[BEDA em Abril] Dia 2 - Cine-Pipoca Review: "Watashi no Shiawase na Kekkon" ("My Happy Marriage", 2023)

Sinopse: Na Era Meiji da restauração, num mundo onde existem espíritos malignos que ficam nas profundezas da terra sob controle de pessoas que possuem dons sobrenaturais. Miyo Saimori nasceu sem o dom, perdeu a mãe ainda jovem, e por não possuir dons sobrenaturais, foi deserdada pelo próprio pai, que casou-se de novo e teve uma filha, Kaya. A nova família fez com que Miyo se tornasse serva da casa, submetendo-se a humilhações. Quando chegou a idade para se casar, Miyo achava que ia mudar de vida para melhor, até que descobre que o futuro marido é Kiyoka Kudo, conhecido como o "soldado cruel", por ser frio e impiedoso com as pessoas. Dizem que as futuras noivas de Kudo fugiram depois de três dias. Sem ter para onde ir, Miyo aceita as condições, e aos poucos descobre que Kudo é qualquer coisa, menos o monstro que descreviam, e ambos começam a abrir seus corações para que tenha uma vida feliz.

Ficha Técnica: Direção: Ayuko Tsukahara. Roteiro: Tomoe Kanno. Baseado na light novel do mesmo nome escrito por Akumi Agitogi, publicada pela Fujimi Shobo. Produção: Reiko Imayasu, Masaru Inagaki, Shuichi Kato, Keiko Matsumoto. Produtor Executivo: Jun Nasuda. Elenco: Ren Meguro (Kiyoka Kudo), Mio Imada (Miyo Saimori), Keisuke Watanabe (Arata Tsuruki), Ryusei Onishi (Takaihito), Akari Takaishi (Kaya Saimori), Yuki Ogoe (Kouji Tatsuishi), Ryo Tamaki (Keiko), Ryoko Kobayashi (Hana), Mirai Yamamoto (Yurie), Sayaka Yamaguchi (Kanoko Saimori), Yusuke Hirayama (Minoru Tatsuishi), Tsutomu Takahashi (Shinichi Saimori), Kenjiro Tsuda (Norio Kamomura), Shouhei Hino (Yoshiro Usuba), Renji Ishibashi (Ten), Oshiro Maeda (Yoshito Godo), Arata Sato (Touya Mochizuki), Sho Nishigaki (Shota Okabe), Shota Matsushima (Kensuke Miyata), Hiroto Takahashi (Shinpei Sawamura), Manabu Hamada (Tsuguharu Sudo), Ukon Onoe (Tadanori Kururuki). Música: "Tapestry", de Snow Man. Lançado nos cinemas no dia 17 de março de 2023. Distribuidora: Toho, TBS Sparkle, Kadokawa.


O enredo da história se passa na Era Meiji (mas segundo muitas pessoas com quem conversei, inclusive até eu mesma fui pesquisar depois, seria mais na Era Taisho, por causa das vestimentas - em que misturam o vestuário japonês com o ocidental), mas seria uma história de amor com elementos sobrenaturais. Baseado na light novel do mesmo nome, publicado antes on line no website "Shousetsuka ni narou", onde muitos escritores publicam suas histórias no site, e logo depois publicados em formato físico, como light novel, a série começou a ser publicada em formato tankobon em janeiro 2019 e já está no sexto volume. Em setembro do mesmo ano, o site GanGan On Line, da editora Square Enix, começou a publicar em formato manga, ilustrado por Rito Kosaka. Em 2020, o manga ficou em oitavo lugar no ranking da sexta edição do "Next Manga Awards".



No final de abril de 2022, foi anunciado que fariam a versão live-action da história, tendo como protagonistas Ren Meguro (do Snow Man) e Mio Imada. Mas como a produção demandaria uso de efeitos em computação gráfica, agenda dos atores, locações (estão pensando que tudo é filmado somente em Tóquio???) e outros detalhes, o filme demorou quase um ano para ficar pronto, tanto que os demais atores somente foram anunciados em meados de novembro de 2022.


Leve o filme como se fosse uma história de fantasia sobrenatural, porque se começarem a apontar "erros" na cronologia, então filmes de magia e aventura não existiriam.

(Nota da autora: Esse filme conseguiu tirar de mim a má impressão que tive da atuação da atriz Mio Imada na época em que ela fez o dorama "Waru", cuja protagonista queria revolucionar o mundo corporativo mas de forma muito exagerada e caricata. Em "WataKon", ela surpreendeu na atuação.

Nota da autora 2: Pra quem reclamou do cabelo do personagem do Ren Meguro, então peguem as light novels, porque as capas são ilustradas, e a versão manga também.)

Personagens principais:

- Kiyoka Kudo (Ren Meguro): Membro remanescente do clã Kudo, é conhecido por ser um soldado cruel e insensível, tratando com frieza as pessoas. Sua fama de "monstro" era tanta que, as candidatas a noiva não aguentavam nem três dias e caiam fora. Possui poderes pirocinéticos.

- Miyo Saimori (Mio Imada): Filha mais velha do clã Saimori, não possui dons sobrenaturais. Sua mãe faleceu ainda jovem, e seu pai casou-se novamente. Por não possuir nenhum dom, seu pai a deserdou, fazendo com que ela seja a criada da casa. Ao completar a idade de casar, sai da residência e ao saber quem era o futuro marido, acaba aceitando por não ter onde ir.

Personagens relacionados ou próximos:


- Shinichi Saimori (Tsutomu Takahashi): Pai de Miyo e Kaya. Quando a mãe de Miyo faleceu, casou-se com Kanoko, sua ex-amante. Não suportava ver sua filha Miyo sendo oprimida apesar de tê-la deserdado.

- Kanoko Saimori (Sayaka Yamaguchi): Atual esposa de Shinichi Saimori e mãe de Kaya. Despreza Miyo por ela ser parecida com a falecida esposa de Shinichi. Gosta de gastar dinheiro sem necessidade.

- Kaya Saimori (Akari Takaishi): Meia-irmã de Miyo. Muito orgulhosa. É noiva de Kouji Tatsuishi.

- Hana (Ryoko Kobayashi): Ex-ajudante na residência dos Saimori. Quando a mãe de Miyo faleceu, tentou de tudo para ter a guarda da menina, por ter muito apreço à ela.

- Minoru Tatsuishi (Yusuke Hirayama): Pai de Kouji. Queria que o filho se casasse com Miyo por ela ter o sangue da mãe Sumi Usuba, e tentar reerguer a família.

- Kouji Tatsuishi (Yuki Ogoe): Filho do clã Tatsuishi. Amigo de infância de Miyo e Kaya. Mesmo noivo de Kaya, Kouji sempre quis o bem de Miyo (na verdade, ele era o prometido para casar com ela, se Sumi não tivesse falecido).

- Yurie (Mirai Yamamoto): Governanta da casa de Kiyoka Kudo. Ela quem auxilia Miyo nas tarefas domésticas. Yurie seria como uma mãe para Kudo.

- Keiko (Ryo Tamaki): Gerente da casa de quimonos Suzushima, onde Kudo costuma encomendar seus trajes.

- Yoshiro Usuba (Shouhei Hino): Pai de Sumi e avô de Miyo e Arata. Esconde um grande segredo na família.

- Arata Tsuruki (Keisuke Watanabe): Filho da família Tsuruki, e presidente da empresa de exportação Tsuruki. Possui o dom de fazer alucinações em pessoas. Primo de Miyo por parte de mãe.

- Norio Kamomura (Kenjiro Tsuda): Ministro da Casa Imperial, responsável de ser o intermediador entre o Exército e o Imperador.

Membros da Casa Imperial:

- Ten (Renji Ishibashi): Imperador. Apesar de estar gravemente enfermo, consegue predizer o futuro e teme pela ordem do país caso uma certa pessoa aparecer.

- Takaihito (Ryusei Onishi): Futuro sucessor do Imperador. Tímido mas amável, é amigo de infância de Kiyoka.

- Tadanori Kururuki (Ukon Onoe): Médico do Imperador. Possui um ar sinistro.

Membros da Academia Militar:

- Touya Mochizuki (Arata Sato): Membro do Exército liderado por Kiyoka, tem senso de justiça e ajuda a quem precisar. Seus pontos fracos são doces e bebida.

- Yoshito Godo (Oshiro Maeda): Braço direito de Kiyoka Kudo na Academia Militar. Teme pela vida particular de Kudo, mesmo assim faz de tudo para proteger seu superior.

- Shota Okabe (Sho Nishigaki): Orgulhoso de seu filho recém-nascido e hábil em manusear a espada, mas nunca teve coragem de derrotar Kiyoka nos treinamentos.

- Kensuke Miyata (Shota Matsushima): Falante e extrovertido, é o "mood maker" do grupo.

- Shinpei Sawamura (Hiroto Takahashi): Fiel aos ensinamentos de Kiyoka, o admira e respeita acima de tudo.

- Tsuguharu Sudo (Manabu Hamada): Chefe do Exército, superior de Kudo. Dá ordens militares, mas possui mente aberta e é muito popular entre as pessoas.

Outros:

- Sumi Usuba (Tao Tsuchiya): Mãe de Miyo, herdeira de uma empresa de comércio. Faleceu quando a filha tinha apenas dois anos de idade. Possuía o poder de telepatia. A princípio, Miyo era prometida ao filho da família Tatsuishi para que pudesse ajudar a salvar a companhia deles.

Trivia e Curiosidades:

- As filmagens foram feitas nas cidades de Kuwana e Tsu (Mie-ken), Omi-Hachiman, Otsu e Takashima (Shiga-ken), Maizuru (Kyoto), Osaka (Osaka-fu), Kashihara (Nara-ken) e Kobe (Hyogo-ken). 

- A diretora Ayuko Tsukahara é conhecida por dirigir doramas - a maioria da TBS - como "Suna Dokei", "Daisuki", "Alice no Toge", "N no tame ni", "Unnatural", "MIU 404", "Muchuusa, Kimi ni", "Saiai". Seu primeiro filme como diretora foi a versão live-action do livro de Toshikazu Kawaguchi, "Coffee ga samenai uchi ni" ("Antes que o café esfrie", 2018).

- Curiosamente, a responsável pelo figurino, Masae Miyamoto, já havia trabalhado com a diretora Tsukahara anteriormente, no filme "Coffee ga samenai uchi ni".

- Alguns atores do filme já trabalharam em doramas e filmes sob a direção de Tsukahara, como Oshiro Maeda e Ryusei Onishi ("Muchuusa, Kimi ni"), Mirai Yamamoto ("N no tame ni"), Keisuke Watanabe ("MIU 404").

- A atriz Mirai Yamamoto, que interpreta Yurie, é filha do estilista Kansai Yamamoto. Fluente em inglês, chegou a trabalhar com o diretor e ator Jackie Chan em 1998.

- Oshiro Maeda fazia dupla humorística "MaedaMaeda" com o irmão Kouki. Ambos passaram a atuar na TV e cinema. Um dos personagens mais conhecidos de Oshiro, era Kanta Marioka, em "PRICELESS". É amigo de Ryusei Onishi, tanto que atuaram juntos no dorama "Muchuusa, Kimi ni".

- Além de Meguro, mais dois membros da agência Johnny's and Associates estão no filme - Ryusei Onishi (membro do grupo Naniwa Danshi) e Arata Sato (membro do subgrupo IMPActors, no Juniores). 

(Nota da autora: falar do Meguro e do Onishi seria meio que chover no molhado, porque como eles são idols em alta nas redes sociais, todo mundo sabe muito deles, mas qualquer coisa eles serão incluídos na série que a autora ainda está tentando fazer dos sempais e kouhais de alminhas semiperdidas nos Johnny's...)

- Arata Sato faz parte do subgrupo dos Johnny's Jr., o IMPActors. No quesito atuação, dois trabalhos se destacam - como Shun Takara na versão dorama do manga BL "Takara-kun to Amagi-kun" (seu colega de grupo, Nao Oriyama, era o Taichi Amagi), e como Riku Tabata em "silent".

- Quem for assistir ao filme, fiquem até o final dos créditos, nada de sair antes da sala de cinema (caso ainda estiver passando) ou pular pra acabar mais rápido (caso quando sair em DVD e Blu-Ray).

- O responsável pela computação gráfica no filme ficou a cargo de Kaihei Hayano, que desenvolveu jogos da série "Onimusha" e o concert tour do grupo EXILE ("EXILE LIVE TOUR 2018-2019 "STAR OF WISH").

- Spoiler (mas acho que não é mais porque na semana seguinte do lançamento, saiu no noticiário): A atriz Tao Tsuchiya interpreta a mãe de Miyo, mas como aparece somente nas lembranças da filha, a participação da atriz sequer foi mencionada nos trailers antes do lançamento e nem no site oficial do filme. Muita gente descobriu quem foi assistir o filme, nos créditos finais ou comprou o panfleto no dia do lançamento.

Evento da divulgação do filme, no dia 1 de fevereiro, no Roppongi Hills Arena. Da esquerda para direita: a diretora Ayuko Tsukahara, Oshiro Maeda, Keisuke Watanabe, Ren Meguro, Mio Imada, Ryusei Onishi e Akari Takaishi. 

- Três dias depois do lançamento, do dia 17 a 19 de março, o filme teve público de 479.700 pessoas em todo o país, arrecadando 654 milhões de ienes de bilheteria.

Imagens: Pia, Eiga.com, Fujimi L Bunko, GanGan On Line, Natalie On Line.

Fontes: Sponichi Annex, Oricon News, site oficial do filme.

Comments

  1. Eu vi ali a Ryo Tamaki como personagem secundário, mais outras carinhas conhecidas e deu vontade de assistir. Felizmente é um filme então não vai ter 15horas de duração. Vou pesquisar pra assistir, normalmente gosto dessa temática, estética e recorte temporal. Valeu pela indicação

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada pelo comentário! Sim, a Ryo Tamaki faz uma pequena participação, mas bem importante no enredo, ainda mais que a personagem dela, a Keiko, foi quem fornecia os quimonos para o Kyoka e também para a Miyo.
      Hahahaha, o filme tem duas horas e pouco, é tempo normal na maioria dos filmes daqui.
      Ainda está nos cinemas japoneses, quem sabe breve sai no exterior, ainda mais que o fandom do Snow Man (grupo que o Ren Meguro pertence) é grande fora daqui.
      O light novel ainda está em andamento, bem como a versão mangá, de repente vai que tem uma sequencia?
      Abraços!!

      Delete

Post a Comment