[Dorama Review] "Kieta Hatsukoi" ("Vanishing My First Love", 2021)


ATENÇÃO: PODE CONTER SPOILER SEM QUERER. POSTAGEM DESACONSELHÁVEL PARA QUEM É SENSÍVEL AO CONTEÚDO BL (ou Boys Love).

Sinopse: Aoki é um estudante do ensino médio com uma personalidade brilhante. Ele tem uma queda por sua colega de classe Hashimoto. Um dia, Aoki pede uma borracha dela. Ele nota que "Ida ♡" está escrito na borracha. Ida é o nome de seu colega de classe. Pela borracha, Aoki assume que Hashimoto gosta de Ida. Nesse momento, Aoki acidentalmente deixa cair a borracha. Seu colega de classe Ida, pega a borracha e dá para Aoki. Ida nota "Ida ♡" escrito na borracha e assume que Aoki pode gostar dele." (Sinopse pela equipe do Asian Team)

Ficha Técnica: Direção: Shogo Kusano e Tadaaki Hourai. Adaptado do mangá "Kieta Hatsukoi" de Wataru Hinekure e ilustrado por Aruko. Roteiro adaptado: Tsutomu Kuroiwa. Produção de Yumiko Miwa (TV Asahi). Elenco: Shunsuke Michieda (Sota Aoki), Ren Meguro (Kosuke Ida), Riko Fukumoto (Mio Hashimoto), Jin Suzuki (Hayato Aida), Seiichi Tanabe (Masahiro Taniguchi), Ayumu Mochizuki (Shun Toyoda), Kotono Mitsuishi (voz da mãe de Aoki), Yuki Matsushita (mãe de Ida), Tomomi Maruyama (Akutsu), Yuno Ohara (Kokomi Matsuuchi), Jin Shirasu (Okano). Músicas: "Secret Touch", do Snow Man e "Ubu Love", do Naniwa Danshi.

Transmitido pela TV Asahi e suas filiadas na temporada de outono de 9 de outubro a 18 de dezembro de 2021, no horário das 23:30 a 0:00, aos sábados, na grade "Oshi Dora Saturday".

"Oshi Dora Saturday" é a grade de doramas da TV Asahi criada em janeiro de 2021, no horário das 23:30 a meia-noite aos sábados, com episódios de meia hora de duração (ao contrário da maioria que tem duração de 1 hora), e produzida em parceria com a gravadora J-Storm, da Johnny's and Associates (por isso que os doramas transmitidos nesse horário são protagonizados pelos rapazes da agência). Os temas são variados, a maioria baseados em manga


A adaptação do manga "Kieta Hatsukoi" para dorama, foi anunciado no site Comic Natalie em 12 de agosto de 2021, e no mangá Bessatsu Margaret, onde é publicado, mas não tinha informação do elenco, nada. A informação veio uma semana depois, pelo jornal Sports Hochi e revista The Television.

*Nota da autora: eu não sabia que o manga era conhecido... até terem anunciado a adaptação e logo depois o elenco. Ainda mais que era adaptação de um shoujo manga e o enredo. Mas essas coisas acontecem, porque no Japão, quem for numa livraria, tem que passar pelo menos um dia inteiro porque é uma variedade enorme de títulos e editoras.


O dorama foi bem aceito pela grande maioria, mesmo sabendo que era romance entre dois rapazes, mas a história e o desenvolvimento da trama foi feita de uma forma tão bonita, que todo mundo fica torcendo por um final feliz. Ainda mais que a escolha dos protagonistas foi acertada. 

Para quem quer um dorama fofo, cheio de clichês engraçados de romance colegial e querer guardar Aoki e Ida numa caixinha, eis um programa ideal.

Personagens Principais:

- Sota Aoki (Shunsuke Michieda): Estudante do 2o. ano colegial, é apaixonado pela colega de classe, Mio Hashimoto. Mas devido a um mal-entendido, começa a sentir algo mais com Kosuke Ida.

- Kosuke Ida (Ren Meguro): Estudante do 2o. ano colegial, está na mesma classe que Aoki. Acha que Aoki gosta dele. Faz parte do clube de voleibol da escola.

- Mio Hashimoto (Riko Fukumoto): Estudante do 2o. ano colegial, colega de classe de Aoki e Ida. Aoki gosta dela mas acha que ela gosta de Ida. O problema de Hashimoto é a timidez.

- Hayato Aida (Jin Suzuki): Estudante do 2o. ano colegial, colega de classe de Aoki, Ida e Hashimoto. Melhor amigo de Aoki. Seu apelido é "Akkun".

- Masahiro Taniguchi (Seiichi Tanabe): Um dos professores da classe de Aoki, Ida, Hashimoto e Aida.

- Shun Toyoda (Ayumu Mochizuki): Amigo de infância de Ida e membro do clube de voleibol da escola onde eles estudam.

Outros Personagens:

- Akutsu (Tomomi Maruyama, cap. 5): Um dos membros do acampamento onde os alunos do segundo ano vão passar a semana.

- Kokomi Matsuuchi (Yuno Ohara, cap. 6): Aluna da escola vizinha que faz parte do clube de voleibol. Possível rival de Aoki???

- Okano (Jun Shirasu): Professor de curso preparatório onde Aoki passa a frequentar.

Trivia e Curiosidades:


- O elenco foi anunciado em 18 de agosto de 2021, enquanto o dorama anterior - "High School Heroes" - estava no ar. Além de anunciado nos sites de jornais e revistas de TV, no Instagram oficial (@oshidora_ex) e no Twitter (@oshidoraEX), já com Michieda (Aoki) e Meguro (Ida) nos papéis principais.

- Antes de entrar no grupo Naniwa Danshi, em 2018, Michieda já tinha atuado em "Haha ni Naru" (2017) e em "Bokura no Yuuki Miman City 2017". Dentre os membros do grupo, ele e Daigo Nishihata possuem currículo de atuação. Um dos motivos que levou Michieda a entrar na agência era que a mãe é fã do SMAP (especialmente do Takuya Kimura) e ele gostou da atuação do Ryosuke Yamada (Hey!Say!JUMP) na série "Kindaichi Shonen no Jikenbo".

- Ren Meguro pertenceu a dois grupos de Juniores antes de entrar em definitivo no Snow Man. Um dos grupos, o Uchyuu Six, participou como backdancers de grupos como Arashi e KAT-TUN. Meguro saiu do grupo em 2019 para fazer parte do grupo Snow Man, que debutou em janeiro do ano seguinte. Um dos doramas mais conhecidos de Meguro foi "Kyoujou II", como Rikito Soma, um dos alunos da escola preparatória de policiais.

- Riko Fukumoto, a Hashimoto, atua desde 2017. Suas atrizes inspiradoras são Masami Nagasawa e Keiko Kitagawa. Em fevereiro de 2022, protagonizou o filme "Kimi ga Otoshita Aozora" com Genta Matsuda (Travis Japan). Em julho, protagonizará com Michieda o filme "Kon'ya, Sekai kara kono Koi ga Kietemo".

- Jin Suzuki, o Akkun, está recentemente no dorama transmitido pela MBS (filial da TBS em Osaka), "Motokare Retry", como Kaede.

- Kotono Mitsuichi, que faz a voz da mãe de Aoki, é dubladora e narradora. Ela tem uma lista enorme de personagens que dublou, como Usagi Tsukino (Sailor Moon), Misato Katsuragi (Neon Genesis Evangelion), por exemplo.

- Yuki Matsushita atua desde os 15 anos. Ela ainda continua atuando, mesmo sendo participação especial. Alguns doramas mais conhecidos dela seriam a série "Nurse no Shigoto", "Ohoku Daiishou" (2004), as duas temporadas de "Mukodono" e no filme "Cherry Maho" como a mãe de Kurosawa (Keita Machida).

- Jun Shirasu, o Okano, interpretou o patisserie Eisuke Tonosaki no dorama que sucedeu "Kieta Hatsukoi", o "Rokuhodo Yotsuiro Biyori".

- O manga "Kieta Hatsukoi", escrito por Wataru Hinekure e ilustrado por Aruko, é ainda publicado pela revista "Bessatsu Margaret", e no tankobon, já está no 8o. volume e em continuação. Quando o dorama foi ao ar, em outubro de 2021, estava no 6o. volume entrando para o 7o.

- Teve muita gente procurando o mangá "Shippu Boys" que aparece no capítulo 7 e no Instagram, dizendo que era o mangá favorito de Akkun. Mas foi apenas a capa ilustrativa da autora, Aruko, tanto que na 4a. capa, aparecem as silhuetas dos quatro protagonistas.

- Aruko é conhecida por mais dois mangás que ganharam versão na TV e no cinema - "Yasuko to Kenji" e "Ore Monogatari".

- Pelo menos três diferenças entre mangá e dorama - No mangá, a classe era 2-7, e no dorama era 2-3; no mangá, Aoki tem irmã e cunhado, e o nome de Kokomi Matsuuchi no mangá era Kokoro Takeuchi.

- Os motivos de terem duas músicas no dorama eram que Michieda e Meguro pertencem a grupos diferentes - Naniwa Danshi e Snow Man, respectivamente; além de que Naniwa Danshi estava pra lançar single de debut no dia 12 de novembro de 2021, enquanto o dorama estava passando, então muita gente soube da música quando o dorama entrou no ar logo no primeiro capítulo. O single do Snow Man foi lançado no 1 de dezembro do mesmo ano.

- No 110o. The Television Drama Academy, que premia doramas transmitidos entre outubro a dezembro de 2021, Riko Fukumoto ganhou de melhor atriz coadjuvante, e a música "Ubu Love" de melhor canção. 

- Na 31a. TV LIFE Annual Drama Awards em 2021, o dorama ganhou os prêmios de melhor dorama do ano, melhor ator (Michieda e Meguro), melhor atriz coadjuvante (Fukumoto) e melhor música ("Secret Touch" e "Ubu Love").


- Por mais que a temática fosse BL (Boys Love), muitas fãs do gênero não classificam "Kieta Hatsukoi" como sendo, pois a história é publicada numa revista de categoria shoujo (a Bessatsu Margaret). Mesmo assim, o dorama teve a supervisão de Masakazu Yanagizawa, gerente da empresa Goldman-Sachs no Japão e ativista LGBTQ (ele é membro da NPO Good Aging Ales e membro da NGO Human Rights Watch Tokyo, ambos apoiam o movimento LGBTQ).

- Algumas cenas foram gravadas em Kamakura (Kanagawa), Fujisawa e Yokohama.

Imagens: TV Asahi, Instagram, Bessatsu Margaret, J-Storm, avex.

Fontes: TV Asahi e Asian Team 

Comments