[24 Hour TV] Quem comanda o evento


Depois de muito tempo, chegamos na parte "final" do programa anual "24 Hour Television", que seriam os apresentadores e personalidades que comandam o evento nos dois dias de agosto.

Como eram escolhidos as personalidades, até hoje variam de popularidade e também disponibilidade dos mesmos, assim como os apresentadores e o pessoal de apoio, porque todos terão que estar literalmente 24 horas na ativa, entretendo e fazendo arrecadações, além de gravarem as viagens meses de antecedência.

São divididos em - apresentador ou moderador geral (sougou shikai), as personalidades eram divididos em três grupos - o principal (main), representante do evento (charity) e representante do programa (bangumi) -, e o suporte geral (supporter). Mas do ano de 1997 em diante, o main personality é quem tornou-se o centro das atenções e o charity personality seria o coadjuvante do principal.

O apresentador ou moderador geral, seria announcer ou newscaster da emissora, no caso a NTV (ou free announcer, que não pertenceria a alguma emissora).

- Por 31 eventos (de 1980 a 2010), o announcer Kazuo Tokumitsu foi moderador junto com vários announcers e free announcers da emissora. Em 1979, ele foi charity personality junto com a dupla Pink Lady. Em 2011, foi o maratonista do evento. A partir de 2012, Tokumitsu passou a ser supporter devido a ter se aposentado como apresentador.

- A partir de 2011, o announcer Shinichi Hattori passou a ser o moderador, no lugar de Tokumitsu. Desde 2014, Hattori e Asami Miura passaram a ser moderadores do evento (até o último evento, em 2021, a dupla é tida como os que mais apresentaram o programa).

Até o evento de 1996, não tinha o main personality, mas sim, o representante ou charity personality e representante do programa ou bangumi

- Em 1997, a dupla KinKi Kids foi o main personality. Mas em 1998, a banda TOKIO foi bangumi; em 1999, 2001 e 2002, os grupos SPEED e Morning Musume foram charity personality.

- A partir de 2003 que estabeleceram que o main personality seria a personalidade que iria representar o evento; o charity personality seria o coadjuvante (geralmente uma atriz) e o bangumi seriam formados por humoristas ou outros artistas.

O supporter seria um grupo formado por humoristas, artistas e antigos participantes do evento (como Kazuo Tokumitsu e Kanpei Hazama).

A função de todos os participantes do evento seriam divulgar o motivo do evento, interagir com os menos favorecidos, visitar locais aleatórios, etc. Para fins de arrecadar fundos para ajudar entidades para pessoas especiais e também reconstrução de lugares afetados por desastres naturais.

Curiosidades:

- O primeiro evento foi realizado no Tokyo Yubin Chokin Kaikan (hoje Mielparque Tokyo), em 1978. A partir de 1980, o evento era realizado no Nippon Budokan, exceto nos anos de 1991, 2009 e 2019 a 2021.

- Até 1994, o main personality e o charity personality eram atores, atrizes e ocasionalmente cantoras (como Pink Lady, Akiko Wada, Anges Chan, Hiroko Mizuguchi e Noriko Sakai). A partir de 1995, começaram a convocar os idols (e depois de 2003 foram majoritariamente os rapazes do Johnny's and Associates).

- O anúncio dos main personalities, charity personalities, bangumi e supporters são anunciados em diversos programas de variedades da emissora NTV. 

- O evento de 1995 foi o ano em que tinha acontecido o grande terremoto de Hanshin-Awaji, e a renda foi revertida para ajudar as províncias afetadas, especialmente Hyogo. Um ano antes, o grupo SMAP tinha lançado o single "Gambarimashou". Dias depois do terremoto, o grupo apresentou no programa Music Station com a música, e logo eles foram escolhidos para serem bangumi do 24 Hour Television.


- Os três grupos que fizeram parte da unit group J-Friends - criado para arrecadar fundos para as regiões afetadas pelo grande terremoto de Hanshin-Awaji -, foram main personalities e bangumi. KinKi Kids (1997), TOKIO (1998, 2003 e 2010) e V6 (2000 e 2015). 

- O grupo Arashi é o main personality que mais participou no evento - cinco vezes (2004, 2008, 2012, 2013 e 2019). Uma das lendas entre as fãs do grupo era que quando tinha evento das Olimpíadas, era quase certeza que o Arashi seria main personality do 24 Hour Television pois nos anos de 2004, 2008 e 2012 coincidiram do grupo ser main personality e teve as Olimpíadas de Atenas, Pequim e Londres respectivamente.


- No evento de 2011, cinco meses depois do grande terremoto de Tohoku, o grupo Kanjani Eight foi o main personality. Um dos motivos era que todos os membros são de Kansai, e presenciaram o grande terremoto de Hanshin-Awaji em 1995. Foi o evento que até hoje teve a maior arrecadação de fundos que foram destinados para as regiões afetadas pelo desastre (Iwate, Fukushima e Miyagi).

- Logo depois do evento de 2009, onde o grupo NEWS foi main personality, dois dos membros na época - Tomohisa Yamashita e Ryo Nishikido - tiveram que ficar afastados dos trabalhos por motivo de influenza.

- Asami Miura, a "Mito-chan", é a apresentadora que mais participou do evento - oito vezes, desde 2014. No evento de 2019, ela participou no revezamento da maratona sem ninguém saber até na hora da largada.

- Quatro dias antes do evento de 2016 ir ao ar, o ator Yuta Takahata foi detido por atentado violento ao pudor. Todos os cartazes tiveram que ser substituídos às pressas e como ele estava no dorama especial em que Shigeaki Kato atuava, Keiichiro Koyama teve que substituí-lo nas cenas em que Takahata estava, ou seja, tiveram que filmar e editar as partes em 48 horas.

- No evento de 2017, os main personalities foram Sho Sakurai (Arashi), Keiichiro Koyama (NEWS) e Kazuya Kamenashi (KAT-TUN). O que os três têm em comum além de serem da mesma agência? São casters da mesma emissora - NEWS ZERO, news every e Going! Sports and News respectivamente.

- O evento de 2020 foi no Ryugoku Kokugikan, onde são realizados os torneios de sumô, pois o Nippon Budokan estava em reformas para ser utilizado nas Olimpíadas de Tóquio (aí veio a pandemia e adiaram para 2021). Os main personalities só foram anunciados em julho de 2020 no programa matutino "Hirunandesu" - geralmente eram anunciados em meados de janeiro a fevereiro.


- No evento de 2020, um dos motivos de terem chamado cinco membros de grupos diferentes, era que eles tinham destaque no grupo, seja como MC ou interatividade em outros programas de variedades: Yoshihiko Inohara (V6), Takahisa Masuda (NEWS), Hiromitsu Kitayama (Kis-My-Ft2), Daiki Shigeoka (Johnny's WEST) e Yuta Kishi (King and Prince).

Sobre o programa, há gente que goste da mesma forma que existem pessoas que criticam - desde o teor do programa até os staffs. E olha que as críticas chegam a ser bem depreciativas que muitas vezes a gente tem certeza que este povo não tem amor no coração.

Apesar do programa ser anual, todo mundo tem que ter em mente que temos que fazer o bem, ajudar o próximo, ser mais tolerante com outras pessoas, dar mais valor para as minorias e menos favorecidos. Certamente as pessoas que criticam a iniciativa do projeto, são as que menos ajudam.

E a escolha dos main personalities para o evento, e daí que são idols? Eles acabam provando que eles não são apenas pra enfeite, e sim, colocam a mão na massa e interagem com as pessoas.

Fontes: 24 Hour TV official site; Oricon; Sponichi Annex; NTV.

Imagens: 24 Hour TV; abema; model press; prcm

Comments