[J-Drama Review] Higuma (悲熊, 2020)

O cotidiano de um urso pardo órfão que mora em uma cabana no meio da floresta e trabalha num pesqueiro local. Sempre que acontece algum infortúnio, acaba dizendo "que tristeza", mas nem tudo é triste para o pequeno urso.

Ficha técnica: Direção de Shigekatsu Honda. Original do mangá "Higuma", de Q Rais (LINE Digital Frontier). Roteiro adaptado de Mori Hayashi. Elenco: Daiki Shigeoka (Higuma), Yuina Kuroshima (Noriko Kuribayashi), Katsushige Komatsu (Chefe do Pesqueiro), So Takei (Professor Sangue-Quente), Yukiya Kitamura (Mestre Shimadera), Tateto Serizawa (Kumakari Gonzo). 

"Higuma" é um mangá estilo 4-koma, os chamados "tirinhas de jornal" que a gente conhece no Brasil, nos jornais (e nas redes sociais). Ilustrado por QRais (pronuncia-se kyuraisu) e publicado na rede social LINE Manga de 2017 a 2019, as historinhas do cotidiano do pequeno urso pardo foram compiladas em formato mangá em outubro de 2020 pela editora LINE Digital Frontier.


Entre 18 a 24 de  dezembro de 2020, a emissora NHK transmitiu 10 capítulos em forma de live-action com 5 minutos cada, tendo como protagonista Daiki Shigeoka (do grupo Johnny's WEST). São histórias do cotidiano do urso, que vai desde o trabalho em uma empresa pesqueira, tirar uns trocados vendendo salmão na rua, assistir seu programa de TV favorito, ir comer um fast food e até conhece sua salvadora, a jovem universitária Kuribayashi (Yuina Kuroshima). 

Não tem muito como resumir esse mini-dorama, que dá pra assistir de uma vez só, e não tem ordem cronológica dos fatos. Mas são episódios levinhos que aquecem a alma e o coração, como dizem.

Personagens:

- Higuma (Daiki Shigeoka). Filhote de urso-pardo que ficou órfão dos pais e não sabe onde seu irmão mais velho sumiu. Mora numa cabana no meio da floresta e trabalha em um pesqueiro junto com ursos e humanos. Mesmo com o orçamento apertado, leva uma vida confortável. Toda vez que aparece algum infortúnio em sua vida, diz "que tristeza". Mas quando come algo gostoso, suas orelhas mexem de alegria.


- Noriko Kuribayashi (Yuina Kuroshima). Estudante universitária que encontra o urso num fast-food, cujo pedido dele não tinha chegado em três horas de espera. Kuribayashi se torna a amiga mais direta do urso, ajudando-o nas dificuldades. Ela tenta saber o nome do urso, mas acontece alguma coisa que não deixa ele falar.

- Chefe do Pesqueiro (Kazushige Komatsu). Um dos funcionários do pesqueiro onde o urso trabalha. Talvez um dos poucos que sente compaixão por ele (como no episódio do trabalho e do Natal).

- Professor Sangue-Quente (So Takei). Personagem do mini-dorama que o urso costumava assistir na TV. Era o professor que liderava uma turma de alunos de artes marciais com palavras de motivação.

- Mestre Shimadera (Yukiya Kitamura). Revende os salmões no calçadão da cidade onde fica a fábrica. Para aumentar seu orçamento, o urso faz arubaito com ele. Apesar de ser meio grosseiro, Shimadera se mostra amigável com o urso, dando um café enlatado e até uma bandeja de salmão fatiado.

- Kumakari Gonzo (Tateto Serizawa). O lendário caçador de ursos da floresta que tenta abater o urso, mas o mesmo sempre acaba escapando. Seu ponto fraco é medo de trovões.

Trivia e Curiosidades:

- Q-Rais é o pseudônimo do mangaka Yusuke Sakamoto. Seu pseudônimo vem do feitiço do shinigami, no rakugo. Desde 2002 trabalha com animações e 4-koma via web. Seus trabalhos podem ser vistos no seu blog oficial - http://qrais.blog.jp/

- "Higuma" significa "urso pardo", comum em algumas regiões no mundo. No Japão ele é frequentemente visto nos rios gelados de Hokkaido, pescando salmão. O autor fez um trocadilho com os kanjis, que acabou virando "urso triste".

- No episódio 4, quando o urso vai preso por engano, na foto do noticiário em que Kuribayashi assiste no celular, ele segura uma placa "K74-9M", que no japonês lê-se "Kanashi(i) Kuma".

- Injustiças da vida - no episódio 5, o urso recebe imposto para pagar mas não pode ter o direito de ir votar.

- Boa ação indireta - no episódio 9, indiretamente o urso salva um homem de tentar suicídio na floresta.

- Fazer o bem sem olhar a quem. Esse ditado serve no episódio 10, em que o urso presenteia até quem o tentou matar. Entrega um presentinho para Kumakari Gonzo depois de milagrosamente escapar do tiro que recebeu.

- Daiki Shigeoka, que interpreta o urso, é membro do grupo Johnny's WEST. Do grupo, ele é o centro. Ganhou destaque ao atuar no dorama da NHK em 2019 - "Kore wa Keihi de Ochimasen!", como Taiyou Yamada. Protagonizou em "SHARK 2nd Season" e "Setsuyaku Rock".

- Yuina Kuroshima, que interpreta Noriko Kuribayashi, protagonizará o asadora (drama matinal da NHK) "Chimu don don" em 2022, em comemoração aos 50 anos da devolução de Okinawa ao Japão. Kuroshima é nascida em Okinawa.

- O diretor Shigekatsu Honda foi o mesmo quem co-dirigiu o dorama da NHK "Kore wa Keihi de Ochimasen!".

- O mini-drama foi transmitido pela NHK geral nos dias 18, 20, 21 e 24 de dezembro de 2020, nos horários das 22:30 a 22:40 (no dia 18, capítulos 1 e 2), 22:40 a 22:50 (no dia 20, capítulos 3 e 4), e das 23:00 a 23:15 (dias 21 e 24, capítulos 5, 6 e 7, e 8,9 e 10 respectivamente). Mas no reprise, no dia 28 de fevereiro de 2021, somente os capítulos 6 a 10.

Fontes: site oficial do mini drama da NHK, amazon, Asian Team Fansub e site oficial do autor Q Rais. 

Imagens: NHK, amazon e blogger.

Comments