[Discoteca Básica do Empório] KAT-TUN - "Honey" (2022)



No dia 10 de março de 2021, perto do grupo KAT-TUN completar 15 anos de debut, eles lançam o single "Roar" (que foi usada como música-tema do dorama "Red Eyes", protagonizado por Kazuya Kamenashi), e uma novidade - duas músicas do single foram para download digital e inclusa nas plataformas como amazon music, Spotify, apple music, etc., uma raridade dentro da agência Johnny's and Associates (porque até então, grupo com música disponível nas plataformas digitais de música era só o Arashi).

Só não diria "milagre, até promotion video no YT" porque outros grupos já estavam fazendo mesmo em versão YT que é um pouquinho mais curto. Melhor do que antes, que nem CM oficial rolava.

Era para ter iniciado a turnê de aniversário no dia 20 de março de 2021, mas devido a um novo estado de emergência por causa da maldita pandemia, o show que seria no Yoyogi Gymnasium, acabou sendo on line. Mas os shows que iam ser no Yoyogi Gymnasium foram transferidos para Yokohama em outro dia. Assim que acabou o estado de emergência, o grupo seguiu turnê com várias medidas de prevenção.

Álbum novo que seria bom, tivemos que esperar. Depois de "IGNITE" (2019), o grupo demorou até pra lançar single, já que antes de "Roar", foi "Ask Yourself" e esta música entrou no álbum "CAST" (2018).

Quando saiu "Roar" na data mencionada no primeiro parágrafo, no mesmo ano lançaram outro single, que virou double A-side - "We Just Go Hard feat. AK-69"/"EUPHORIA". E no final de janeiro de 2022, anúncio oficial de álbum novo saindo do forno no dia 29 de março. Mas no dia 4 de fevereiro, tinham lançado single em formato digital - "CRYSTAL MOMENT", que foi usada como tema do programa dos Jogos Olímpicos de Inverno , transmitido pela NTV e apresentado por Sho Sakurai e Shizuka Arakawa. (Ficava a dúvida: será que a música seria incluída no álbum?)

Para promover o álbum novo, no dia 28 de fevereiro, saiu o PV de "Ain't Seen Nothing Yet" no YT. E no dia 16 de março, o PV de "STING". A surpresa foi quando a música "Ain't Seen Nothing Yet" foi disponibilizado nas plataformas digitais no dia 22 de março, data em que eles debutaram. No mesmo dia, fizeram uma mini live ao vivo transmitido pelo aplicativo Twitch em parceria com a Amazon Music Video e deixaram disponível por cinco dias!!!

No mesmo dia que foi lançado o álbum físico, a versão digital (Honey - Selected Edition) foi disponibilizada também, tanto pra download como no streaming.

Quem conhece o KAT-TUN desde a época em que eles eram um sexteto e faltou pouco para não botar fogo no Tokyo Dome durante a turnê "Break The Records", sabe que eles tendem muito para o rock e alguma coisa do pop, misturando passagens de rap (hoje sob comando de Tatsuya Ueda) e electronic music, incluindo o human beatbox de Yuichi Nakamaru. Quem ouvir o álbum "Honey" completo, além dos gêneros mencionados, eles também arriscam na soul music ("Ain't Seen Nothing Yet"), city pop ("Honey on me"), balada com um pouco de techno ("Love Supply") e um pouco dos anos 90 ("Womanizer"), já que a onda retro voltou com tudo. Mas claro que eles não perderam a essência que eles vêm fazendo desde o debut, como "Roar" e "EUPHORIA" e com direito a colaborações, como "We Just Go Hard" com o rapper AK-69 e "CRYSTAL MOMENT" com o rap composto por Sho Sakurai.

Saiu em três edições (duas delas com bônus DVD com os PV e making of de "Ain't Seen Nothing Yet" e "STING", e a padrão, contendo as três músicas solo mais uma música extra). A versão digital que está nas plataformas de música é a mesma que consta nas edições físicas A e B.

O grupo continua provando que, mesmo reduzido a trio, conseguem literalmente botar fogo no palco quando se apresentam, graças a voz sexy do Kamenashi, o yankee boa gente Ueda, e o criativo Nakamaru. Assim que o álbum foi lançado, o grupo saiu em turnê nacional para divulgação, mas por enquanto, somente nas arenas.

Trivia: 


- "Roar", single que saiu depois de 3 anos desde "Ask Yourself", foi tema do dorama "Red Eyes", protagonizado por Kazuya Kamenashi. Inclusive, num certo trecho da música, menciona o nome do dorama.


Se fosse do fã-clube e comprasse TODAS as versões do single (seis, no total), além dos CDs terem todas as cores dos antigos membros (vermelho, amarelo, laranja), o encarte formava o nome do grupo usando as cores dos membros atuais (rosa, azul e roxo).


- "EUPHORIA" foi tema do dorama "The High School Heroes" protagonizado pelo grupo de Juniores, o Bishounen. Foi uma das pouquíssimas vezes em que uma música do KAT-TUN foi utilizada em um dorama e nenhum dos membros atuava ou fazia participação especial (embora "Fumetsu no Scrum" tivesse sido tema do dorama "Dragon Seinendan" e protagonizado por Shota Yasuda, Kamenashi aparece em um capítulo e completamente irreconhecível).



- "We Just Go Hard feat. AK-69" foi usada como tema do programa "Going! Sports and News" e "DRAMATIC BASEBALL" ambos apresentados por Kamenashi. AK-69, nome artístico de Hiroki Takeshi, é rapper, MC e compositor, tendo colaborado também com Kumi Koda, UVERworld, ToshI (X-Japan), entre muitos.

- "CRYSTAL MOMENT" foi tema da NTV para os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim em 2022, que foi apresentado por Sho Sakurai e Shizuka Arakawa. Desde 2008, Sakurai era apresentador do programa pela NTV e a música tema era sempre do Arashi. Como o grupo entrou em recesso no final de 2020, acabaram escolhendo o KAT-TUN para interpretar a música (já que Kamenashi apresenta um programa esportivo aos domingos) e Sakurai colaborou com o rap, cantado por Ueda.

- Os solos dos membros estão na edição regular. "Yoru wa Suiteru", solo de Kamenashi, é uma balada composta pela cantora CHARA e musica de Takeshi Kobayashi. "Canterbile" é composição e solo de Ueda. Na parte do rap, ele menciona "ONE DROP" e "UNLOCK", duas músicas do grupo. Apesar da parte do rap, fazia MUITO tempo que Ueda não interpretava uma música tendendo mais pra melodiosa. "Moon shot", composição e solo de Nakamaru, já tende mais pra techno, um dos estilos que ele costuma fazer ao menos nos seus solos.

- O álbum ficou em primeiro lugar na semana do lançamento na Oricon e na Billboard Japan. A versão digital ficou em 4o. lugar na primeira semana da Billboard Japan.

Imagens: J-storm, TV Asahi, YT channel.

Comments