização do filme foi possível graças a crownfunding e colaboração da agência HoriPro, a qual o ator Yuki Furukawa faz parte.

- O cenário escolhido para o filme foram as cidades de Ueda e Chikuma, na província de Nagano. O Hotel Route Inn Kamiyamada Onsen, situado em Chikuma, foi usado para simular um hotel em que Mitsuomi e Yamato ficaram quando foram para Tóquio.

- Algumas diferenças entre o manga e o filme - o sobrenome de Hiromu no mangá era Harada; o pai de Mitsuomi no mangá era dono de uma loja que vendia artigos para funerais, no filme, era reformador de móveis antigos; no mangá, Mitsuomi já se encontrava na casa de seus pais no início da história, mas no filme, ele é recepcionado por Yamato logo ao chegar na estação.

- O ator Yuki Furukawa é conhecido pela sua atuação na série "Itazura Kiss", mas já trabalhou em filmes como "Eien no Zero" e dramas como "5 to 9", "Yae no Sakura" e "Beppin-san".

- O ator Ryo Ryusei era conhecido nos filmes da série "Super Sentai" (2013 a 2015), mas também atuou em filmes como "orange" e "Yowamushi Pedal", e dramas como "unnatural", "Otona Koukou", "Teseus no Fune".

- O ator Masahiro Komoto é irmão mais novo do músico Hiroto Komoto (ex-líder da banda The Blue Hearts). 

- O mangá teve uma sequência, publicada pela mesma revista - "Restart wa Onaka o sukasete", volume único, lançado em agosto de 2020.

- O filme estreiou em rede nacional no dia 4 de setembro de 2020.

Fontes e imagens: site oficial do filme, revista Canna Comics, Secretaria de Turismo da cidade de Chikuma, Prefeitura da cidade de Ueda.

Comments