Para preservar a saúde no geral

De muito tempo para cá, com o excessivo uso de smartphones e notebooks, muita gente adquiriu sensibilidade com a claridade, chegando a ficar com fortes dores de cabeça. Se bem que isso não é fato recente, também...

Para terem uma idéia, eu passei a usar óculos com lentes blue light cut depois que comecei a trabalhar em um lugar com muita iluminação e isso estava dando muita dor de cabeça e meus olhos ressecavam.

As óticas resolveram investir em lentes que reduzem a claridade, especialmente para pessoas que usam direto smartphones e notebooks, até mesmo quem vive jogando PC games. Uma das óticas que eu costumo ir para fazer novas lentes e armação, a JINS, possui uma linha de modelos chamada JINS SCREEN, que possui lentes que reduzem a claridade de 25% a 40%.

Recentemente, a JINS lançou o modelo JINS MEME que é um modelo desenvolvido para ajudar na saúde de pessoas que passam muito mais tempo usando computadores. Onde fica o apoio para o nariz, tem um chip que, fazendo download do aplicativo, as informações são passadas para o smartphone via bluetooth. Através do aplicativo do celular, é informado a condição do usuário, se está em posição correta, seu estado mental, etc. Todos os dados são coletados via sensor que está no apoio do nariz. 


Para mim, esse modelo é novidade. Caso eu pense em adquirir um modelo desses, terei que realmente pensar no caso, pois não vai custar barato...

Não sei como é nos outros países, mas como estou aqui há muito mais tempo que imaginava, a maioria das óticas possuem a opção para o usuário escolher as lentes que amenizam a luminosidade do ambiente. Existem lentes coloridas também, seja para ser diferente ou para evitar a claridade excessiva. 

Apesar de que tenho uma conhecida no Twitter que ela encomenda seus óculos para colocar lente blue light cut para evitar fadiga visual.

Se virem seus ídolos prediletos usando óculos com lentes num tom de amarelo escuro ou marrom-claro, não julguem achando que é pra dar um ar mais cool. De repente, ela pode ter algum problema sério com a claridade e acabar tendo muita dor de cabeça, literalmente.

Um dos exemplos mais conhecidos (meio que recentemente), é o Shota Yasuda, guitarrista do Kanjani Eight. Em fevereiro de 2017, ele submeteu-se a uma operação para tirar um tumor no cérebro, e por isso que ele havia ficado cerca de um mês sem aparecer nos programas que o grupo possuía na época. Muita gente achava que Yasuda estivesse doente ou ocupado com outros trabalhos (como teatro, por exemplo). A verdade veio à tona no dia em que ele não compareceu na coletiva de imprensa em abril de 2018 - ele havia desmaiado e machucado seriamente as costas, o que levou meses para se recuperar e mesmo assim na época da turnê "GR8EST" ele estava com fortes dores nas costas.

O motivo do desmaio, foi a sequela da operação que teve. Além disso, Yasuda descobriu que acabou tendo hipersensibilidade em lugares claros, por isso que passou a usar óculos com lentes azuladas. Houve quem dissesse que era o novo estilo dele, já que ele vive mudando e muito (para quem não conhece o Yasu, ele vive mudando de corte e cor de cabelo, figurino...).


Outros idols fazem uso do acessório-mais-que-necessário por causa da iluminação, já que, quando se apresentam ao vivo em shows e concertos, a intensidade da luz é bem mais forte e pode atrapalhar até a performance do artista.

Então, minha gente, antes de julgaram as pessoas que usam óculos com lentes mais opacas, achando que estão de frescurite aguda, pensem na saúde visual que também afeta todo o resto. Por mais que os influencers vivem com óculos com lentes coloridas (sim, existem uma cartela de cores possíveis, inclusive na ótica onde compro meus óculos), existe o lado em que ameniza a claridade do ambiente e, especialmente para a geração que vive usando smartphone, tablet e notebooks (eu, inclusive). Apesar que existem pessoas que usam pra "abafar" e estar na modinha, mas lentes pra cortar luminosidade vem desde faz tempo.

Imagens: JINS, Kanjani Eight Infinity Records HP.

Comments

  1. Oiee Kiyomi! Comprei um óculos na odaiba exatamente essa marca de Jins e de lente com proteção de luz azul. Muitas pessoas da minha volta usam esses lentes para não cansar muito a visão, ainda mais que aumentou pessoas que trabalham em frente ao computador, atualmente é uma necessidades para muitos (inclusive pra mim também hehehe) e pelo visto, hoje em dia os oculistas só fazem esse tipo de lente.
    Bem que imaginei que teria alguns artistas que ia ter problema com saúde por causa da iluminação no palco, e acho muito justo usá-las pra não ter acidentes como essas nos futuros. Mas também não julgo a pessoa que usa pra fashion, pq eu gosto de pessoas estilosas, seria "win win" óculos fosse para cuidados de saúde + fashion, não tem nada o que perder hahaha

    Kiss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oie, PaMu!
      Sugoi, JINS na época em que tinham as lojas em Odaiba (não sei se soube, mas as lojas que tinham lá fecharam todos recentemente). Eu passei a comprar dessa loja em 2011, logo que surgiram os primeiros modelos, e vou confessar, foi porque na época, o garoto-propaganda era o Sho Sakurai, que eu admiro muito hahahaha
      Aqui, o pessoal já compra com esse tipo de lente sem pensar muito, não, só pedir com grau e qual cor desejada.
      Mas eu acredito mais que o povo fashion usa mais por causa da claridade e uso direto de celular e computador, ainda mais que fazem videos né.

      Beijão :D

      Delete

Post a Comment