[BEDA em Abril] Dia 1 - Mangá Time: "Happy Magical Nirvana", por Etsuko


Postagem não recomendada para pessoas preconceituosas e de mente fraca, porque se trata de conteúdo "boys love".

Sinopse: Em uma casa antiga que pertencia ao seu avô, os irmãos Daigo e Naruhisa Kakei resolvem reformá-la para servir de "share house". O amigo de infância de Daigo, Subaru Oike, vai ajudar na faxina e encontra um livro onde constam algumas anotações, muitas delas sobre o possível futuro das pessoas. Embora amigos de infância, Subaru tem um amor não-correspondido pelo Daigo, e passando a morar na "share house" será que teria uma chance de ter esse amor concretizado?

Personagens Principais:

- Daigo Kakei: Trabalha com design de móveis. Aproveitou que a casa dos fundos que pertencia ao seu avô estava vazia e resolveu fazer dela uma "share house". De coração bom e puro. Assumidamente hetero. Paixão platônica de Subaru.

- Naruhisa Kakei: Irmão mais novo de Daigo. Também trabalha com móveis. 

- Subaru Oike: Amigo de infância e colega de escola de Daigo. Nutre sentimentos profundos pelo amigo há quatorze anos sem ser correspondido. É um tanto distraído e ansioso.

- Taisei Matsushima: Colega de Subaru. Caracteriza-se pelo seu cabelo rosa. Nutre paixão platônica pelo Dean, funcionário de uma casa de lámen.

- Toma Niimura: Colega de Naruhisa na faculdade. Troca o dia pela noite. Fez parte do clube de badminton.

Na verdade, eu leio mais manga do que livros em si, apesar de que, no passado eu lia muito mais, o que aconteceu que quando vim parar aqui no Japão, acesso a livros em língua portuguesa em 1998, era via os caminhões que vendiam produtos brasileiros, e o precinho dos livros era bem salgado. No fim, acabei mais lendo manga e revistas em japonês, e olha que tenho alguns livros em inglês que andei comprando em sebos.

Sobre o manga "Happy Magical Nirvana": eu sou muito suspeita para dar opiniões porque eu gosto muito do enredo e da arte da Etsuko, e nem é de hoje - vem desde 2011 quando ela fazia de forma independente nos eventos como Comic Market e seus derivados. Ela começou a ficar muito mais conhecida quando publicou "More Than Words" pela revista Spica, em 2015 (e foi adaptada em forma de dorama pela amazon prime em 2022). 

O tema da autora é BL (Boys Love), com enredo um pouco angst e amores não-correspondidos. É o que acontece no enredo de "Happy Magical Nirvana".

Os irmãos Daigo e Naruhisa Kakei resolveram reformar uma casa antiga que pertenceu ao seu avô, que ficava nos fundos da casa da família, e transformá-la em uma share house. Nisso, o amigo de infância de Daigo, Subaru Oike, vai ajudar e acaba por morar na nova casa, batizada de "Nirvana" (atenção, nada a ver com a banda norte-americana!), por trazer paz e tranquilidade, e a felicidade suprema. 

A partir do dia em que Subaru encontrou um livro estranho na prateleira durante a limpeza, aconteceram algumas situações inusitadas que mudaram o cotidiano dos Kakei, dele mesmo e dos amigos Taisei Matsushima e Toma Niimura, dentro do novo lar.

Óculos que fazem a pessoa que os usa ler os pensamentos de outra, livros que prevêem o futuro e até chá mágico que faz a pessoa que bebe, mudar temporariamente de sexo! Tudo isso acontece no "Share House Nirvana".

Fora isso, existem os amores não-correspondidos, como mencionei. Imagine um cara gostar de outro por quatorze anos e ser tratado como um amigo de infância (acho que se eu fosse o Subaru, teria partido pra outra, mas aí não ia ter história rs). No fundo, existe demonstrações de cuidado, diálogo e convivência, mas nada de um admitir que ama o outro.

Existe sim, aquele dilema de continuar nutrindo um amor que sabe lá se vai dar em algo ou desistir e partir para outro. Ou de confessar para a pessoa e ela acabar sendo desprezada e acabar com a esperança de que o amor se concretizasse, ou o pior, a amizade terminar.

Tirando os dilemas e situações estranhas, os membros do share house vivem de forma pacífica, cada um tendo sua vida em particular durante o dia e se reunindo à noite para refeições e conversando sobre a vida. 

Muita gente pensa que manga Boys Love tem "pegação" e acaba em sexo. No caso de "Happy Magical Nirvana" existe amor entre pessoas do mesmo sexo, sim, mas explícitamente, podem esquecer, porque não tem. A autora gosta muito de enredo com fundo psicológico, um pouco angustiante, às vezes nem sempre com finais felizes. Mas o manga é divertido de ler, por causa das situações engraçadas e leves.

Capa da edição 53 da revista Honey Milk em que apresentava a nova história escrita e ilustrada pela Etsuko - "Happy Magical Nirvana" - tendo o casal de protagonistas Daigo Kakei e Subaru Oike.

O manga foi publicado bimestralmente na revista "Honey Milk" da editora Kodansha, voltado para o público que gosta de histórias BL. Inclusive, a autora Etsuko publicou as histórias da série "JOY" nessa mesma revista ("JOY" foi publicada no Brasil pela editora NEW POP).

Imagens: Honey Milk Comics.

Postagem que faz parte do Projeto BEDA do blog BLOGUEIROS RAIZ.

Comments