[J-Drama Review] "Hana-chan no Misoshiro" (2014)


Sinopse: Shingo Yasutake trabalha num jornal, mas sua vida e trabalho eram completamente vazios e sem-graça. Um dia, conhece uma estudante de música, Chie Matsunaga, que estava no prédio do jornal para divulgar um recital que a universidade estava promovendo. A partir daí, os dois começam a sair juntos, até que Shingo pede Chie em casamento. Antes disso, Chie descobre estar com câncer no seio e era maligno. Ela escolheu fazer o tratamento e, assim que o tumor tivesse desaparecido, ela poderia casar com Shingo, o que aconteceu alguns anos depois.

Embora o tumor tivesse regredido, os médicos advertiram-na que, caso engravidasse, poderia ter o risco do câncer retornar por causa dos hormônios. Um pouco tempo depois, Chie engravidou e preferiu ter a criança mesmo sabendo que poderia correr risco de vida. Ela dá a luz uma menina, que foi batizada de Hana.


Durante o tratamento, Chie resolve adotar uma alimentação mais saudável, para tentar regredir o tumor, por indicação de uma mulher que também tinha câncer e conseguiu se curar incluindo uma alimentação que consistia de arroz integral, verduras, legumes e peixe, por exemplo.

Chie passou também a ensinar os afazeres domésticos para a filha Hana, caso acontecesse algo com ela.

Ficha Técnica: Direção: Nobuo Mizuta. Adaptado do livro "Hana-chan no Misoshiro", por Shingo, Chie e Hana Yasutake. Roteiro adaptado: Masafumi Nishida. Produção: Masashi Tsukiya, Eiji Otsuka, Toshiaki Namba, Hiroko Emori. Elenco: Tadayoshi Okura (Shingo Yasutake), Machiko Ono (Chie Yasutake), Mana Ashida (Hana Yasutake), Tsurutaro Kataoka (Kazunori Matsunaga), Kyoko Maya (Kimiko Matsunaga), Toshiyuki Kitami (Nobuyoshi Yasutake), Naoko Otani (Mihori Yasutake), Ren Osugi (Kazutomi Hasegawa), Yuko Tanaka (Toyono Yamaoka), Masane Tsukayama, Michiko Shimizu.

Transmitido pela NTV e suas afiliadas no dia 30 de agosto de 2014, como drama especial para o programa anual 24 Hour Television (main personality: Kanjani Eight).


Anualmente, dentro das atividades transmitidas pelo programa "24 Hour Television", na noite do primeiro dia, é transmitido um drama baseado na vida real de alguma pessoa ou personalidade. Normalmente, é transmitido no horário das 9 da noite até às 11, quando o local onde é feito o programa ao vivo, é fechado até o dia seguinte. Durante esse período, os main personalities, apresentadores e supporters participam em outros programas da emissora que são ao vivo ou parte gravados.

Na série sobre o 24 Hour Television, mencionei sobre os doramas que tiveram boa audiência e o motivo de tê-los

Na 37a. edição do 24 Hour Television, em 2014, onde o grupo Kanjani Eight foi main personality, o dorama especial foi protagonizado por Tadayoshi Okura, baterista do grupo. A história foi baseada no livro da família Yasutake, na qual Chie, a esposa de Shingo, estava enfrentando um câncer de mama (e depois espalhou-se pelo corpo todo) e ensinando a filha Hana a fazer os serviços da casa, inclusive cozinhar. Chie explicava à filha o valor da comida, que fortalecia a família também.


Um dos motivos da família ter adotado uma alimentação mais saudável, foi o fato deles terem visitado uma proprietária de uma pequena cantina que havia se curado de um câncer maligno através da mudança de hábitos alimentares, frisando que a doença varia de pessoa para pessoa, mas que se mantesse o organismo fortalecido, poderia ter mais sobrevida.


Com o tempo, Chie criou um blog pessoal, onde relatava sobre sua vida, como enfrentava a doença e ensinando a filha. (O blog existe mas a última atualização pelo esposo e pela filha foi em março deste ano e mudaram para outro endereço)

Embora o dorama tenha se baseado no livro da família, no final tem o aviso que "a história é de ficção, alguns nomes, lugares e situações foram modificados", para que não "romantizassem" a medicina alternativa.

Personagens:

- Shingo Yasutake (Tadayoshi Okura): Trabalha em um jornal e sua vida era sem-graça e monotóna. Conhece Chie Matsunaga quando esta estava divulgando um recital da universidade onde estudava.

- Chie Yasutake (Machiko Ono): Seu sobrenome de solteira era Matsunaga. Estudante de música, acaba se tornando professora de piano em uma escola. Descobre ter câncer de mama e antes de aceitar o pedido de casamento de Shingo, preferiu primeiro fazer o tratamento.

- Hana Yasutake (Mana Ashida): Filha do casal Shingo e Chie. Aos cinco anos, aprende como cozinhar e cuidar da casa sob supervisão da mãe, pois esta não sabia quanto tempo iria viver.

- Kazutomi Hasegawa (Ren Osugi): Médico que foi responsável pelo tratamento de Chie.

- Toyono Yamaoka (Yuko Tanaka): Proprietária de uma cantina que conseguiu eliminar a doença com a inclusão de hábitos alimentares junto com o tratamento convencional.


Trivia e Curiosidades:

- Na biografia da família que está nos arquivos do site da editora onde Shingo Yasutake publicou seu livro, eles moravam em Fukuoka. O dorama foi filmado em Yokosuka (Kanagawa).

- Em dezembro de 2015, foi lançado a versão cinematográfica, tendo Ryoko Hirosue e Kenichi Takito nos papéis principais. O ator Toshiyuki Kitami foi o único que interpretou o mesmo personagem tanto no especial como no filme.

- O dorama fez parte da programação anual do 24 Hour Television. Geralmente algum membro do main personality atua no enredo. No caso, foi Tadayoshi Okura, já que o grupo a que ele pertence, Kanjani Eight, foi main personality em 2014.

- Mana Ashida, que interpretou Hana Yasutake, tinha 10 anos na época do dorama (quando Chie faleceu, Hana tinha 5 anos. No dorama não mencionava a idade da menina.)

- Teve audiência média de 22,3%.

Imagens: 24 Hour TV, NTV, goo news.

Agradecimentos a equipe Asian Team que trouxe este dorama especial legendado.


Comments