Otsuka Shokaiji Rekisho Koen (Parque Histórico do Templo Otsuka Shokai)


Situado na cidade de Inazawa (Aichi-Ken), o Parque Histórico do Templo Otsuka Shokai fica no meio de um parque, com diversas variedades de hortênsias, cujo auge de seu florescimento se dá em junho, época de chuvas (chamada de tsuyu), por isso que muitas pessoas associam o mês de junho com chuvas e hortênsias.

Muito antes da pandemia, a cidade realizava o Ajisai Matsuri, que durava vinte dias - com visitações ao templo, passeio no parque e eventos culturais nos finais de semana. Desde 2020, por causa da pandemia, os festivais foram cancelados, e as visitações limitadas, com devidas medidas de prevenção de higiene e distanciamento social.



O Inazawa Ajisai Matsuri de 2016 teve participações de Inappy, a mascote da cidade de Inazawa e de Tabochan, mascote oficial do Inazuma Rock Fes, organizado pelo cantor e compositor Takanori Nishikawa (aka T.M.Revolution), em Shiga, desde 2009.

Para quem não sabe, Nishikawa é representante cultural da província de Shiga, sua terra natal.






Cheguei a ir no matsuri de 2016, quase dois meses após sermos transferidos para a filial da empresa onde trabalho. Apesar da chuva, deu para aproveitar bem o evento. Aliás, o evento era realizado no mês de junho, por causa da floração das hortênsias, como eu disse, e junto vem a chuva...

Aí veio a pandemia, e tudo o que era festival, foi cancelado. Ano passado, nem sei se abriram o parque para visitação (também nem saía de casa na época, exceto ir trabalhar e ir ao supermercado).

Semana passada, logo que a chuva deu uma pequena trégua (ultimamente aqui anda chovendo quase que todos os dias, especialmente aos finais de semana), fui para o parque para dar uma visitada nos jardins que estavam com as hortênsias em floração completa e, agradecer no templo por eu ainda ter muita saúde.


A placa informando as variedades de hortênsias existentes no parque, e o mapa do local. Cada espécime da hortênsia é identificada com uma plaqueta no lugar.







No dia que eu fui, estava um pouco congestionado, por ser domingo. Mesmo assim, a maioria dos visitantes estava tendo cuidado com o distanciamento social e usando máscara para evitar contágio. Por ter uma grande variedade de hortênsias, alguns visitantes tiram fotos mais profissionais para diversas finalidades.

No meu caso, as fotos são via smartphone mesmo, e muitas vezes acabo fotografando somente para registro, ou neste Empório ou no Instagram ou em ambos. Daí a excelente qualidade das fotos.

*Na verdade, eu preciso conhecer mais a cidade onde moro. Estou morando há cinco anos em Inazawa e conheço nem 5% dela. Existem outros lugares para conhecer, mas um dos problemas nos dois primeiros anos era acessibilidade - pouquíssimas linhas de ônibus para ir em outros lugares distantes, horários absurdos e sem carro próprio, porque a maioria dos lugares nem de bicicleta era viável. Pode até soar como se fosse comodidade ou preguiça de se locomover, mas existem lugares aqui que nem de bicicleta se torna fácil de ir.

Fotos da autora via smartphone. Fotos de 2 a 7 (a contar da abertura do post), tiradas durante o Inazawa Ajisai Matsuri de 2016. O restante foi deste ano mesmo.

Comments