Os Dez Mais da Autora - Artistas de J-Pop que muita gente precisa conhecer...

Ao mesmo tempo que fico contente que gente mais nova (bem mais nova, vamos dizer a verdade) começa a conhecer mais a fundo os artistas de j-pop dos anos 90 em diante - mesmo sendo via tique-toque, inclusive a cantora e compositora Kohmi Hirose ganhou até prêmio do aplicativo por causa de sua música "Romance no Kamisama" ter viralizado pra caramba -, eu fico decepcionada, especialmente quando assisto programas musicais como Music Station e CDTV Live Live, onde comparecem muitos artistas e têm aqueles que, quando passa o VTR ficam com cara de paisagem, enquanto a maioria só está faltando fazer a coreografia de tão animada que fica (Perfume, Snow Man e SixTONES por exemplo, ficam numa animação que até fazem a coreografia no meio).

Depois do final de semana que passou em que vi nos stories do Instagram uma gafe tão grande, mas tão grande que, depois de eu ter mandado DM, a pessoa apagou (mas aposto que muita gente deve ter feito print). Aí que surgiu essa idéia desta postagem, porque tem gente que gosta de j-pop mas não conhece os artistas veteranos (e tem preguiça de correr atrás, e olha que tem muito artista que botou a discografia completa no Spotify).

1. Mr.Children: A banda tem 31 anos de carreira bem consolidada, possui fãs de todas as faixas etárias, músicas de temas variados... mas ainda existem pessoas que nunca ouviram falar desta banda! E quem conheceu a banda por causa de "HANABI", tá mais que na hora de ouvir o resto. A discografia completa tem no Spotify e não tem desculpa pra não ouvir. Daí vai entender porque a banda consegue agradar pessoas de faixas etárias diversas.

2. SPITZ: Assim como Mr.Children, a banda também passou dos 30 anos de carreira, possui uma boa discografia, e o estilo musical agrada mais a ala universitária, mas também de diversas faixas etárias. Claro que muita gente conhece a banda por causa das músicas "Cherry", "Robinson", "Maho no Kotoba", e ainda mais recentemente por causa do dorama "silent" (em que as insert songs foram da banda SPITZ) e também por terem feito a música de encerramento do anime movie da série "Meitantei Conan". O estilo college music continua firme e forte, ainda bem.

3. Southern All Stars: A banda completa 45 anos de carreira, apesar de estarem em hiato desde 2020 (um dos motivos é que o baterista Hiroshi Matsuda está em tratamento médico), muita gente conhece a maioria das músicas - desde a primeira, "Katte ni Sindbad" até o megahit "Tsunami". O estilo da banda varia muito - desde ritmos latinos, passando por rock, baladas e até mistura de rap com bahasa indonesia. Sem contar os picos de irreverência nos shows por conta do líder, compositor e vocalista Keisuke Kuwata, que mesmo aos 67 anos, ainda tem muito fôlego pela frente, tanto que ele ultimamente faz show solo e até faz participação especial nos shows da esposa e tecladista da banda, Yuko Hara.

4. Official Higedandism: Apesar de muita gente, incluindo eu, ter conhecido a banda por causa de "Pretender" (tema do filme "Confidenceman JP - Romance Hen"), a banda está na ativa desde 2015. Até o vocalista e compositor Satoshi Fujihara se recuperar da operação que teve que fazer para retirar um polipo na garganta, a banda está em pausa, mas antes já botaram três músicas no ar pra ninguém esquecer deles, o que é impossível, porque todo programa musical, muita gente faz questão de lembrar pelo menos uma ou duas músicas deles.

5. Mrs. GREEN APPLE: Carinhosamente chamado de "Misezu" (por causa da pronúncia em japonês de Mrs.), a banda tem dez anos de carreira, mas ficaram mais conhecidos recentemente depois de terem retornado de um hiato de dois anos e como trio (antes, eles eram um quinteto), e também por causa do sucesso da música "Attitude" em 2019 (antes do hiato) que posteriormente Kazunari Ninomiya (maior fã da banda e amigo do vocalista Motoki Omori) fez cover dela, e "Soranji" (que foi composta especialmente para o filme "Lagery yori ai o Komete ~ From Siberia With Love", a pedido do Ninomiya, que protagonizava o filme com Keiko Kitagawa).

6. Yuuri: Nunca neguei que comecei a ouvir por causa de "Dryflower", e se deixar continuo ouvindo até hoje. Claro que ele também possui muitas músicas excelentes, que valem a pena ouvir muitas vezes, por exemplo, todas as músicas do primeiro álbum. E como recentemente ele lançou o segundo álbum, já está nos streamings e também na lista da Oricon e Billboard.

7. DISH// : Outra banda que a gente descobre por acaso por causa de uma música que toca direto nas rádios e fica surpresa que a banda liderada por Takumi Kitamura (que nas horas vagas é ator renomado) está na estrada desde 2011!!! Claro que muita gente (e eu inclusa) descobriu a banda por causa da música "Neko", composta por Aimyon e usada como tema do dorama do mesmo nome em 2020, mas na versão The First Take, que foi estrondoso sucesso e a partir daí a banda passou a ter maior visibilidade. O estilo da banda é pop-rock, com jeito de indie band, agradável de ouvir.

8. Masaki Suda: Muita gente conhece ele como ator, mas por causa de ter interpretado Hide, líder da banda GReeeeN no filme "Kiseki", em 2017, passou a investir na carreira musical. Embora a discografia seja bem esporádica, todas as músicas estão nas plataformas digitais, inclusive fazendo parcerias musicais com Kenshi Yonezu, Creepy Nuts, Kenta Kiriyama, Renn Kiriyama, Huwie Ishizaki, Tomoya Nakamura, OKAMOTO'S e RADWIMPS. O estilo de Suda varia de pop passando por folk-rock e dance music.

9. Vaundy: Ainda no colegial, ele começou no YT com a música "pain", mas ficou mais conhecido com a música "Tokyo Flash" em 2020. Vaundy compõe e produz as músicas, que variam do pop tradicional, passando por estilo vocaloid, dance music e electronic pop. Embora seus singles não atinjam o topo das paradas, as músicas são bem-recebidas no uso de temas de anime ("Chainsaw Man", "Ousama Ranking", entre outros), e as parcerias conhecidas - com as cantoras Aimer, Lilas Ikuta e milet, e com o cantor/ator Masaki Suda.

10. Gen Hoshino: Enquanto uma metade conhece Hoshino pelas atuações e outra metade conheceu por causa de "Koi" (tema de encerramento do dorama "Nigeru wa Hajidaga yatsu ni tatsu", que atuou com Yui Aragaki), pouquíssima gente sabe que bem antes do megasucesso de "Koi", Hoshino era membro da banda SAKEROCK, que fazia música instrumental (para quem não sabia, eles foram responsáveis pela parte instrumental do filme "Kiiroi no Namida"). O estilo musical de Hoshino é bem mais voltado ao pop, com baladas dançantes e folk-rock. Uma das músicas mais recentes - "kigeki" (ou "comedy") foi tema de encerramento da primeira temporada do anime "SPY X FAMILY".

Bônus:


SEKAI NO OWARI: Quarteto formado por Fukase, Nakajin, Saori e DJ LOVE, a banda faz sucesso até no Exterior, com o estilo que mistura rock, pop, electromusic e diversos ritmos, e existe desde 2005, mas grande reconhecimento mesmo foi em 2010 como banda indie. O forte da banda, além das músicas com ritmos bem experimentais (com muito uso de sintetizadores e outros efeitos eletrônicos), são as performances por conta do vocalista e compositor Fukase.

Tem mais? Vocês nem imaginam a lista quilométrica de artistas famosos de j-pop, desde que tudo era mato. Existem aqueles one-hit wonders mas que fazem sucesso até hoje, existiram aqueles que fizeram grande sucesso em determinada época e agora estão quase esquecidos, mas acabam sendo ressucitados graças aos aplicativos de redes sociais como o Tik-Tok ou em programas musicais de revival que volta e meia são transmitidos aqui no Japão.

Ain, mas o meu grupo favorito não tem no Spotify blablabla 

Existem artistas que, se não colocam nos agregadores de música, como Spotify, Apple Music, amazon music etc., eles colocam no You Tube, mesmo sendo YT Edit que é um pouquinho mais curto, mas melhor do que nada. Ou então, procurem na internet, não é assim que vocês fazem pra procurar música de outros gêneros que a autora não gosta? Então...

Lembrando aos leitores que os artistas apresentados nesta lista, possuem TODA a discografia no Spotify, então não tem desculpa. Em uma outra oportunidade, farei a lista das Dez Mais Artistas de J-Pop a ala feminina, porque existem muitas cantoras e idol groups atuais que são mil vezes melhores que essas girl-groups que fazem cara de paisagem em todos os programas musicais que são convidadas.

Imagens: King and Prince Official Twitter (cuja foto dos bastidores do Kaito e Ren junto com os sempais do 20th Century no programa Music Station gerou uma gafe enorme de quem repostou nos stories do Instagram), sites oficiais do Mr.Children, SPITZ, Southern All Stars, Official Hige Dan Dism, Yuuri, DISH// (via Stardust Office), Masaki Suda (Top Coat Office), Vaundy, Gen Hoshino, Sekai no Owari.

Comments

  1. Adoro seus posts indicando coisas, series, música, filme e cia... Eu costumo conhecer muita gente pelo tiktok e por causa de anime. As vezes eu gosto do anime, somente pela música de abertura ou encerramento e as mais batidas do tiktok viram minhas preferidas. Sou muita grata por esses meios de viralização, ainda que duvidosos.

    Eu não conheço bandas japonesas, ainda que eu conheça sim e ouça, só não tem nenhuma que eu posso dizer que acompanhe e saiba nome dos integrantes, tal como eu sei no kpop, por exemplo. Mas seu post cheio de bandas com mais de 30 anos me fez ficar pensativa, feliz e triste ao mesmo tempo. Lembrei do grupo Kalafina que eu fui muito obcecada por um breve tempo, pois conheci elas no ano em que elas se separaram. Assisti todos os shows possiveis no youtube e vire e mexe eu paro pra ouvir elas. Acho que eu conheci elas, logo depois de ter conhecido Perfume, que amo muito. De resto, eu acabo acompanhando somente a nivel de músicas, não de trajetória e tudo mais.

    Vou buscar ouvir suas indicações, pois sempre gosto de conhecer e me agrado fácil com música japonesa em geral. No mais, eu costumo ouvir bastante Toru Kitajima (TK de Ling Tosite Sigure) e conheço novos nomes no youtube da The First Take. Esse é todo o meu conhecimento kkkk

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Lana.
      Sabe que muita gente enveredou no mundo do j-pop por causa de anime. Conheci gente que é fã de tal banda ou grupo por causa disso.

      Eu ouvia música japonesa ainda na faculdade, por causa dos intercambistas que vinham de Nara por que a univesidade oferecia cursos para eles (e também porque a cidade onde ficava a universidade era vinculada à cidade de Tenri, em Nara), e trouxeram na mala um monte de fita cassete só de j-pop que eles ouviam (lembrando que eu sou anos 80, então era inevitável a gente ficar ouvindo as músicas das idols como Seiko Matsuda, Akina Nakamori e outras que foram one-hit wonder, e bandas como Checkers e Southern All Stars).

      Mas meu gosto pelo j-pop ficou mais forte realmente quando vim parar aqui, pois dividia a casa com mais três meninas que ficavam ouvindo j-pop o tempo todo (lembrando que em 1998 internet era pra poucos), do tempo que a gente alugava CDs de baciada pra gravar e ouvir ad infinitum. E solidificou de vez quando fui morar junto com namorido que ele conhecia um monte de bandas e artistas de j-pop, e no fim eu que indico pra ele XD

      Como eu ouço e acompanho muitos grupos e artistas, eu procuro correr atrás para saber mais. Existem aqueles que gosto de uma música ou outra, mas tem artista que acompanho direto, com direito a entrada no fã-clube oficial dele.

      Perfume é uma das girl groups que eu adoro, conheci elas bem no comecinho, quando elas lançaram "Chocolate Disco". E hoje elas fazem sucesso na Europa, tanto que recentemente estiveram na Inglaterra e na Espanha (no famoso Primavera Sound, ainda bem que elas conseguiram fazer a apresentação antes que viesse a tempestade que cancelaram o resto do festival). E outra: elas interagem com todo mundo, e nos programas musicais, elas só faltam entrar no meio da coreografia de tão animadas que ficam quando aparecem os artistas.

      Muita gente conheceu os artistas pelo projeto do The First Take - a banda DISH// foi uma delas. Outro grupo que ninguém nunca iria imaginar estar nesse projeto era o SixTONES, e eles já apresentaram duas vezes (aliás, indico esse grupo, por mais que eles sejam idol group, o estilo musical deles é outro nível, e eles tem canal no YT).

      Mas existem artistas do j-pop que fazem sucesso hoje que começaram no YT, como o Yuuri por exemplo. E hoje ele é um dos artistas mais bem-sucedidos na música.

      Abraços.

      Delete

Post a Comment