[J-Drama Review] "Kasa o Motenai Aritachi wa" (2016)


Sofrendo de um bloqueio criativo, o escritor de histórias de ficção científica, Jun Hashimoto, recebe a tarefa de escrever uma história de amor para uma editora que está procurando investir em contos on-line para atraír novos leitores. O problema é que Hashimoto nunca havia escrito nesse gênero, e perto do prazo final, recebe a visita de um ex-colega dos tempos do ginasial, Keisuke Murata, que gostou dos livros e resolve ajudar Hashimoto com fatos do passado.

Ficha Técnica: Direção de Keita Kono. Original do livro "Kasa o Motenai Aritachi wa", de Shigeaki Kato. Projeto de Kenichi Hatori. Roteiro adaptado por Makoto Ogawa. Elenco: Renn Kiriyama (Jun Hashimoto), Shigeaki Kato (Keisuke Murata), Masanobu Sakata (Tateyama). Rika Suzuki (Amika Nakamura, ep. 1). Mai Watanabe (Yukie, ep. 2). Raita Ryu (Nezushii, ep. 3 e 4), Ryota Kobayashi (Jun aos 15 anos, ep. 3 e 4), Riku Ichikawa (Keisuke aos 15 anos, ep. 3 e 4), Naoki Komatsu (Seiya Kudo, ep. 3 e 4). Nao Minamizawa (Mai Akutsu, ep. 4), Rena Takeda (Mai aos 15 anos, ep. 4), Chise Niitsu (Rina Akutsu). Música de encerramento: "Hikari no Shizuku", por NEWS.

"Kasa o Motenai Aritachi wa" ("Formigas sem guarda-chuva") é uma coletânea de seis contos publicados em várias revistas, escritos por Shigeaki Kato (membro do grupo NEWS) entre 2014 a 2015. O livro foi publicado em outubro de 2015, com uma história inédita.


O dorama foi levado ao ar pela emissora Fuji Television, do dia 9 a 30 de janeiro de 2016, aos sábados, 23:30 a 0:05, em 4 partes de 25 minutos cada, com Renn Kiriyama (Jun Hashimoto) e Shigeaki Kato (Keisuke Murata) nos papéis principais. O elenco secundário variava a cada capítulo (exceto no 3 e 4). Amor e sexo, vida e morte são temas abordados na história.

"Intercept" ("Interceptar") e "Ren'ai Shousetsu (kari)" ("História de Amor - título provisório") foram baseadas nos contos do mesmo nome. A adolescência de Jun e o presente é retratada no conto "Nibemonaku, Yorubemonaku" (tradução aproximada para "Inimizade e Desconfiança"). 

Os Episódios:


1. Reunião e Ilusão (再会と妄想 Saikai to Mousou) -
Jun Hashimoto, famoso escritor de histórias de ficção científica, estava há dois anos sem publicar nada, quando aceita a proposta de seu editor em escrever uma história de amor para um site de contos on-line para o público jovem. O problema era que Hashimoto NUNCA tinha escrito nada no gênero e o prazo estava no fim. Uma noite chuvosa, recebe a visita inesperada de seu ex-colega de ginasial, Keisuke Murata, e diz ser seu fã de seus livros. Hashimoto conta a Murata sobre o problema que está tendo, e Keisuke sugere a Jun escrever sobre um incidente do passado.

- "Intercept" - Takeshi Hayashi (Renn Kiriyama) tenta conquistar a colega de trabalho, Amika Nakamura (Rika Suzuki), considerada a mulher mais linda do trabalho mas também de temperamento difícil. Por descobrirem ter o mesmo hobby, Takeshi e Amika terminam por passar a noite juntos. A história tem as duas versões - a versão de Hayashi e a versão da Amika - que tem um desfecho inesperado.


2. Ilusão e Despedida (妄想と決別 Mousou to Ketsubetsu) -
Quando a história anterior foi recusada pelo editor, Jun ainda continua com o dilema de escrever uma história de amor, sendo que nunca teve experiência em escrever romance e seus relacionamentos eram mais carnais que emocionais. Mesmo assim, Keisuke sugere escrever sobre sua parceira ideal. Mas entre uma garrafa de bebida e outra, e delirando entre a história e seu pensamento, por pouco Jun não vai desta pra melhor, se não fosse Keisuke. Mas, irritado pelo fato de Keisuke sugerir as histórias e as mesmas sendo rejeitadas pelo editor, Jun manda o amigo ir embora.

- "Ren'ai Shousetsu - kari" - Narrado pelo próprio Jun, escritor de livros de ficção científica, ele tem a tarefa de escrever um conto de amor. Ele acaba idealizando sua parceira ideal, Yukie (Mai Watanabe), sua ex-colega de escola.


3. Memória Revivida (蘇った記憶 Yomigaetta Kioku) -
Depois que Keisuke vai embora, Jun acaba por entregar os pontos - diz ao seu editor que vai deixar de escrever porque não consegue ter mais inspiração para nada. Lembra que, antes de partir, Keisuke disse que gostaria de ler ao menos uma história de amor escrita por Jun. Arrependido, o escritor queria entrar em contato com Keisuke, mas esqueceu de pedir o numero de seu telefone. 

Ao pegar seu álbum de formatura, encontra também a revista em que eram publicados diversos contos, incluindo "A Linha da Ilusão", escrita por um ex-colega de escola, Seiya Kudo, que inspirou Jun a investir como escritor. Ao encontrar a foto de Keisuke, na época de colegial, começa a lembrar dos tempos de colegial.

Aos 15 anos de idade, Jun (Ryota Kobayashi) e Keisuke (Riku Ichikawa) costumavam passar no pesqueiro do velho Nezushii (Raita Ryu), porque ambos não se davam bem com os pais, e Nezushii os tratava bem, apesar de ser uma pessoa solitária. Além do velho comprar revistas de contos que os dois jovens gostavam, já que a cidade onde moravam não tinha nada interessante para fazer.

Seiya Kudo (Naoki Komatsu), aluno do terceiro ano na mesma escola de Jun e Keisuke, tinha ganho um prêmio literário e seu conto publicado numa revista conceituada - "A Linha da Ilusão". Jun gostava de inventar histórias e Keisuke o incentivava, para que ele escrevesse contos até melhores que o colega veterano.

Na formatura dos colegas do 3o. ano, incluindo Kudo, Jun e Keisuke resolvem procurar o sempai para saber mais sobre Toquio, lugar onde a história se passa, mas ao verem Kudo com o colega Takahashi, tanto Jun como Keisuke acabam tendo uma série de emoções e sentimentos misturados.

"Gostar de rapazes, me faz uma pessoa estranha?", pergunta Keisuke, em lágrimas, para Jun.

Jun acaba se afastando de Keisuke por não entender os sentimentos de seu melhor amigo. Ao se envolver em uma briga por causa de Keisuke, Jun entende que a briga não foi por raiva, mas por estar triste achando que seu melhor amigo não gostava dele, e sim de Kudo.


4. Gotas de Luz (光のシズク Hikari no Shizuku) -
Jun decide voltar à cidade natal para saber do paradeiro de Keisuke. O pesqueiro de Nezushii estava fechado havia anos. Reencontra sua ex-colega de ginásio, Mai Akutsu (Nao Minamizawa) e sua filha Rina (Chise Niitsu). Mai começa a relembrar o período que ficou com Jun, quando este pegou uma semana de suspensão na escola por causa da briga. Todos os dias, ela repassava a lição para ele, e ensinava as matérias.

Mesmo assim, Jun ainda tinha esperanças em manter a amizade com Keisuke, que estava em outra classe, mas ainda estava confuso em relação aquele dia em que viram Kudo. 

Embora estivesse saindo com Mai, Jun não nutria algum sentimento, apesar dela gostar dele. Sentindo-se mal após ter ido na casa de Mai, Jun tenta cometer suicídio, mas é salvo por Keisuke. Jun confessa que por mais que tentasse entender os sentimentos de Keisuke, ele nunca conseguiu, e temia perder a amizade que tinha desde a infância. Keisuke entende que Jun ao menos tentou, e isso importava.

Jun entende que Keisuke foi o único que o incentivou a escrever e tornar-se escritor. Ao contar a Mai que Keisuke tinha ido na casa dele uns dias atrás, ela faz uma revelação que deixa Jun perplexo.

Ao regressar para Tóquio, Jun começa a relembrar a visita repentina de Keisuke, e a partir daí resolve voltar a escrever, e seu editor aprova a nova história.

Trivia e Curiosidades:

- "Kasa o Motenai Aritachi wa" é o quarto livro de Shigeaki Kato, que publicou os contos em várias revistas entre 2014 e 2015. Somente o conto "Nibemonaku, Yorubemonaku" foi escrito especialmente para o livro.

- Antes, já tinha publicado "Pink and Gray" (posteriormente foi filme), "Senkou Scramble" e "Burn". Kato é, até agora, o primeiro e único membro da agência Johnny's and Associates a ter carreira literária ao ponto de ter sido indicado para o Akutagawa Prize e ter ganho o 42o. Yoshikawa Eiji Bungaku Shinshosha em 2021 pelo livro "Alternate".

- Renn Kiriyama era conhecido pelo sua atuação na versão musical do mangá "The Prince of Tennis" durante 2006 a 2008, como Bunta Marui. Também protagonizou na série Kamen Rider (Kamen Rider W, como Shotaro Hidari).

- Kiriyama e Kato são canhotos.

- As locações foram em Tóquio e Hitachinaka (Ibaraki). 

- Devido ao conto "Nibemonaku, Yorubemonaku" ter conteúdo BL bem leve, alguns grupos LGBT consideram Kato simpatizante do movimento. Mesmo porque, ele e seu colega Keiichiro Koyama, comandaram por cinco anos o programa da madrugada "NEWS na Futari" (TBS) onde interagiam no mundo desconhecido, desde homelesses e pessoas do mundo LGBT.

- Os títulos de cada episódio são originais do roteiro, não do livro.

- O primeiro livro escrito por Hashimoto, "Iganu no Ame" faz parte do livro de contos de Kato, mas só tem a menção no dorama.

Nota: Um dos contos do livro "Kasa o Motenai Aritachi wa" - "Senshoku" - foi adaptado pelo próprio Shige para uma peça teatral a ser apresentada neste mês de junho em Tóquio e Osaka. Kato fez o roteiro no ano passado e estava para ser encenado em junho de 2020, mas devido ao estado de emergência, foi mudado para este ano. Um dos protagonistas é membro do grupo Ae! group, Yoshinori Masakado.

Imagens: google e Fuji Television

Fontes: emissora Fuji Television, news j-pop live journal, koyashigedake live journal, Asian Team, blog Dorama Lovers *cuidado! Tem spoilers!*

Comments