[Cine-Pipoca] "Revolver Lily" (2023)

Sinopse: Tóquio, 1924. Um ano depois do Grande Terremoto de Kanto, o bairro boêmio de Tamanoi, no distrito de Sumida está em reconstrução. A proprietária do Cafe Rumble, Yuri Osone, fica sabendo da notícia que seu velho conhecido, Kunimatsu Tsutsui, está sendo acusado de assassinato. Yuri vai até a residência de Kunimatsu, situada em Chichibu e encontra a casa carbonizada com vestígios de bala.

Ao retornar de trem para Tóquio, presencia homens do Exército intimidando um garoto. Sem hesitar, Yuri resgata o garoto e foge com ele. Ela acaba descobrindo que o garoto é filho de Kinya Hosomi, e sabe de muita coisa a respeito de Kunimatsu. Shinta Hosomi também traz um grande segredo e o pai pediu para que fosse até Tamanoi pedir ajuda para Yuri Osone.

Munida de um revólver Smith & Wesson 1917, Yuri possui boa pontaria que acerta os órgãos vitais de quem a enfrentar, bem como luta corporal. Quem seria Yuri Osone, afinal?

Yuri solicita ajuda ao advogado e frequentador assíduo do café, Yoshiaki Iwami, a respeito de Shinta. Iwami descobre que o pai de Shinta possui um grande segredo de Estado e se cair nas mãos do Exército, pode ter consequências maiores. A saída foi Iwami pedir ajuda à Marinha, com o Capitão Isoroku Yamamoto, que alerta que não vai ser tarefa fácil.

Na densa neblina que cai em Hibiya, Osone e Shinta caminham sabendo que enfrentarão uma árdua batalha com o Exército.

(Resumo do panfleto e no site oficial do filme.)

Ficha Técnica: Direção: Isao Yukisada. Baseado no livro do mesmo nome de Kyo Nagaura (Kodansha Bunko). Produtor e planejamento: Muneyuki Kii. Produtor executivo: Kazutoshi Wadakura. Produtores: Daisuke Takahashi, Kouta Ishizuka e Mihoko Mizohata. Roteiro: Tatsuo Kobayashi. Música: Yoshihiro Hanno. Fotografia: Keisuke Imamura. Diretor de arte: Takeshi Shimizu. Iluminação: Yuuki Nakamura. Som: Hiroki Ito. Edição: Tsuyoshi Imai. Supervisor de Efeitos Visuais: Katsuro Onoe. Coordenador de dublês: Keiya Tabuchi (Gocoo). Direção de figurino: Kazuko Kurosawa. Hair Designer: Ryouji Inagaki. Efeitos sonoros (armamento): Kikuo Noutomi. Adviser em armamentos: Ryouma Muto (Muto Tactiical Service). 

Elenco: Haruka Ayase (Yuri Osone), Hiroki Hasegawa (Yoshiaki Iwami), Jinsei Hamura (Shinta Hosomi), Jesse (Josef Kiyochika Tsumura), Shishido Kavka (Naka), Kotone Furukawa (Kotoko), Hiroya Shimizu (Nanshi), Jiro Sato (Hiraoka), Mitsuru Fukikoshi (Uemura), Asahi Uchida (Mishima), Itsuji Itao (Ozawa), Isao Hashizume (Tatsukichi Masumizu), Renji Ishibashi (Kunimatsu Tsutsui), Sadawo Abe (Isoroku Yamamoto), Mansai Nomura (Takita), Etsushi Toyokawa (Kinya Hosomi), Ryuhei Suzuki (Assassino X).

Lançado nos cinemas no dia 11 de agosto de 2023. Distribuidora: Phantom Films/Toho.

A história é ambientada quase no final da Era Taisho (1912~1926), um ano após o Grande Terremoto de Kanto (1 de setembro de 1923). Embora fosse uma era em que a democracia estava emergindo, a Era Taisho ficou mais conhecia no âmbito social e cultural, onde a população estava usando mais roupas ocidentalizadas, como ternos e vestidos (as mulheres que eram mais fashion, eram chamadas de Modern Girls ou Moga), ouviam música pelo rádio e gramofone, e a introdução da culinária ocidental, muitas vezes combinando com a comida japonesa. 

O livro "Revolver Lily", escrito por Kyo Nagaura, foi publicado em 2016 pela Kodansha Bunko e ganhou o prêmio Haruhiko Oyabu em sua 19a. edição. 

O anúncio da adaptação do livro para o cinema deu-se na segunda quinzena de fevereiro de 2023, mas o diretor Isao Yukisada não tinha informado quem iria protagonizar a "dark heroine" da história. Foi somente no dia 28 do mesmo mês que apresentaram os atores que iriam interpretar os personagens principais - Haruka Ayase (Yuri Osone), Hiroki Hasegawa (Yoshiaki Iwami) e Jinsei Hamura (Shinta Hosomi). E posteriormente, no mesmo dia mesmo, o restante do elenco.

A história é fictícia, embora somente um personagem realmente existiu - o Capitão da Marinha Isoroku Yamamoto. Yuri Osone é uma modern girl dos anos 20, proprietária de um café no centro boêmio de Tamanoi, Tóquio, que acaba salvando um garoto que estava procurando por sua ajuda, pois trazia um grande segredo de Estado, e acabam enfrentando o Exército - que era responsável por vários assassinatos.

Não esperem romance, porque é tiroteio, pancadaria e explosões do início ao fim, e todo mundo quer que a heroína saia viva nesta história e termine ficando com o advogado Iwami, pois as atrocidades que o Exército cometeu, é de revoltar qualquer um.


(Lembrando que o filme é pura ficção. Qualquer semelhança é mera coincidência.)

Personagens Principais:

- Yuri Osone (Haruka Ayase): Proprietária do Cafe Rumble, no bairro boêmio de Tamanoi, Império de Tóquio. Elegante e sofisticada, mas fria, no passado, era uma espiã lendária em Taiwan, conhecida por ter matado 57 pessoas. É uma exímia lutadora e mira, e acabou pagando um preço muito alto por isso. Possui um revólver Smith & Wesson 1917.

- Yoshiaki Iwami (Hiroki Hasegawa): Advogado de grande reputação e coragem e frequentador assíduo do Cafe Rumble, mais por gostar de Yuri. Quando descobre o segredo que Shinta Hosomi carrega, trata de proteger Yuri e o garoto a qualquer custo. Tem influência na Marinha pois serviu por um bom tempo antes de entrar na advocacia.

- Shinta Hosomi (Jinsei Hamura): Filho de Kinya Hosomi, foi o único sobrevivente da família após o Exército assassinar todos os membros. Carrega além da arma - um Beretta 1915, dada pelo pai -, o segredo que se cair nas mãos do Exército, pode desencadear danos maiores. A pedido de Kinya, Shinta foge à procura de Yuri Osone. Tem um problema de nascença na perna esquerda.

Cafe Rumble: Situado em Tamanoi, no distrito de Sumida, Tóquio, era um lugar onde os frequentadores iam beber e ouvir música. A maioria desses cafés, era ponto de prostituição no bairro, que era conhecido na Era Taisho.

- Tatsukichi Masumizu (Isao Hashizume): Era da média patente do Exército, agora aposentado. É ele quem revela o segredo de Kinya Hosomi para Iwami. Costuma frequentar o café Rumble escondido.

- Naka (Shishido Kavka): Nascida na China, tornou-se ajudante e braço direito de Yuri Osone nos tempos de Taiwan. Ao mudar para o Japão, gerencia o café e ajuda Yuri no que precisar. Possui um rifle Winchester 1894 e um par de pistolas Mauser C96.

- Kotoko (Kotone Furukawa): Funcionária do café. Mente a idade (na verdade tem 17 anos) para poder trabalhar em outras funções, como atrair os homens para o estabelecimento devido ao seu jeito infantil. Possui uma escopeta dupla calibre 12.

Pessoas relacionadas a Shinta Hosomi:

- Kinya Hosomi (Etsushi Toyokawa): Pai de Shinta. Era negociante e tinha relação com o Exército. Por ter segredo de Estado envolvendo o Exército, sua família e empregados acabaram sendo sacrificados. Confia ao filho a arma e documentos importantes.

- Kunimatsu Tsutsui (Reiji Ishibashi): Ex-funcionário de Kinya Hosomi, vivia em uma casa no meio da floresta de Chichibu, com seu cachorro Rupa. Foi nessa residência que Shinta vai procurar ajuda e reencontra o pai, que estava sendo procurado pelo Exército.

Pessoas relacionadas a Yuri Osone:

- Takita (Mansai Nomura): Alfaiate e proprietário da Alfaiataria Takita. Era um antigo conhecido de Yuri e Kanzo Mizuno. Takita é quem confecciona os vestidos e trajes de Yuri, incluindo um vestido branco com motivos de lírios que ela usou na batalha de Hibiya.

- Uemura (Mitsuru Fukikoshi): Era subordinado de Yuri Osone em Taiwan, atualmente é Ministro da Segurança Pública. Ele quem revela a Iwami sobre o passado de Yuri.

- Nanshi (Hiroya Shimizu): Figura enigmática que persegue Yuri. Fazia parte da Agência Shidehara.

Exército:

- Coronel Ozawa (Itsuji Itao): Capitão do Exército e tem Uemura e Tsumura como subordinados. Usa de extrema violência para pressioná-los.

- Tenente Mishima (Asahi Uchida): Subordinado de Ozawa e Tsumura.

- Capitão Josef Kiyochika Tsumura (Jesse): Vindo da Sibéria, mestiço de alemão e japonês, segue ordens do Coronel Ozawa em capturar Shinta Hosomi usando todos os métodos possíveis. Costuma pedir aos seus subordinados em fazer o trabalho.

Outros:

- Coronel da Marinha Isoroku Yamamoto (Sadawo Abe): Foi sênior de Yoshiaki Iwami. Quando este pede ajuda à Marinha para proteger Hosomi, Yamamoto já avisa que não será tarefa fácil, por causa do Exército.

- Hiraoka (Jiro Sato): Da quinta geração da família que trabalha com exportação, é um dos frequentadores do Cafe Rumble e costuma conversar com Yuri. Possui também o lado obscuro, daqueles que você não sabe de que lado realmente ele está. Sua famosa frase: "Sou aquele em que pode confiar".

Pequeno Glossário de Termos, Fatos e Lugares mencionados no filme:

- Agência Shidehara: Situado em Taiwan, era uma academia em que se treinavam espiões de alta qualidade. No livro, a agência era vinculada ao exército e financiada por Kanzo Mizuno, e nome vem do sobrenome de um médico conhecido. Na realidade, na era Taisho, existiu mesmo uma pessoa de sobrenome Shidehara, o famoso diplomata Kijuro Shidehara (que em 1924 tornou-se Ministro das Relações Exteriores, e posteriormente Primeiro-Ministro em 1945). O autor, Kyo Nagaura, criou o nome da agência em homenagem ao ex-Primeiro-Ministro.

- O Grande Terremoto de Kanto: Fato real ocorrido no dia 1 de setembro de 1923 (Era Taisho 12), faltando dois minutos para o meio-dia, afetando fortemente as cidades de Tóquio, Kawasaki e Yokohama, matando 105.385 pessoas e destruindo cerca de 293.387 casas (dados informados pelo Centro de Prevenção de Desastres).

- Ministério dos Assuntos Internos: Organização governamental que era vinculada à Polícia que tratava de assuntos internos, eleições, etc. Estabelecido em 1873 (Era Meiji 6), foi abolida em 1947 (Era Showa 22).

- Marinha: Durante o Xogunato Tokugawa, a Marinha servia para defender a costa do Japão. Após a restauração da Era Meiji, a Marinha passou a ser um departamento militar independente, mas vinculado à Guarda Marinha Imperial, sendo comandada pelo Imperador. Foi abolido em novembro de 1945.

- "Vanishing": Ou "desaparecido". Termo criado para o filme, seria um contrato especial que tem que ser renovado anualmente. É uma gíria para um sistema fictício no qual o depósito bancário desaparece caso a senha não seja renovada em um ano. Nagaura baseou-se numa história que era contada na Rússia na época do czarismo em que consistia num pacto secreto entre a aristocracia russa na movimentação de fortunas.

- Isoroku Yamamoto: Único personagem que realmente existiu na história de "Revolver Lily". Nascido em Nagaoka, província de Niigata, Yamamoto foi quem comandou o ataque em Pearl Harbor em 1941.

- Exército: Exercia defesa em terra, e durante a Restauração da Era Meiji, era diretamente comandado pelo Imperador e agia em cooperação com a Marinha. Foi abolido em novembro de 1945.

- Tamanoi: Antes da Segunda Guerra Mundial, existiu um bairro boêmio e de prostituição situado no lado leste do Rio Sumida em Terashima-cho, no antigo distrito de Mukojima. Devido a Lei Anti-Prostituição em 1958, o bairro foi extinto. Um dos famosos escritores da Era Taisho, Kafu Nagai, costumava frequentar o bairro, e o enredo do livro "Bokuto Kitan" (ou "Uma História Excêntrica do Leste do Rio") foi baseado lá.

Trivias e Curiosidades:


- Ryouma Muto, que coordenou as cenas de tiro, é proprietário da agência MUTO TACTIICAL SERVICE, que trabalha e coordena com filmes e doramas que envolvem armamentos. Um dos trabalhos mais recentes da agência é o dorama "VIVANT".

- Kazuko Kurosawa, responsável pelo figurino, é filha do cineasta Akira Kurosawa. Kazuko foi responsável de figurino e vestuário de diversos filmes, a maioria filmes históricos, como "Zatoichi", "Shinobu no Kuni", "Dororo", taiga doramas como "Kunshi Kanbe", "Segodon", "Kirin ga kuru", e do cotidiano como "Toto Nee-chan", "Soshite Chichi ni Naru", "Manbiki Kazoku" e " Masquarade Hotel".

- Kurosawa baseou-se no figurino norte-americano e europeu do anos 20, as "flapper girls", cujo modo de vida era mal-visto na sociedade da época para as garotas - vestidos até o joelho, cabelo curto, maquiagem excessiva, ouviam jazz, fumavam e bebiam em público, tinham uma vida mais independente.

Evento da estréia do filme, dia 11 de agosto de 2023. Da esquerda para direita: Hiroya Shimizu, Shishido Kavka, o diretor Isao Yukisada, Hiroki Hasegawa, Haruka Ayase, Jinsei Hamura, Kotone Furukawa e Jesse.

- O diretor Isao Yukisada é conhecido por filmes como "GO", "Sekai no Chuushin de, Ai o Sakebu", "Pink and Gray", "Narratage", "River's Edge", "Kyuuso wa Cheese no Yume o Miru".

- É a terceira vez que Haruka Ayase e Hiroki Hasegawa atuam juntos - as outras duas vezes foram no taiga dorama "Yae no Sakura" e no filme "Hai, Oyogemasen".

- Hasegawa começou no teatro em 2002. Na TV e cinema, atuou em personagens menores. Ganhou o prêmio de ator revelação na 35a. edição do Nihon Academy pelo filme "Second Virgin" (pelo mesmo personagem que havia atuado no dorama no ano anterior, 2010). De melhor ator, foi em 2016, na 40a. edição do Nihon Academy por "Shin Godzilla". Seu pai era professor de arquitetura na Universidade de Arte de Musashino, Takashi Hasegawa.

- Haruka Ayase, nascida em Hiroshima, debutou como atriz na série "Shonen Kindaichi no Jikenbo" (em 2002, com Jun Matsumoto), mas ficou conhecida na série "Sekai no Chuushin de, Ai o Sakebu" (na versão dorama) e em "Hotaru no Hikaru" (as duas temporadas mais o filme). É considerada uma das melhores atrizes da atualidade. Por ser de Hiroshima, desde 2010 Ayase faz um documentário especial junto ao noticiário da TBS NEWS 23 sobre as consequências da Segunda Guerra.

- Jinsei Hamura, que interpreta Shinta Hosomi, é membro do subgrupo de Juniores, o Go Go Kids. Seus trabalhos anteriores foram nos doramas "Ore no ie o Hanasu" e "Night Doctor". É seu primeiro trabalho em filme.

- Jesse é mais conhecido por ser membro do grupo SixTONES. Raramente atua em doramas (geralmente ele co-atua ou faz participação especial) e um dos seus trabalhos de destaque foi a dublagem de Alfonso (o elefante) na animação "SING the Next Stage" e na versão filme da série "TOKYO MER" com o ator Ryohei Suzuki.

- Shishido Kavka é o nome artístico de Yuna Shishido. Nascida no México, morou até os cinco anos, quando os pais voltaram ao Japão. Morou dois anos na Argentina, era fluente em espanhol. Seu nome artístico Kavka foi sugerido por seu editor, Junpei Watanabe, porque ela sempre vestia-se de preto como um corvo. Kavka é a tradução checa para uma espécie de corvo. Ela é mais conhecida como baterista e musicista (tanto que sua HP oficial é mais trabalho como baterista). Seu primeiro trabalho como atriz foi no dorama "First Class" em 2014.

- Kotone Furukawa começou a carreira artística aos 22 anos, fazendo um capítulo no dorama "Gibo to Musume no Blues" (protagonizada pela Haruka Ayase). Um dos motivos de ter ingressado na carreira artística, foi a influência da atriz Hikaru Mitsushima (foi por causa de Hikaru que Kotone quis entrar na mesma agência que ela) e do ator Eddy Redmayne. É formada em psicologia na Rikkyo University.

- O rapper Afro, da dupla MOROHA, faz uma pequena aparição como o vendedor de furin (sinos de vidro comuns no verão). O diretor Isao Yukisada havia dirigido um dos PVs da dupla, "Kakumei".

- O ator Ryohei Suzuki faz uma rápida aparição no filme. O anúncio havia sido feito no dia do lançamento no site oficial.

- Para quem não sabe, Lily em inglês, é lírio (que é yuri em japonês). Tanto que o vestido branco de Yuri tem detalhes da flor.

- As locações foram feitas em Shizuoka, Saitama, Ibaraki, Gunma, Mie e Kanagawa. A parte de Hibiya foi em Gunma, no 21 Seki no Mori, na cidade de Numata, com uso de efeitos visuais.

Imagens: do site oficial do filme, Twitter oficial, oricon, crank up, tokyo josei eigabu.

Comments