[J-Drama Review] "Coffee Ikaga Deshou" (2021)



Sinopse: Hajime Aoyama administra uma cafeteria móvel chamada Tako Coffee. No seu caminhão de café, ele vai de rua em rua. Ao longo do caminho, ele conforta aqueles com corações e mentes feridos. Hajime Aoyama parece despreocupado, mas ele tem um segredo. 

*(Resumo feito pela equipe do Asian Team Fansub)

Ficha Técnica: Direção: Naoko Ogigami, Yoshitaka Mori, Hiroshi Shoji. Original do mangá "Coffee Ikaga Desho", de Misato Konari (Mag Garden/ WEB Comic EDEN). Roteiro adaptado: Naoko Ogigami. Elenco principal: Tomoya Nakamura (Hajime Aoyama), Kaho (Shima Gakine), Hayato Isomura (Sampei Sugi), Ken Mitsuishi (Tako). Música de abertura: "El Fuego" por Kenji Ozawa. Música de encerramento: "CHAIN" por Nulbarich.

Transmitido pela emissora TV Tokyo e suas filiadas do dia 5 de abril a 24 de maio, todas as segundas-feiras, as 23:00hs.

"Gostaria de um pouco de café?", era a pergunta que Aoyama fazia para seus clientes quando iam na sua cafeteria móvel, o Tako Coffee. 


Já tinha feito a resenha do mangá escrito e ilustrado por Misato Konari nesta postagem, mas como na época o dorama ainda estava indo ao ar na temporada da primavera, então não mencionei tanto a versão live-action que, sim, tem algumas diferenças, e mesmo porque nem dava para colocar todos os capítulos do manga em oito episódios. Mesmo porque alguns capítulos no mangá dá pra ler sozinho, porque não tinha ligação no enredo principal.

Não era a primeira vez que um mangá da autora Misato Konari era adaptado para um dorama - na temporada de verão de 2019, foi transmitido pela TBS, a versão de "Nagi no Oitoma". 

"Coffee Ikaga Deshou" foi levado ao ar pela TV Tokyo e suas afiliadas na temporada da primavera de 2021 - do dia 5 de abril a 24 de maio, todas as segundas-feiras, as 11 da noite. Os personagens principais foram interpretados por Tomoya Nakamura (Aoyama), Kaho (Gakine) e Hayato Isomura (Sugi), mas o elenco variava em alguns capítulos. E cada capítulo tinha duas histórias, exceto os capítulos 6 e 7.


Nem tenho como estendermos o enredo, porque a sinopse já diz tudo. Mas conforme a história avança, ficamos com a curiosidade de saber o passado de Aoyama, a relação dele com Sugi, e porque o Tako Coffee leva esse nome.

Os Personagens Principais:


- Hajime Aoyama (Tomoya Nakamura): Proprietário da cafeteria móvel Tako Coffee e além de ele mesmo moer e preparar a bebida para os fregueses, aproveita para ouvir e dar conselhos para aqueles que necessitam de um pouco de amor e compreensão. Mas, por trás de sua simpatia e gentileza, Aoyama esconde um passado completamente diferente do que ele seria atualmente.

- Sampei Sugi, aka "Pei" (Hayato Isomura): Amigo de Aoyama desde a adolescência, quando eles eram jovens sem rumo e viviam na marginalidade. E por mais que tente, ainda detesta café.

- Shima Gakine (Kaho): Funcionária de uma empresa. Ela conhece Aoyama quando sua cafeteria móvel fica próximo do seu trabalho. Por ser muito dedicada no que faz, acabava sendo criticada pelo seu superior, que achava que "cartas escritas à mão eram coisas do passado". Devido aos conselhos de Aoyama, acabou por se dedicar no preparo de um bom café.

*Ela demonstra muita afeição ao Aoyama, mas seria romance unilateral???*

- Tako (Ken Mitsuishi/Oshiro Maeda): Morador de rua que ensina a Aoyama como preparar um café delicioso - aquele que o aroma e o sabor aquecem o coração e a alma das pessoas. No passado, era esposo de Sacchi, mas devido à doença dela e ter que pedir ao sogro para que ela se tratasse, teve que abrir mão da vida que tinha com ela.

Personagens secundários:



Aqueles personagens que aparecem a cada capítulo ou mais na história...

- Baba (Rika Adachi) - Kouhai de Gakine no trabalho, que se torna o centro de atenções dos colegas, mas na verdade teve pais ausentes que nem a notavam.

- Misaki Hayano (Shihori Kanjiya) - Operadora de call center que via as coisas de uma cor só e tudo era monótono para ela, pois tinha medo de fazer algo diferente.


- Miyabi Daimon (Anna Yamada) - Colegial cansada da vida do interior e pega uma carona com Aoyama para conhecer Tóquio, achando que a vida lá era mais colorida e brilhante.

- Rei (Asami Usuda) - Ex-artista plástica que tinha desistido de tudo e acabou se envolvendo com pessoas erradas.

- Masahiko Iida (Shigeyuki Totsugi) - Salaryman que se importava apenas com sua aparência para agradar os outros.


- Akemi (Kenichi Takito) - Dona de um bar noturno, que nasceu homem.

- Endo (Tomomi Maruyama) - Ex-colega de Akemi, que tenta convencê-la em sair do bar para investir em negócios estilo pirâmide.

- Gonza (Wataru Ichinose) - Ex-delinquente que tornou-se dono de um posto de gasolina e constituiu família.

- Sadao Kikugawa (Tooru Nomaguchi) - Motorista de caminhão de coração frio que frequenta o posto de gasolina de Gonza.

- Motae (Yasuko Mitsuura) - Ex-barista profissional que ensina a arte de fazer café. Gakine é uma de suas alunas.

- Hanabishi (Dai Watanabe) - Membro da associação do Dragão Sujo que era chefe de Sampei e Aoyama no passado.

- "Bocchan" ou Grande Mestre (Ryubi Miyase) - Filho do líder da associação do Dragão Sujo que gostava de Aoyama no passado.

- Yubari (Shingo Tsurumi) - Braço direito do segundo líder da associação que se tornou tutor do filho após a morte do líder.

- Gonda (Tamotsu Ishibashi) - Líder da organização rival do Dragão Sujo.

- Sachiko (Yoshie Ichige/Ei Morisako) - Esposa do Tako-san. De saúde frágil, foi deserdada da família por escolher viver com Tako-san. Foi dela a idéia de ter uma cafeteria móvel com o marido.

- Mako (Hina Miyano) - Neta de Sachiko e Tako-san.

Trivia e curiosidades:


- Os episódios 3 e 4 são interligados, assim como os episódios 8 e 9, e os episódios 12 e 13.

- Tirando o episódio 10 ("O Café do Primeiro Amor") que foi feito especialmente para o dorama, os demais foram baseados no manga. Os episódios 5 - "O Café do Homem" -, e 7 - "O Café do Posto de Gasolina" - diferem completamente do manga.

- No manga, o último capítulo - "Gostaria de um pouco de café?" - mostra o que aconteceu com a maioria dos personagens que passaram no café móvel de Aoyama.

 *Atenção pro momento spoiler no mangá - Miyabi se torna artista idol estilo Harajuku-kei com direito a lançamento de CD e promotion video; Rei voltou a ser ilustradora, mas em formato digital; Akemi-chan continuou com seu bar noturno; Baba-chan continuou ainda no mesmo emprego, mas ainda lembrava da Gakine; Misaki passou a viajar pelo mundo como mochileira; Gakine virou barista; Bocchan se tornou líder do grupo Dragão Sujo, com Yubari como seu braço direito, e Pei acabou virando sócio de Aoyama na cafeteria móvel mesmo ainda detestando café.

- Era a segunda vez que Nakamura atuava em um dorama baseado no manga de Misato Konari - a primeira foi em 2019 como Gon Arashiro em "Nagi no Oitoma".

- O teor da história no manga era bem mais "pesado", amenizado no dorama (apesar de ter passado em horário bem tarde da noite). O manga está classificado como "seinen" (adulto).

- O ator Wataru Ichinose foi lutador de artes marciais e tinha uma academia de muai thai no exterior. Ao regressar ao Japão, por indicação do diretor do grupo de uma das academias que frequentou, foi escalado para atuar no filme "CROWS Zero II", dirigido por Takashi Miike. 

- Os irmãos Yu Koyanagi e Shin Koyanagi (que aparecem no episódio 3) são filhos do cantor Bro.TOM do grupo Bubblegum Brothers.

- Shigeyuki Totsugi é membro do grupo de atores TEAM NACS, formado por atores que são da mesma escola de teatro, em Hokkaido. Um dos membros mais conhecidos é o ator Yu Oizumi.

- Oshiro Maeda (que interpretou Tako-san na adolescência) faz dupla de manzai "MaedaMaeda" com seu irmão mais velho Kouki.

- Yasuko Mitsuura (Motae, episódio 8) faz dupla de manzai "Oasis" com Kayoko Okubo. 

- Dai Watanabe (Hanabishi, episódios 8 e 9) é filho do ator Ken Watanabe e irmão da atriz Anne.

- Mieko Kawamura (episódio 10, como a mãe de Hitomi) faz dupla de manzai "Tampopo", com Kumiko Shiratori.

- Kopi Luwak, mencionado na conversa entre Aoyama e Motae no episódio 8, são grãos de café parcialmente digeridos e "processados" de forma natural por um mamífero originário da Indonésia, o civeta. Um quilograma desses grãos em forma natural custa cerca de 1300 dólares.

- "Toramon", personagem de um desenho animado que Bocchan gostava e chamava Aoyama dessa forma, no manga era uma clara paródia do anime "Pokemon". Obviamente, o boneco de pelúcia que carregava era um tigre de cor amarela.

- Ryubi Miyase, que interpretou Bocchan, está atualmente no dorama "Night Doctor" (Fuji TV). Foi membro do grupo M!LK, da agência Stardust (entre 2018 a 2020), e um dos primeiros doramas que atuou foi em "Perfect World", interpretando o jovem Hirotaka Koreeda (na versão adulta foi interpretado por Koji Seto).

- Os grãos de café e o equipamento para o preparo foram fornecidos pela cafeteria Sarutahiko Coffee, que também fez uma colaboração nos goods exclusivos que foram vendidos no site oficial da emissora (TV Tokyo) - era uma sacola que junto vinha um pacote com cinco drip coffee individuais com a embalagem com a logomarca do Tako Coffee.


- Teve uma spin-off do dorama, que dava para assistir no site da Paravi. "Coffee, Mou Ippai Ikaga Deshou" tinha o personagem Sampei Sugi (Hayato Isomura) como protagonista. As histórias eram depois de ter passado o capítulo da semana, onde Pei interagia com os personagens que haviam aparecido.

Imagens: TV Tokyo, amebablog, modelpress, webcomic EDEN.

Fontes: Asian Team Fansub, TV Tokyo, webcomic EDEN.






Comments