Agosto


Muita gente acha que o mês de agosto é longo ao ponto da gente achar que pra chegar no dia 31 parece que demora um ano. A única coisa que eu posso reclamar de agosto é que - pelamor, ô mês que foi literalmente um inferno de tanto calor que estava!!! E bem que me disseram que a região onde moro parece um forno no verão. Além de quente e abafado, nem sei como o ar condicionado da casa aguentou.

Agosto foi um mês que praticamente saí só pra fazer compras no supermercado, quase nem tive o famoso obon yasumi, feriado de finados aqui no Japão, que dependendo de onde você trabalha, dura uma semana. Mas ainda deu pra fazer algumas comprinhas de produtos pra durarem três meses ou mais.


Quando a idade pesa, temos que cuidar da nossa pele mais ainda. Tendo uma pele bem tratada, dá mais ânimo em se tratar por inteiro, tanto na alimentação como na mente. 

O Mask Of Magnaminty da LUSH já é velha conhecida minha desde os tempos em que eu morava em Kisarazu. Foi indicação no antigo site Clube da Necessaire. O produto é uma máscara facial e que depois serve para massagear o rosto, e se puder, o corpo também, fazendo uma boa esfoliação para tirar as células mortas e refrescar a pele. Composto de menta e feijão azuki moído, tem que tomar cuidado para não ter aquela vontade de comer, já que lembra muito sorvete de menta com lascas de chocolate.

Só não indico para quem tem pele muito sensível, pois o azuki moído tem o poder de esfoliar a pele. E se for usar, melhor no máximo duas vezes por semana.


Outra marca de produtos que são contra testes em animais, a The Body Shop, é uma das minhas favoritas, no quesito creme para mãos. Dez anos atrás, tive uma reação alérgica nas mãos quando usava luva de nitrilo para trabalhar. E onde eu trabalhava, não podia usar sequer creme para mãos mesmo se fosse de uso médico. Tive que apelar para usar fora do trabalho e antes de dormir, um da marca mencionada, que era a base de cânhamo - a linha HEMP da The Body Shop.

Foi o creme que em três semanas minha pele voltou ao normal.

Mas bem antes disso, eu já usava produtos dessa marca, mas teve produto que não acertei, mas essas coisas acontecem. Recentemente voltei a usar sabonete em barra, já que de uma outra marca é muito difícil de encontrar e pior que eu tinha gostado e muito. Comprei o de amêndoas e mel, e olha que sabonete em barra dura muito mais do que o líquido.



Skin defense, protetor solar da The Body Shop, eu adquiri com desconto devido ao valor da compra. Sabe o que é 70% de desconto? Então... E não me arrependi, ainda mais que, na idade que me encontro e esse verão de lascar, fora ter que usar máscara para não pegar doenças piores, usar protetor solar no rosto e nos braços, além de prevenir câncer de pele e envelhecimento precoce, eu tenho um problema típico de pessoas orientais - kanpan ou melasma. E se eu tomar muito sol sem proteção, essas manchas aumentam e posso correr o risco de acabar virando melanoma.

Claro que também adquirimos produtos de farmácia, como a linha de protetor solar da Bioré - prova d'água (só sai no banho mesmo), não é melado nem grudento, e preço bem acessível. A linha Skin Aqua tem a versão para rosto, tem consistência leitosa e não deixa a pele esbranquiçada quando aplicada.

Mesmo em tempo nublado, é importante usar protetor solar, porque o sol está escondido nas nuvens e o efeito dos raios ultravioleta é muitas vezes maior.


Ah, sim. Em agosto tomei a primeira dose da vacina contra o Covid-19. A reserva foi mais demorada que tomar a injeção - mal sentei na cadeira e já estava 50% imunizada. Efeitos pós-vacina no dia seguinte - não conseguia levantar direito o braço, mas não tive febre nem dor de cabeça. 

Daqui a três semanas estamos indo para tomar a segunda dose!!


Sempre digo pra mim mesma que eu preciso parar de comprar miniaturas, mas alguns vêm de brinde nas revistas que compro e outros porque acho lindo e fofo e que combinham comigo. Pois é, as miniaturas da Concombre me pegaram de uma forma que, eu tenho que sair correndo da loja pra não deixar parte do meu salário lá. E olha que tenho "apenas" sete deles.


Sessão cinema - embora estejamos em estado de emergência, ainda é possível ir ao cinema, desde que seja cumprido as medidas de proteção tanto do estabelecimento como dos espectadores. Fui assistir "Taiyo no Ko" ("Gift Of Fire", no exterior), apesar do filme ter passado em agosto de 2020 na NHK, eu só soube com o pessoal que curte j-dramas e comentaram desse filme que foi feito para a TV.

Quando anunciaram que ia sair nos cinemas, aproveitei que tinha desconto e fui.

Aquela que chorou o filme todo.


A que compra revista por causa de brinde. Tive época que comprava revista de moda e maquiagem para aproveitar os brindes, mas como ultimamente estou me contendo nesse ponto, uma das poucas revistas que ainda compro - Nikkei Woman e Gekkan LaLa (este por causa de um manga que acompanho) - vem sempre algum brinde. E como atualmente os acrilyc figure stand estão na moda, imaginem o que veio em uma das revistas que compro...


Uma das coisas que eu preciso aprender quando vou tirar foto de algo, é carregar um bloco de anotações ou tentar legendar a foto depois que eu tiro. Por exemplo, na última semana de agosto, teve uma exposição de uma escola daqui onde moro - Aichi Keisei High School - das roupas criadas pela classe de design para vestirem a Nana-chan, desde 2006. Devido a pandemia, não foi possível criar um modelo para 2020, mas o modelo original em destaque, foi o usado neste ano. Os outros são réplicas em tamanho normal.

(As informações da exposição obtive agora no site da Nana-chan e no Aichi Keisei Koutou Gakkou.)

Fora isso, agosto foi um mês quase normal, porque o verão deste ano foi de castigar mesmo. Isso porque na semana que fui tomar a primeira dose, choveu direto mas continuava abafado. E devido ao estado de emergência, chuva, calor demais e tentando economizar mais, nem fui muito longe, no máximo Nagoya mesmo.

Que setembro traga pelo menos algumas coisas boas, por favor.

fotos: todas da autora via smartphone, o mesmo, o Sharp Aquos SH-51A que até hoje estou penando pra acertar as funções da câmera bem como saber os truques dela.

Comments