[Cine-Pipoca] Analog (2023)

Sinopse: Satoru é um arquiteto que costuma fazer projetos usando lápis. Miyuki é uma jovem misteriosa que não usa celular. Um dia, os dois se encontram na cafeteria Piano, e combinam de se encontrarem na cafeteria todas as quintas-feiras, cinco horas da tarde. Um dia, Miyuki não aparece no dia e hora marcado no local, assim como nas semanas seguintes. Ninguém sabe do paradeiro da jovem, que na verdade guarda um segredo do passado.

(Resumo do site oficial do filme.)

Ficha Técnica: Direção: Hideta Takahata. Roteiro: Takehiko Minato. Baseado no livro original de Beat Takeshi. Produção: Youko Ide, Masaru Inagaki, Yuto Nagashio. Produtor Executivo: Masao Teshima e Taichi Ueda. Música: Takahito Uchisawa. Música inspirada em "With" de Lilas Ikuta (Sony Music Entertrainment). Produtor musical: Shin Yasui. Fotografia: Yoko Itakura. Iluminação: Koji Tanimoto. Vestuário: Mieko Ito. Distribuidora: Asmik Ace e Toho.

Elenco: Kazunari Ninomiya (Satoru Mizushima), Haru (Miyuki Miharu), Kenta Kiritani (Junichi Takaki), Kenta Hamano (Yoshio Yamashita), Joichiro Fujiwara (Hiroya Shimada), Miki Sakai (Yoko Asai), Mariko Tsutsui (Junko Shiina), Daisuke Miyagawa (Toshikazu Takahashi), Aimi Satsukawa (Kaori Yamashita), Kosuke Suzuki (Shuzo Iwamoto), Yuka Itaya (Kazumi Yoshida), Keiko Takahashi (Reiko Mizushima), Lily Franky (Master Tamiya).

Entrou em cartaz nos cinemas em todo o Japão no dia 6 de outubro de 2023.

Pouca gente sabe que o ator, diretor e comediante Beat Takeshi (nome artístico de Takeshi Kitano) também tem o lado artista (as pinturas que estão no filme "Hana-Bi" são da autoria dele) e o lado escritor (ele possui diversos títulos, a maioria comédia). "Analog", que é seu primeiro romance, foi publicado em 2017 (e republicado em junho deste ano devido a repercussão do filme), e trata de uma história de amor entre um arquiteto e uma misteriosa mulher que sempre se encontram no dia e horário marcado em uma cafeteria, já que a jovem não possui telefone celular.

O enredo aborda sobre como conhecer pessoas e manter contato sem o uso da tecnologia moderna, como sempre encontrar pessoalmente, mas muitas vezes a falta de contato pode causar muitas interpretações errôneas.

O anúncio da versão filme foi feita na segunda quinzena de fevereiro, tendo como protagonistas Kazunari Ninomiya, como Satoru, e Haru, como a Miyuki. O restante do elenco foi sendo anunciado aos poucos, como Kiritani, Hamano e Fujiwara.

O filme seria uma história de amor bem simples e bem puro, no estilo marcar um encontro em tal lugar no dia e horário combinado, passeios e conversas em lugares mais calmos, como à beira da praia ou num jardim. Muitas vezes, num mundo em que todo mundo depende do celular para qualquer coisa, conhecer alguém pessoalmente sem uso de aplicativos, é algo que sentimos falta hoje em dia.

Personagens Principais:

- Satoru Mizushima (Kazunari Ninomiya): Arquiteto e designer de interiores que faz os projetos tudo manualmente. Mora sozinho, e visita semanalmente sua mãe que está no hospital devido a uma longa enfermidade. 

- Miyuki Miharu (Haru): Uma jovem que frequenta o café Piano e por acaso conhece Satoru quando este foi na cafeteria somente para relaxar. Miyuki trabalha com produtos de decoração estilo europeu e não possui celular. 

Demais Personagens:

Kenta Kiritani, Kenta Hamano, Lily Franky, Yuka Itaya e Keiko Takahashi.

Joichiro Fujiwara, Kosuke Suzuki, Miki Sakai, Mariko Tsutsui, Daisuke Miyagawa e Aimi Satsugawa.

- Junichi Takaki (Kenta Kiritani): Amigo de Satoru desde o fundamental. Ainda solteiro. Anda sempre com Yoshio Yamashita.

- Yoshio Yamashita (Kenta Hamano): Amigo de Satoru desde o fundamenteal, junto com Junichi, que costumam sair juntos. Casado com Kaori e tem uma filha.

- Hiroya Shimada (Joichiro Fujiwara): Colega de Satoru na empresa cuja filial fica em Osaka.

- Yoko Asai (Miki Sakai): Médica responsável pelo tratamento de Reiko Mizushima, mãe de Satoru.

- Junko Shiina (Mariko Tsutsui): Dona do restaurante italiano em que Satoru ficou responsável pelo design.

- Toshikazu Takahashi (Daisuke Miyagawa): Superior de Shimada no escritório da filial de Osaka.

- Kaori Yamashita (Aimi Satsugawa): Esposa de Yoshio.

- Shuzo Iwamoto (Kosuke Suzuki): Chefe de Satoru.

- Kazumi Yoshida (Yuka Itaya): Irmã mais velha de Miyuki.

- Reiko Mizushima (Keiko Takahashi): Mãe de Satoru, que está internada devido ao tratamento de uma longa enfermidade.

- Master Tamiya (Lily Franky): Barista e gerente do café Piano.

Trivia e Curiosidades:

- Quem ver a filmografia de Ninomiya, ele não tinha nenhum trabalho em que ele protagonizava uma história de amor (no máximo já tinha família formada). "Analog" seria o primeiro trabalho nesse estilo.

- É a segunda vez que Ninomiya trabalha com Beat Takeshi. A primeira vez, foi no especial "Akamedaka" em 2015, pela TBS.

- Todo mundo sabe que Ninomiya é canhoto para quase tudo, menos para escrever e tocar violão, mas no filme, em algumas cenas em que confecciona as maquetes, comer e cozinhar, faz com a mão esquerda.

- Haru atua desde 2004, mas ela começou a ganhar mais notoriedade quando atuou no dorama e filme "Koizora", na série "BORDER" (com Shun Oguri) e no asadora "Asa ga kita" (2015, onde interpretou a protagonista Asa Shiraoka). Recentemente emendou um trabalho atrás do outro - "Utsukushii Uso, Yasashii Yami", "Mirai e no 10 Count", "Mahou no Renobe", "Watashi no Oyome-kun" e "Kocchi muite yo Mukai-kun".

- Coincidência - Ninomiya e Haru nasceram no mesmo dia e mês (17 de junho).

- Kenta Hamano era trumpetista da banda SAKEROCK, de onde estava também o cantor, compositor e ator Gen Hoshino. Muitas vezes atua em doramas e filmes como coadjuvante, como em "BORDER" e no recente "Keibuho Daimajin".

- Kenta Kiritani atua desde 2002, e por ter 181cm de altura, geralmente atua em filmes de ação (como em "ROOKIES") ou policial ou de época, como no taiga dorama "Ryomaden" (2008). Por ter interpretado um cantor de rap em "BECK" e em uma banda de rock em "Too Young to Die", acabou gravando um single "Umi no Koe" por causa de seu personagem na série de comerciais da companhia au-KDDI, como o famoso Taro Urashima.

- Joichiro Fujiwara é membro do grupo idol Naniwa Danshi. Entrou na Agência aos 8 anos de idade e até hoje é o membro que levou quase dezoito anos para debutar em um grupo. É responsável pela parte de esquetes humorísticos em shows. Fã de baseball, sempre aparece usando uniforme dos times, especialmente do Orix Buffaloes, do qual é torcedor. Seu trabalho mais recente foi no dorama "Pending Train".

- Daisuke Miyagawa é comediante da agência Yoshimoto Kogyo. É bem conhecido no programa "Sekai no Hate Made ItteQ" e apresenta desde 2009 o programa de culinária regional "Manten Aozora Restaurant".

- Ninomiya, Miyagawa e Lily Franky atuaram no mesmo especial de Beat Takeshi, "Akamedaka".

- Parte das locações foram feitas em Tóquio (onde fica a cafeteria), Osaka (onde aparece o prédio da empresa Keihin), Kanagawa (Chigasaki e Oiso, lugares onde Satoru e Miyuki vão andar na praia) e Chiba (Minami Boso, onde foi feita a foto de um dos panfletos, e Futtsu, onde fica a nova residência de Satoru). 

- A cafeteria Nem Coffee & Espresso, que foi locação do Piano, fica no bairro de Hiroo. No site oficial, a cafeteria foi aberta em 2016 depois de reformarem uma casa antiga. O local é eco-friendly, ou seja, fazem uso de produtos orgânicos e redução de plásticos.

No dia da divulgação do filme, no dia 28 de agosto, na TOHO Cinemas Roppongi Hills, da esquerda para direita - o diretor Hideta Takahata, Joichiro Fujiwara, Kenta Kiritani, Kazunari Ninomiya, Haru, Kenta Hamano e Yuka Itaya.

- Para divulgar o filme, além do twitter, também fizeram uso do Instagram, mostrando os bastidores e divulgação - no dia 17 de outubro, o diretor Hideta Takahata e Kazunari Ninomiya, fizeram três eventos no mesmo dia mas em locais diferentes - Osaka, Nagoya e Tóquio.

- A música "Wish", da cantora Lilas Ikuta (da dupla YOASOBI), foi usada somente a parte instrumental.

Fontes: site oficial do filme e panfleto do mesmo, oricon, crank in

Imagens: site oficial do filme, twitter oficial, the television web, oricon, nikkan sports, natalie, model press.

Comments