Outono


Entramos no outono (uma estação do ano que eu gosto, apesar de eu ter acesso de alergia ao pólen), mas a temperatura parece de verão, ainda. Mesmo ultimamente ter chovido muito e risco de passagem de taifu na região onde moro, o termômetro ainda bate na casa dos 30 graus, e continua quente.

Espero que nos próximos dias a temperatura dê uma caída e que o clima seja típico de outono mesmo, fresco mais pro frio. Sim, eu gosto de clima frio. Para quem sofre de pressão baixa, clima frio me faz sentir bem melhor.

É a época que eu consigo dormir melhor, comer melhor, me vestir melhor. E minha pele fica um pouco mais seca, daquelas que quando passo hidratante facial e maquiagem, não fica "derretendo". 

Ain, mas no verão também dá pra fazer a mesma coisa. Tá, tudo bem, cada um tem sua estação preferida, mas quase um quarto de século morando aqui, onde nos últimos anos eu peguei um verão que estava parecendo a caldeira do inferno, realmente lugar muito quente não é pra mim. E olha que morei mais de quinze anos numa região onde o mar era a meia hora de carro (quem mora perto da praia sabe como o ar fica cheirando a salmoura e a pele fica grudenta), e os verões que passei nem foram comparados com os dos dois últimos anos. Ou porque a região Tokai é quente mesmo (especialmente a cidade de Tajimi, província de Gifu, fica literalmente um forno no verão e cai a maior neve no inverno, isso foi o que muita gente que mora perto me contou).

Pelo menos no outono eu sofro menos, mesmo se a temperatura estiver um pouco mais alta, dá para sair com uma blusa de manga comprida mais leve durante o dia. Mas friorenta do jeito que eu sou, eu acabo levando um casaco mais leve por causa da noite. Isso não significa que não gosto do outono, muito pelo contrário...

E também começa a época em que as cafeterias existentes aqui abarrotam de produtos sazonais, seja por causa do outono, ou por causa da Lenda do Coelho na Lua, ou por causa do Halloween - aí a autora aqui sempre cai nessa das bebidas e comidas sazonais, como itens contando batata-doce, abóbora, castanhas, etc.


Pior de tudo que eu adoro esses produtos, especialmente batata-doce. Sim, desde a simples batata-doce assada até bolo, pão, shake, latte... E claro que eu já fui experimentar na cafeteria do ursinho que fica dentro do Takashimaya Gate Towers em Nagoya (é porque essa rede de cafeterias, a Tully's, não tem perto de casa, e perto de onde trabalho, fecha cedo porque fica dentro do banco OKB. Daí, quando vou para o centro de Nagoya, se encontro essa cafeteria, não penso muito, não).


E além de tudo o mais, a paisagem fica mais bonita, com os famosos kouyou, e aqui onde moro, o ginnan, cuja folhagem fica amarela bem viva e com pratos típicos com suas frutas. Espero que este ano tenha o festival, o famoso "Sobue Ichyo Koyo Matsuri", porque as barracas ficam lotadas de comidas a base de ginnan e outros ingredientes sazonais.

Outono é uma das estações do ano que acho que nunca reclamei, porque a temperatura é bem mais agradável e consigo fazer as coisas melhor, porque o verão deste ano, no meu ponto de vista, misericórdia...

Imagens: todas da autora. O que abre a postagem, é de um parque perto de casa; Tully's Coffee quando lançaram a linha OIMO, bebidas a base de batata-doce; Sobue Ichyo Koyo Matsuri de novembro de 2019, eu fui praticamente no último dia e estava muito lindo.

Comments