[Cine-Pipoca Review] "Dr. Coto Shinryoujo" (The Doctor Coto's Clinic) (2022)


Sinopse:
 Dezenove anos atrás, o médico Kensuke Goto (Hidetaka Yoshioka) veio para a paradisíaca porém distante ilha de Shikinashima. Enfrentando uma série de adversidades, desde a população não aceitar um médico "de fora" até incidentes, aos poucos Doutor Cotou (como ficou conhecido) tornou-se o único médico da ilha, ganhando a confiança e tratando-o como se fosse membro da família. Anos depois, casou-se com a enfermeira Ayaka Hoshino (Kou Shibasaki) que agora espera o primeiro filho do casal. Cotou, Ayaka e Kazunori Wada (Toshio Kakei) mantêm a única clínica da ilha, junto com a enfermeira novata Nami Nishino (Erika Ikuta) e o médico-residente Hanto Oda (Kaito Takahashi). Mas, com a população diminuindo e aumentando o número de idosos, além da dificuldade financeira da integração médica nas ilhas, Cotou recebe uma proposta em trabalhar no hospital central, mas isso significaria deixar Shikinashima, lugar que adotou quando veio pela primeira vez.

Durante uma forte tempestade que afetou a ilha, a clínica acabou se tornando um hospital improvisado para atender os muitos feridos, mesmo com a ajuda de toda a população e os esforços dos médicos. 

A crueldade da natureza, uma vida a caminho, as coisas que parecem estarem perdidas, a realidade que permanece no meio. Mas os moradores possuem a bondade e solidariedade. (Resumo no site oficial do filme)


Ficha Técnica:
 Direção: Isamu Nakae. Roteiro: Noriko Yoshida. Baseado no mangá original do mesmo nome de Takatoshi Yamada (Gekkan Young Sunday/Big Comic Original). Produção: Hiromasa Tamai, Takeshi Moriya e Rie Mito. Elenco: Hidetaka Yoshioka (Kensuke Goto), Koh Shibasaki (Ayaka Goto (née Hoshino)), Saburo Tokito (Taketoshi Hara), Nene Otsuka (Mariko Nishiyama), Kaito Takahashi (Hanto Oda), Erika Ikuta (Nami Nishino), Kaoru Kobayashi (Shoichi Hoshino), Shigeru Izumiya (Shigeo Ando), Toshio Kakei (Kazunori Wada), Mayumi Asaka (Masayo Hoshino), Nao Omori (Takashi Sakano), Ryo Tomioka (Takehiro Hara), Masato Sakai (Kei Narumi), Ryunosuke Kamiki (Ryuichi Sugimoto), Yui Aoi (Mina Wada (née Nakai)), Ayumi Ito (Rika Ando), Atsushi Yamanishi (Wataru Motoki), Masakatsu Funaki (Tsutomu Yamashita), Yumiko Fujita (Midori Nishino), Gouki Maeda (Kunio Yamashita), Nagatoshi Sakamoto (Saburo Nakamura), Shinsho Nakamaru (Nobuo Yamashita). Música: "Gin no Ryu no Se ni Notte" de Miyuki Nakajima. Lançado nos cinemas no dia 16 de dezembro de 2022.


Embora o manga original "Dr. Coto Shinryoujo" escrito e ilustrado por Takatoshi Yamada tenha entrado em hiato desde 2010 (mas em 2017, em sua conta no Facebook, Yamada planejava retornar com o mangá, mas ainda não aconteceu), as duas temporadas do dorama (2003 e 2006) e dois especiais (2004) foram tão bem adaptadas que, em 2005 a série ganhou o 41o. Galaxy Awards na categoria especial. 






A história no filme passa 16 anos depois da segunda temporada do dorama, trazendo os personagens principais e seus respectivos atores originais. O anúncio do filme deu-se no dia 30 de junho de 2022 (em vários noticiários e também no Instagram), e aos poucos foram divulgando na conta oficial do filme no Instagram, com o anúncio da data de estréia e tendo o protagonista Kensuke Goto, interpretado por Hidetaka Yoshioka, diante da clínica.

Praticamente foi filmado no mesmo lugar onde foi feito o dorama (em Yonagunishima, uma das Ilhas Yaeyama, Okinawa), mantendo todas as características originais, e dois meses depois foi apresentado o restante do elenco principal que estiveram na série (Koh Shibasaki, Kaoru Kobayashi, Saburo Tokito, Shigeru Izumiya, Nao Omori, Nene Otsuka, Toshio Kakei, Ryo Tomioka). Somente final de setembro e início de outubro que foram apresentados novos personagens, interpretados por Erika Ikuta e Kaito Takahashi, e os coadjuvantes que apareceram em alguns capítulos na primeira e segunda temporada, como Yui Aoi, Ryunosuke Kamiki, Ayumi Ito e Masato Sakai.

O interessante na divulgação do filme, fizeram um tipo "antes e depois" dos personagens principais, quase na mesma pose e no mesmo lugar onde foram feitas as fotos da divulgação do dorama em 2003, com as frases que disseram na época e atual.

A idéia de fazer o filme partiu do diretor Nakae, que pudesse transmitir à população sobre a importância da classe médica, mesmo trabalhando em lugares remotos.

*Para quem fosse assistir o filme, as emissoras de streaming como Fuji On Demand, TVer e a própria Fuji Television e suas afiliadas, durante o mês de outubro até à véspera do lançamento do filme, disponibilizou toda a série para que ninguém ficasse "perdido" na história, pois afinal, passaram-se dezesseis anos. Bem como a série toda foi relançada em DVD e Blu-Ray.






Personagens Principais:

- Kensuke Goto (Hidetaka Yoshioka): Há dezenove anos atrás, veio de Tóquio a pedido do então chefe da seção de bem-estar social de Shikinashima, Shoichi Hoshino, para ser o médico da ilha, já que o anterior havia falecido. Goto teve muito trabalho para conseguir ganhar a confiança dos moradores da ilha, pois os mesmos não confiavam nos médicos devido a experiências ruins que tiveram. Com paciência e compaixão, Goto consegue ganhar admiração e confiança dos moradores, mesmo não tendo carteira de habilitação e ter enjôo de mar. O apelido "Coto" veio de uma das crianças que o conheceu no barco.

- Ayaka Hoshino (Koh Shibasaki): Enfermeira da clínica e única filha de Shoichi e Masayo Hoshino. Ela quem acompanha Goto nas cirurgias e atendimento. De temperamento forte, Ayaka não hesita em falar o que pensa, mas também tem um bom coração. Depois de superar uma cirurgia de alto risco, ela e Kensuke acabam se casando. E tempos após, está grávida de sete meses e ainda trabalhando na clínica.

Moradores de Shikinashima e Pessoas Relacionadas:

- Taketoshi Hara (Saburo Tokito): Um dos pescadores da ilha, nunca mais acreditava em médicos que vinham trabalhar na ilha desde que sua esposa faleceu durante o tratamento com um deles. Ele quem trouxe pela primeira vez Kensuke Goto para a ilha. Consegue aos poucos aceitar Goto como médico da ilha. Tem um filho, Takehiro, que admira o trabalho de Goto.

- Takehiro Hara (Ryo Tomioka): Filho de Taketoshi, que acompanha o pai em algumas viagens de pesca. Foi operado por Goto no barco devido a uma infecção intestinal, por causa disso, Takehiro admirava o trabalho de Goto na ilha. Decidiu estudar o ginasial e o colegial fora da ilha pois queria ingressar na faculdade de medicina.

- Mariko Nishiyama (Nene Otsuka): Dona de um snack bar na ilha, que abriu depois que divorciou-se. Tinha nascido e morado na ilha até casar-se. Tem um filho, Ryuichi, que ficou em Tóquio. Mariko era colega e amiga da esposa de Taketoshi, por isso é próxima dele e do filho Takehiro.

- Ryuichi Sugimoto (Ryunosuke Kamiki): Filho de Mariko que mora em Tóquio e trabalha em um empresa de publicidade. Dezenove anos atrás, veio à ilha encontrar com a mãe e tornou-se amigo de Takehiro.

- Shoichi Hoshino (Kaoru Kobayashi): Ex-chefe da seção do bem-estar social da cidade da ilha que foi responsável de trazer Goto para ser o médico local. Pai de Ayaka e esposo de Masayo, agora está aposentado.

- Shigeo Ando (Shigeru Izumiya): Ex-líder da cooperativa de pescadores da ilha, que mesmo aposentado, ainda participa das atividades do grupo. Antes, Shigeo não confiava em Goto, mas depois que o médico conseguiu salvar a vida de sua filha Rika ao dar a luz, começou a ganhar confiança nele. É teimoso e fala o que pensa, mas é admirado pelos moradores pelo seu lado bom.

- Rika Ando (Ayumi Ito): Filha de Shigeo que atualmente mora no continente com seu filho.

- Masayo Hoshino (Mayumi Asaka): Esposa de Shoichi e mãe de Ayaka. Natural de Hyogo, mudou-se para Shikinashima após o casamento. Havia sofrido um AVC que quase a matou, mas teve sequelas - o lado direito paralizado, não conseguia falar nem andar. Com a reabilitação, Masayo conseguiu voltar a falar e se locomove com uma bengala, e faz pequenos serviços domésticos.

- Kazunori Wada (Toshio Kakei): Funcionário da seção do meio ambiente da prefeitura e auxiliar na clínica. Sempre anda com uma câmera e um bloco de anotações, que registra todos os procedimentos de operação. Casou-se com a enfermeira Mina Nakai (Yui Aoi) e teve cinco filhos.

- Mina Wada (née Nakai) (Yui Aoi): Enfermeira que tinha vindo de outra cidade para substituir Ayaka quando esta teve que ser internada para uma cirurgia. Mina tinha aceitado a vir trabalhar na clínica depois de ter visto uma foto tirada por Kazunori (Toshio Kakei) com o anúncio de recrutamento de enfermeiros, e também fugir do ex-marido Tomoaki (Shugo Oshinari) que a espancava. Casou-se com Kazunori e teve cinco filhos.

- Takashi Sakano (Nao Omori): Funcionário da prefeitura e sucessor de Shoichi Hoshino quando este se aposentou. Esposo de Yukari (Sachiko Sakurai) e pai de Chika (Ayana Hatakeyama).

- Wataru Motoki (Atsushi Yamanishi): Pescador e atualmente chefe da cooperativa de pescadores da ilha.

- Tsutomu Yamashita (Masakatsu Funaki): Pescador que teve a vida salva por Goto.

- Midori Nishino (Yumiko Fujita): Parteira e avó de Nami (Erika Ikuta).

- Nami Nishino (Erika Ikuta): Enfermeira nascida na ilha e trabalha na clínica há algum tempo, junto com Ayaka, por quem tem grande admiração. É neta de Midori, a parteira local.

- Hanto Oda (Kaito Takahashi): Residente do Hospital Universitário de Tóquio que veio para Shikinashima para estagiar como médico novato. Por causa de seu comportamento, muita gente não gostava dele a primeira vista.

- Kunio Yamashita (Gouki Maeda): Amigo de infância de Takehiro. Tornou-se pescador e trabalha junto com Taketoshi Hara.

- Saburo Nakamura (Nagatoshi Sakamoto): Ex-prefeito da ilha, e mesmo assim os moradores continuam o chamando de "sonchou" (prefeito da vila).

- Nobuo Yamashita (Shinsho Nakamaru): Paciente com câncer terminal que faz o tratamento em casa.

- Kei Narumi (Masato Sakai): Médico da Hospital Universitário de Seika, onde Ayaka foi operada. É amigo de Goto.

Trivia e Curiosidades:

- Mesmo o mangá original tenha sido inacabado, o autor Taketoshi Yamada, na entrevista que consta no panfleto do filme, ele diz ter planos em breve de retornar com o mangá, mesmo com doze anos de hiato. Ele ajudou na roteirização do filme.

- Ryo Tomioka, que interpretou Takehiro Hara durante a série, havia encerrado a carreira como ator em 2007. Retornou quinze anos depois para interpretar o personagem já adulto, pois na segunda temporada, Takehiro estava entrando no colegial para ingressar logo na faculdade de medicina.



- O ator que interpretou Kunio, amigo de infância de Takehiro, no filme foi Gouki Maeda (na série, foi Mizusuke Harumiya, que parou de atuar em 2009). Maeda atua desde os sete anos de idade. Seu último trabalho foi no dorama "Kimi no Hana ni Naru", como Koujiro Iketani.

- O ator Nagatoshi Sakamoto, que interpretou o ex-prefeito Saburo Nakamura, é o membro mais velho do elenco do filme - ele tem 93 anos e ainda estava atuando!

- As filmagens foram feitas no mesmo local da série, em Yonagunishima, Okinawa. O autor havia se inspirado em Shimokoshikijima, em Kagoshima.

- A música "Gin no Ryuu no Se ni Notte", de Miyuki Nakajima, foi usada pela primeira vez na primeira temporada do dorama, em 2003. Ela foi relançada no dia 14 de dezembro de 2022 como coupling song de "Tomo Ni", usada como tema de encerramento do dorama "PICU - Shounishuuchuu chiryuushitsu", protagonizado por Ryo Yoshizawa. O single atingiu o oitavo lugar na Oricon.

No dia da divulgação do filme, o diretor Isamu Nakae (primeiro à esquerda) e parte do elenco (a partir da esquerda, depois do diretor) - Ryo Tomioka, Nene Otsuka, Kaito Takahashi, Hidetaka Yoshioka, Koh Shibasaki, Erika Ikuta, Toshio Kakei, Shigeru Izumiya e Kaoru Kobayashi - na Toho Cinemas Roppongi Hills. 

- O elenco principal - Yoshioka, Shibasaki, Kakei, Izumiya, Otsuka e Kobayashi - e os novos - Ikuta e Takahashi - foram em vários hospitais universitários, programas de TV e de rádio para divulgar o filme, junto com o diretor Isamu Nakae.

- Nas fotos de divulgação do filme tanto no Instagram como no Twitter, somente as de Yui Aoi, Ryunosuke Kamiki, Ayumi Ito e Masato Sakai foram da época em que atuaram na primeira (Kamiki e Ito) e segunda (Aoi e Sakai). 


Fontes: Site oficial do filme, panfleto e twitter oficial.

Imagens: Da conta do Twitter oficial do filme (@coto_movie) e Shogakukan.

Comments