J-Pop e Anime [Parte 2]


Uma parcela de fãs hardcore de anime não gostam muito quando um artista famoso interpreta a música de abertura e/ou de encerramento de algum anime. Para essa parcela de gente, tem que ser artista especializado em anime songs, como, por exemplo, Shoko Nakagawa e Nana Mizuki.

Eu até hoje tento entender o motivo dessa gente não querer música de artista famoso de j-pop em anime. Pensem bem: se inclui música desse artista no anime, as chances de muita gente que não conhece o anime se interessar em assistir, aumentam. Ué, não aconteceu com o anime "Inu Yasha" em que os temas de abertura e encerramento foram artistas bem conhecidos da gravadora avex trax?

E olha que tem muito anime que incluiu música de gente famosa e ambos fizeram sucesso - tanto o anime como a música. Vou tentar citar alguns exemplos, porque a lista é extensa e todo mundo sabe que aqui, sai um monte de anime todas as temporadas que nem eu sei como tem gente que consegue acompanhar todos.

Lembrando que aqui não tem TODOS os animes em que tiveram uma ou mais músicas de gente famosa como tema de abertura e de encerramento. Isso porque em 2015 eu fiz uma postagem de alguns artistas do j-pop que fizeram colaboração no tema de abertura, de encerramento e, se precisar até participa no anime, como aconteceu em "Meitantei Conan", "One Piece", "Crayon Shin-chan" e "Doraemon", por exemplo, e até hoje muito artista conhecido no mundo j-pop continua colaborando nesses animes. Se for listar todos que a gente encontrar, não vai ter fim nunca.


Fugou Keiji Balance: UNLIMITED: História policial em que dois investigadores de personalidades diferentes têm que trabalhar juntos em diversos casos. Daisuke Kanbe, um detetive podre de rico e que resolve os casos por meios nada convencionais, como suborno (dinheiro nunca é problema pra ele) e Haru Kato, um dos melhores detetives, mas possui pavio curto e não tolera as atitudes do "colega" Kanbe. A música de abertura - "Navigator" - foi do grupo SixTONES. E a de encerramento - "Welcome My Friend" -, foi da banda OKAMOTO'S.


Trivia: Quando o anime foi ao ar, em abril de 2020, o grupo SixTONES tinha acabado de debutar, depois de quase cinco anos sendo membros do grupo Johnny's Jr. "Navigator" era o segundo single pós-debut. No primeiro capítulo, a música não tinha sido creditada nem na abertura nem no encerramento. Só foram descobrir quando na conta oficial do anime no Twitter, postaram um "x" e os seis member colors, mas já tinha gente que já sabia que era o grupo por causa do estilo da música.


Hanyou no Yashahime:
 Seria a sequência de "Inu Yasha", manga ilustrado por Rumiko Takahashi. "Hanyou no Yashahime" traz a saga de Towa Higurashi e Setsuna (filhos gêmeos de Sesshomaru e Rin) e Moroha (filha de Inuyasha e Kagome). As músicas de abertura e encerramento ficaram por conta de SixTONES, NEWS, Uru, Ryokuoushokushakai, Little Glee Monster e adieu. O anime teve duas temporadas.


Trivia: Se em "Inu Yasha" as músicas eram de artistas da avex (V6, hitomi, Nanase Aikawa, Every Little Thing, Tackey and Tsubasa, Hitomi Shimatani, Do As Infinity, Ayumi Hamasaki, BoA, day after tomorrow e Namie Amuro), "Yashahime", são artistas da Sony Music (SixTONES, Uru, Ryokuoushokushakai, Little Glee Monster e adieu), exceto NEWS que são da JE Records. A cantora adieu é o pseudônimo da atriz Moka Kamishiraishi.


SPY x FAMILY:
 O anime que atualmente está sendo transmitido pela TV Tokyo e outras plataformas de streaming como Netflix, amazon prime, etc. Uma família constituída de um pai que é espião, a esposa que é assassina e a filha que consegue ler mentes. Tirando a filha que sabe a missão do pai e o outro lado da mãe, ninguém sabe o que um é na vida real. E é a menina quem rouba as cenas do anime, que tem muitos momentos comédia. O tema de abertura, "Mixed Nuts", ficou por conta da banda Official Hige Dan Dism. E o tema de encerramento, "Kigeki", é interpretado pelo cantor e compositor Gen Hoshino.

Trivia: Ambas as músicas estão disponíveis no formato digital. A capa da música da banda Official Hige Dan Dism, foi ilustrada por Chie Morimoto, a mesma designer que faz para a banda Mr.Children. Os amendoins não estão por mero acaso - por sinal, é o petisco preferido da personagem Anya Forger. Já a música de Gen Hoshino, ele compôs no estilo de sua outra música - "Family Song" - e que combinou com a animação de encerramento.



Black Clover: Originalmente em manga, publicado na revista "Shuukan Shounen Jump", desde fevereiro de 2015 e atualmente contando com 32 volumes (e continuando), é a história de Asta, um rapaz que nasceu sem poderes mágicos no mundo de Clover, onde todos possuem esse poder, e de Yuno, que possui o poder e consegue controlá-lo. Ambos almejam ser o próximo Rei Mago. Em uma de suas aventuras, Asta adquire o poder negro, que pode anular todas as magias. O anime foi transmitido pela TV Tokyo de outubro de 2017 a março de 2021, totalizando 170 capítulos. As músicas de abertura e de encerramento foram de artistas sob o selo da avex - Kumi Koda, Vicke Blanka, BiSH, m-flo, Snow Man, entre muitos.


Trivia: O grupo Snow Man tinha acabado de debutar quando a música "Stories" (coupling song do 2o. single "KISSIN' MY LIPS") foi usada como tema de abertura nos capítulos 129 a 140 (este capítulo teve a participação de um dos membros, Daisuke Sakuma, dublando o personagem Makusa Nousu, um pesquisador no "instituto de pesquisas de equipamentos mágicos". O nome do personagem é o anagrama de "Snow Sakuma"). Nos capítulos 158 a 170 foi usada a música "Grandeur", 3o. single do grupo.



Kindaichi Shounen no Jikenbo Returns: Pouca gente sabe que a série "Kindaichi Shounen no Jikenbo" tem, além do manga, o live-action (abordarei num momento qualquer desses), a versão anime. Teve a primeira versão, em 1997 (um ano depois que encerrou a segunda temporada da versão dorama). Depois, em 2007, cujas músicas de abertura e de encerramento eram de artistas independentes e também de artistas conhecidos como Rie Tomosaka, Ryoko Hirosue e a banda Plastic Tree. Em 2014, foi lançado a versão "Returns" com duas temporadas (2014 e 2015). Foi na segunda temporada que foram usadas as músicas "Yonjuushi" do NEWS e "Tragedy" do KAT-TUN.


Trivia: A versão "Returns" entrou no ar três meses depois que o drama especial havia sido transmitido pela mesma emissora - NTV. Rie Tomosaka foi a heroína Miyuki Nanase na primeira e segunda temporadas do dorama protagonizado por Tsuyoshi Domoto. Kazuya Kamenashi (KAT-TUN) foi o 3o. Hajime Kindaichi, no especial de 2005. Takahisa Masuda (NEWS) foi convidado especial nos capítulos 3 e 4 ("O Caso do Assassinato na Ilha Onibi") no 4o. Hajime Kindaichi, protagonizado por Ryosuke Yamada.


Time Bokan 24:
 Versão atualizada da famosa série "Time Bokan" que foi transmitido nos anos 70. A história de um adolescente que é recrutado por uma divisão do Século 24 para descobrir fatos históricos que os livros não contam, ao mesmo tempo impedir um trio de malfeitores que estão atrás desses fatos para usar em seu próprio benefício. Teve duas temporadas - o "Time Bokan 24" e o "The Villains Strike Back". Os temas de abertura da primeira temporada foram "Fantastic Time" (episódios 1 a 12) e "Over the Top" (episódios 13 a 24) do grupo Hey!Say!JUMP. Na segunda temporada, a dupla KinKi Kids teve duas músicas - a de abertura "DESTINY" (episódios 1 a 12) e a de encerramento "Topaz Love" (episódios 13 a 24).


Trivia: Não era a primeira vez que o grupo Hey!Say!JUMP teve música em anime. Em 2009, a regravação de "100% Yuuki" foi usada na 17a. temporada do anime "Nintama Rantaro". A dupla KinKi Kids já teve música em anime, "KinKi no Yaruki manman song", na 6a. temporada do anime "Chibi Maruko-chan" (tanto que a edição especial, no formato de 8", a capa foi ilustrada pela Momoko Sakura, criadora da personagem).

Por enquanto, somente esses que consegui lembrar, porque foram os mais recentes. Claro que tem muito mais, porém, como acho que esta postagem vai ficar comprida demais e ninguém vai ter tanta paciência.

Nota: a imagem que abre o post, foi ilustrado por Gosho Aoyama, criador da série "Meitantei Conan", para promover o anime movie "Meitantei Conan: Zero no Shikkounin" (2019), cuja música-tema foi composta por Masaharu Fukuyama.

Imagens: via emissoras, sites oficiais, pinterest, google.


Comments