[Cine-Pipoca Review] "Hard Luck Hero" (2003)

AVISO: Filme não recomendado para pessoas muito sensíveis e/ou quem acha que idol não pode fazer filme violento. Sim, possui cenas de violência, linguagem pesada, ações ilícitas e submundo.

Sinopse: Um restaurante abriga uma partida de boxe tailandês ilegalmente, e é o palco para três duplas cujas histórias diferentes acabam tendo o mesmo resultado - a primeira dupla, formada por dois funcionários de restaurante, um deles acaba sendo persuadido pelo gerente para substituir um boxeador que não apareceu para a tal luta. A partida dá tudo errado e acabam pegando um carro para fugir da gangue; a segunda dupla, dois jovens de negócios resolve almoçar no tal restaurante sem saber que estava tendo a luta patrocinada por um grupo yakuza. Acabam fugindo da batida policial num carro; a terceira dupla são dois delinquentes que precisam arranjar dinheiro urgente para pagar os danos de um carro pertencente a uma gangue e acabam indo no tal restaurante tentar furtar o dinheiro da aposta; um deles acaba sendo baleado na confusão e seu companheiro tenta desesperadamente encontrar um hospital.

O filme foi escrito e dirigido por Sabu, conhecido por dirigir filmes contendo violência, perseguição policial e o submundo (embora também dirigiu filmes mais leves, como "Usagi Drop"). Os protagonistas foram interpretados pelo grupo V6, em seu primeiro filme (o segundo foi do mesmo diretor - "Hold Up Down", em 2005). 

Quando foi lançado em 28 de setembro de 2003, foi somente em sessões especiais em Tóquio, Osaka, Nagoya, Sapporo e Fukuoka, e exibido especialmente para o Festival Internacional de Cinema em Tóquio no mesmo ano. No dia 27 de novembro do mesmo ano, saiu em DVD (a versão especial com dois DVDs contendo o filme, making of, coletivas de imprensa e as promotion videos das músicas, além do booklet com dados completos, fotos e perfis de cada personagem e, a versão regular tendo o filme).

Ficha Técnica: Direção e roteiro original: Sabu. Elenco: Masayuki Sakamoto (Tadashi Ikeyama), Hiroshi Nagano (Kenta Kishimoto), Yoshihiko Inohara (Naoto Ishii), Go Morita (Kenji Fujita), Ken Miyake (Yuji Kudo), Junichi Okada (Takashi Asai), Sansei Shiomi (Tetsuo Mishima), Susumu Terashima (Shingo Shibata), Arata Furuta (Yuji Wada), Naomi Nishida (Sachiko Kinoshita), Mitsuki Koga (Tiger Ishikura), Shiho Harumi (juiz), Masakatsu Funaki (chef). Músicas: "Hard Luck Hero", "Darling", "Tsuyoku Nare" (V6). Distribuição: avex trax/Johnny's Entertrainment.

Personagens principais:

Dupla do restaurante:


- Naoto Ishii (Yoshihiko Inohara): gerente do restaurante que abriga clandestinamente lutas marciais. Gosta de assistir lutas de boxe mas tenta arranjar as lutas pro dono. Convence Asai a substituir um lutador que faltou para a partida.

- Takashi Asai (Junichi Okada): funcionário do restaurante e colega de Ishii. Acaba sendo convencido pelo colega a substituir o lutador na partida de boxe tailandês contra Tiger Ishikura (Mitsuki Koga).

Dupla de jovens businessman:


- Tadashi Ikeyama (Masayuki Sakamoto): Encarregado em apresentar uma proposta para restaurantes. Tem sua maleta com os projetos roubados por engano.

- Kenta Kishimoto (Hiroshi Nagano): Colega de Ikeyama. Mas seu sonho era se tornar piloto automobilistico profissional, mas problemas financeiros o fizeram a ser salaryman. 

Dupla de delinquentes:



- Kenji Fujita (Go Morita): trabalha numa empresa que aluga carros.

- Yuji Kudo (Ken Miyake): trabalha em um posto de gasolina.

Ambos se envolvem num acidente com o carro de um dos filhos de um yakuza e precisam pagar o prejuízo, tentando furtar a maleta de dinheiro do dono do restaurante. Fujita acaba pegando a maleta de Ikeyama que era igual a do dono.

Outros personagens:

- Tetsuo Mishima (Sansei Shiomi): dono do restaurante e membro de yakuza que promove lutas clandestinas dentro do próprio local.

- Shingo Shibata (Susumu Terashima): assistente de Mishima.

- Tiger Ishikura (Mitsuki Koga): lutador contratrado para ganhar a aposta (Asai teria que cair no segundo round), mas acaba sendo nocauteado por Asai nos primeiros segundos da partida.

- Yuji Wada (Arata Furuta): chefe de polícia que faz a batida no local devido a uma denúncia anônima.

- Sachiko Kinoshita (Naomi Nishida): ex-namorada de Kishimoto.

- Juiz (Shiho Harumi): participava das lutas clandestinas como juiz.

Trivia:

- O nome real de Sabu é Hiroyuki Tanaka. Nascido em Wakayama, depois que terminou a faculdade de design de moda, resolveu mudar para Tóquio para ser músico, mas foi convencido a atuar. Seu primeiro filme como diretor foi em 1996 com "Dangan Runner".

- As filmagens foram feitas em Yokohama. Somente a parte final do Kenta Kishimoto (Nagano) foi feita no circuito Twin Ring Motegi, em Tochigi (que será chamado de Mobility Resort Motegi em março deste ano).


- Os carros que as duplas Ishii/Asai (Inohara/Okada), Ikeyama/Kishimoto (Sakamoto/Nagano) e Fujita/Kudo (Morita/Miyake) "pegam emprestado" para fugirem eram respectivamente - Nissan Avenir, Nissan Skyline e Honda Legend. Uma parte das cenas de perseguição foram feitas com dublês (curiosidade: se deixassem, o Nagano ia fazer tudo sozinho porque ele ama dirigir carros e motos).

- Mitsuki Koga e Masakatsu Funaki na vida real eram lutadores profissionais. Koga se especializou em boxe tailandês e Funaki foi prowrestler.


- "Darling" já tinha saído em single em 28 de maio de 2003 como tema do dorama "Kimi wa Petto". "Tsuyoku Nare" era double-A single com "COSMIC RESCUE", lançado em 2 de julho do mesmo ano. "Hard Luck Hero", tema de encerramento do filme, foi composta por Sabu especialmente para isso. Ambas as três músicas podem ser encontradas no oitavo álbum do V6 - "∞ INFINITY ~ LOVE & LIFE ~"  que foi lançado em 6 de agosto do mesmo ano.

- Um dos motivos de ter o logotipo da avex como patrocinadora de Kishimoto em uma das cenas do filme, era que a avex trax era a gravadora do V6.

- Talvez um dos motivos do filme ter tido exibições em sessões especiais seria realmente o conteúdo, porque o DVD saiu dois meses depois (normalmente, filme só sai em DVD quase um ano depois que foi exibido nos cinemas). E quando passou na TV, foi de madrugada.

- Sabu e V6 fizeram novamente outro filme em 2005 - "Hold Up Down". Novamente envolvendo violência, perseguições e velocidade máxima (e comédia).

SE NINGUEM QUISER SPOILER, ENTAO PARE DE LER POR AQUI!

Numa perseguição e corrida desesperada pela vida, obviamente a vida das três duplas acabariam se encontrar de modo desastroso.

No hospital, eles acabam refletindo sobre suas vidas e resolvem fazer novas decisões:

- Ikeyama acaba apresentando seu projeto para uma empresa sobre restaurantes e é aprovado.

- Kishimoto pede demissão e realiza seu sonho em ser piloto profissional. Leva a crer que reatou com Sachiko, que sempre o apoiou.

- Asai torna-se boxeador profissional e Ishii torna-se seu técnico e treinador, participando de lutas limpas e decentes.

- Kudo sobrevive do tiro que recebeu no restaurante e Fujita vai visitá-lo. Ambos pensam o que fazer assim que tiver alta.

Fontes: IMDb, booklet oficial do DVD

Imagens: ameblog, surugaya, pinterest, google (nota: muito difícil de encontrar mais imagens)

Por enquanto, somente no amazon prime japan e Fuji On Demand (conta premium). Se for legendado, com muita sorte acha em inglês em comunidades do grupo. Se for em português, infelizmente o único fórum que possui o filme, o link está desativado.

Comments