Voltando Para Algumas Rotinas...


Pode soar ridículo, eu sei, mas tinham algumas coisas que eu costumava fazer quase todo dia e, não sei o motivo, eu havia diminuído (pra não dizer que eu tinha parado), mas como eu tenho - e muita - vergonha na cara, resolvi dar um basta na procrastinação (aka preguiça) e voltar às coisas que eu costumava fazer uns bons anos atrás...

Cuidados com a saúde (corpo e mente): Não que eu deixe essa parte de lado, muito pelo contrário, mas na idade que eu estou, tenho mais que me cuidar de forma triplicada. Ou seja, diminuir o consumo de "besteiras" e comer de forma mais saudável e sem ficar pulando horário.

Quando fiquei 45 dias em casa por conta do estado de emergência no ano passado, tinha que me policiar nos horários de acordar, comer e dormir, porque sei que se eu dormir demais e comer fora de hora, eu ia sentir as consequências no futuro. No horário que eu deveria estar no trabalho, eu preenchia com leitura, afazeres domésticos, estudo e alongamento. Internet? Quase nem entrava, para não morrer de desgosto com o bombardeio de notícias. Lia o essencial e acabou. Aí usava cursos on line para aproveitar o tempo de sobra.

E para manter minha mente em ordem, eu assistia j-doramas que eu estava procrastinando havia anos. Eu pago aplicativo da operadora pra assistir j-doramas pra que mesmo?

Em relação ao corpo, eu fazia alongamentos para não deixar os músculos atrofiados. Na real, eu sou muito preguiçosa pra ir numa academia, ou sair pra alguma caminhada no final da tarde, mesmo porque eu voltava pra casa quase oito da noite, e nessa altura do campeonato eu queria era tomar banho e descansar um pouco (porque onde eu trabalho, para ir num lugar para outro, eu cheguei a fazer mais de 10 mil passos em um único dia).

Como passei a comer mais frutas e menos besteiras, e reduzi muito o consumo de café, consegui perder mais de 10kg. Deixe eu me defender: de uns anos para cá, eu estava passando muito mal até para andar até a esquina - perdia o fôlego fácil, sentia dores no corpo, nada estava bem pra mim. Por três anos seguidos, meu exame médico já me advertia sobre minha saúde - do tipo, ou eu perdia peso e mudaria meus hábitos alimentares, ou eu iria me tornar hipertensa e diabética (tenho histórico familiar e sempre me controlava para não me exceder nos açucares e na gordura...)

Skincare: Quando eu trabalhava em Tóquio, eu me cuidava muito mais do meu rosto e pele, chegando a ter uma linha completa de tratamento facial. Mudei de emprego e de cidade, relaxei e muito, ao ponto de só lavar o rosto com sabonete facial e passar protetor solar por causa das manchas que eu tenho no rosto desde criança. Maquiagem, então...

Quando mudei de novo de cidade, naquela época criei um pouco de vergonha na minha cara e fui procurar produtos de tratamento facial pra quem passou da versão 4.0 da vida, ou seja, já teriam que ser produtos para pele madura (no meu caso, minha pele resseca no inverno e fica oleosa no verão), e não bastava apenas tônico e hidratante não...

Por bons anos eu tinha essa rotina de skincare - limpava, lavava, tonificava e hidratava a pele todos os dias. Isso quando não intercalava dias que eu usava creme esfoliante e exercícios para manter a pele com elasticidade.

Daí mudei de novo de cidade e minha rotina de skincare foi aos trancos e barrancos, mas não esquecia do protetor solar no rosto e nos braços. Não bastou apenas mudar de cidade, mas de horário também, o que fez meu relógio biológico ficar mais zoado do que já era. Foi aí que meu peso aumentou de uma forma que agora estou sentindo as dores de estar 15kg acima do seu peso habitual.

Depois de algum tempo e novamente criando vergonha na cara pra me cuidar mais, porque cuidar de si mesmo, levanta sua auto-estima, dizem. Voltei a adquirir a rotina de skincare, porque maquiagem não acerto direito nos produtos, ainda mais agora que uso máscara direto. 

Cabelos: Isso é algo que nunca me descuidei, tanto para lavar, como pra mandar aparar e retocar a cor das madeixas. Desde que me informaram que xampu com sulfeto pode provocar queda de cabelos e com silicone e parabeno enfraquece, passei a procurar produtos livre de sulfeto, parabeno e silicone, e, felizmente, acho com facilidade, mas tenho que testar por um bom tempo para ver se o resultado sai conforme o esperado.

Imagem encontrada aqui

Como eu tenho cabelo volumoso demais, quando o comprimento chegava nos ombros, tinha vontade de chorar quando o tempo ficava úmido - ficava parecendo uma vassoura. Por isso que desde faz muito tempo, aderi ao curto. Não chega a ser pixie cut, mas só de ter a nuca à mostra é o suficiente para facilitar minha vida. Assim como retocar as madeixas. Só que, para manter o corte e a cor, tenho que ir ao salão a cada dois meses...

Filmes e J-doramas: Por um bom tempo eu assistia aos j-doramas e filmes quando os mesmos saíam na locadora, por causa do horário. Teve temporada que nem conseguia acompanhar. Felizmente, encontrei um grupo que ama j-doramas e quando sai os da temporada atual e até mesmo desenterram das antigas, a gente acompanha. Na pandemia, ano passado, filme eu assisti pelo aplicativo da operadora de celular que eu tenho e cinema voltei depois de agosto do ano passado, mas mesmo assim a maioria andei assistindo via locadora, porque nem todo filme/j-dorama está disponível nos prime da vida.

Ouvindo, ao menos melhora meu nível de entendimento em língua japonesa mesmo legendado, porque aprendo palavras novas. E o vocabulário atual também...


Leitura: Para melhorar meu vocabulário, eu costumo ler - revistas e mangás -, mas tive um período que eu comprava a revista, dava uma folheada e encostava para ler depois... de uns meses!!! Por isso que até hoje eu sofro horrores para ler novels (tenho 4 volumes na estante que até hoje estou tentando terminar). Quando leio, tenho que ter o dicionário de kanji ao lado, senão eu não consigo entender o resto da frase.

Um hábito que eu tinha desde os tempos de ginasial, e não tinha perdido mesmo estando aqui, era ler. Mesmo se fosse mangá, eu lia e muito. Só que eu com mangás é caso sério - nem tudo o que é popular e famoso, eu consigo ler. E os mangás em andamento, estão demorando muito para sair volume novo... Mas aproveito e releio para não me perder na trama.

Atualização deste Empório: Entra mês, sai mês e a atualização aqui está uma beleza que dá gosto. SQN!!! Está certo que tem vez que eu tento postar a semana toda, mas tem vez que fico semanas sem dar as caras aqui. Sabe aquela hora que a inspiração vai embora? Pois é...

Tenho algumas postagens no rascunho do caderno de notas que eu faço quando tenho aqueles cliques de "esse assunto vai ser bom pra postar", mas chega na hora de desenvolver, tudo se dissipa, assim não dá. Chego a conclusão que, eu preciso buscar outras fontes de inspiração e mudar um pouco a rotina noturna e aos finais de semana... 


Imagens: da autora, exceto as creditadas.


Comments