Sinopse: Uma vez por mês, a tensão pré-menstrual de Misa Fujisawa faz com que ela fique irritadiça ao ponto de perder o controle de si mesma. Um dia, por um simples ato de seu colega Yamazoe, faz ela explodir de raiva. Contudo, Yamazoe, que já tinha mudado de emprego e estava se sentindo desmotivado, sofre de síndrome de pânico, o que faz ele desistir de fazer muitas coisas, perdendo ânimo e a vontade de continuar vivendo. Mas com a ajuda e compreensão de seus colegas de trabalho, Fujisawa e Yamazoe começam a criar um vínculo de companheirismo, embora não sejam amigos e nem amantes. Com o tempo, Fujisawa começa a perceber que, mesmo que seus sintomas não melhorem, ela é capaz de ajudar alguém.
Ficha técnica: Direção: Sho Miyake. Roteiro: Sho Miyake e Kiyoto Wada. Baseado no livro "Yoake no Subete", de Maiko Seo (Editora Suirinsha). Música: Hi'Spec. Produção: Satoshi Kouno, Shin'ichiro Mutaguchi, Hiroshi Takezawa, Hiroko Nakamura, Keisuke Tsushima, Shunsuke Koga, Keiji Okamura, Youhei Koyama, Ichiro Shinohara, Atsuro Ikeda, Masahiro Miyata. Planejamento e Produção: Ryuta Inoue. Chefe de Produção: Asako Nishikawa. Produtor: Maki Sakai e Masayoshi Johnai. Produção em linha: Masato Date. Assistente de Produção: Shoko Miyamori. Fotografia: Yuta Tsukinaga. Iluminação: Keijiro Akiyama. Som: Takamitsu Kawai. Arte: Yukihisa Satotsu. Decoração: Ayaki Takagi. Vestuário: Nami Shinozuka. Cabelo e Maquiagem: Shihomi Mochizuki. Edição: Keiko Ohgawa. Efeitos Sonoros: Akihiko Okase (J.S.A.). Assistente de Direção: Hisayoshi Yamashita. Produtor Executivo: Toshiya Sugai. Colaboradores: Agência para Assuntos Culturais (Subsídio para Promoção Cultural e Artística - Projeto de Suporte para Filmagens) e Conselho e Artes do Japão. Distribuição e Promoção: Bandai Nanco Filmworks e Asmik Ace. Produtora: The Fool. Planejamento e Produção: HoriPro. Produção (confecção): Comitê do filme "Yoake no Subete" (Bandai Nanco Filmworks, Asmik Ace, KDDI, Storm Labels, HoriPro, The Fool, Nippan Group Holdings, Hakuhodo DY Music and Pictures, Suirinsha, Toho Geino, Ganbit).
Elenco: Hokuto Matsumura (Takatoshi Yamazoe), Mone Kamishiraishi (Misa Fujisawa), Kiyohiko Shibukawa (Norihiko Tsujimoto), Haruka Imou (Chihiro Ohshima), Sawako Fujima (Manami Iwata), Maki Kubota (Masayo Sumikawa), Tomomitsu Adachi (Kensuke Hiranishi), Ryo (Tomoko Fujisawa), Ken Mitsuishi (Kazuo Kurita).
Estreiou nos cinemas no dia 9 de fevereiro de 2024.
Alguns temas que dificilmente são comentados de forma aberta e para qualquer pessoa, mesmo em âmbito de trabalho ou de amizade, seriam, por exemplo, tensão pré-menstrual (TPM) e síndrome de pânico. Embora atualmente muitas pessoas com esses problemas procuram ajuda especializada e comentem para pessoas mais próximas, são assuntos tidos como "tabu", pois ainda existem muitas desinformações sobre.
A história é baseada na própria experiência da autora, que sofria de síndrome de pânico, e quando resolveu transformar em livro, levou um certo tempo, pois queria transformar em uma história vista de um lado mais suave e tranquilo. E que sim, as pessoas precisam de apoio, seja com família, parceiro, colegas de trabalho, grupo de ajuda, e também orientação de um médico ou psicólogo, e que não precisam ter medo de demonstrar suas fraquezas, seus problemas, e muitas vezes mudanças sempre são bem-vindas.
Pontos abordados no enredo:
- Ainda é muito difícil para mulheres comentarem sobre TPM mesmo entre elas mesmas. Existem casos mais severos, como o de Misa. No emprego anterior, ela poderia explicar para sua superior que ela sofre de TPM e faz tratamento quando expuseram um vídeo dela surtando de raiva, mas como estava com dois colegas homens, ela sentiu-se constrangida em dizer a respeito.
- O mesmo vale para quem sofre de síndrome de pânico, a pessoa muitas vezes não consegue ficar no mesmo emprego por não ter motivação e encontrar sentido para isso.
- A importância de existirem grupos de apoio para familiares que tiveram perdas trágicas, bem como tratamento especializado para pessoas com problemas tanto mentais como de natureza hormonal.
- Nem todo companheirismo entre um homem e uma mulher significa que no final vai ter romance. No caso de Misa e Yamazoe, eles procuram encontrar algo que façam com que superem seus problemas.
*Spoiler: não esperem romance, declarações de amor e coisas semelhantes porque essa história não tem.
Personagens Principais:
- Misa Fujisawa (Mone Kamishiraishi): Trabalha há três anos na empresa Kurita de Instrumentos Científicos. Sofre de tensão pré-menstrual severa todos os meses e vinha fazendo acompanhamento médico. No emprego anterior, seus sintomas eram piores ao ponto de ter explosões de raiva e, devido a troca de medicamento, acabou dormindo durante o preparo de uma reunião, o que a fez pedir demissão. Após um período fazendo trabalhos temporários, conseguiu emprego na empresa Kurita através da agência pública de empregos, onde consegue falar sobre seu problema de TPM para seu chefe Kurita e sua colega Sumikawa. Sua mãe Tomoko era enfermeira, e criou Misa sozinha depois que o pai faleceu. Mora sozinha desde que terminou a faculdade.
- Takatoshi Yamazoe (Hokuto Matsumura): Trabalha há menos de um mês na empresa Kurita de Instrumentos Científicos. Sofre de síndrome de pânico e por causa disso teve que mudar de emprego - trabalhava em uma consultoria em uma empresa -, para outro que ele pudesse se sentir mais seguro. Faz tratamento psicológico, mas não consegue embarcar em um trem, evita lugares com muitas pessoas, como bares e restaurantes, até mesmo ir cortar cabelo se torna um desafio para ele. Namora a colega dos tempos da universidade, Chihiro Ohshima, que o acompanha nos tratamentos. Mora sozinho desde que ingressou na universidade.
Pessoas relacionadas com Misa e Yamazoe:

- Tomoko Fujisawa (Ryo): Mãe de Misa. Quando Misa tinha três anos, o pai faleceu de um mal súbito, fazendo com que criasse a filha sozinha, com a ajuda da avó, que logo faleceu. Trabalhava como enfermeira, e devido a constantes trocas de turno, acabava tendo muito pouco contato com a filha, o que acabou tendo um relacionamento de irmãs (devido a grande diferença de idade). Mesmo assim, Tomoko enviava mensalmente comida e outros itens de necessidade para a filha. Recentemente, que sofre de mal de Parkinson e faz reabilitação.
- Manami Iwata (Sawako Fujima): Amiga de Misa desde a faculdade. Devido ao fato de Misa estar morando sozinha, muitas vezes Manami vai até a casa dela para conversarem. Manami é do tipo de pessoa que ao mesmo tempo que é animada, fica quieta rapidamente. Vive mudando de emprego devido ao seu temperamento.
- Norihiko Tsujimoto (Kiyohiko Shibukawa): Colega do antigo emprego de Yamazoe, foi ele quem indiciou o rapaz para a empresa Kurita, quando Yamazoe começou a ter problemas no trabalho devido ao síndrome de pânico, que nem conseguia falar com os clientes. Conheceu Kazuo Kurita durante uma reunião de familiares que tiveram perdas trágicas, pois Tsujimoto perdeu a irmã dessa forma. Ainda mantêm a amizade com Yamazoe, chamando-o para atividades externas. Casado com uma colega de escola, não tem filhos, mas cria o sobrinho como se fosse um.
- Chihiro Ohsima (Haruka Imou): Namorada de Yamazoe. Devido ao trabalho do pai, morou um bom tempo no exterior e terminou os estudos em Setagaya, Tóquio. Conheceu Yamazoe em um clube de iatismo e começaram a sairem juntos, mas quando foram procurar emprego, estabeleceram uma regra de encontrarem-se duas vezes por semana para balancear o relacionamento, mas devido ao diagnóstico de síndrome de pânico de Yamazoe, eles tiveram que quebrar essa regra.
Empresa Kurita de Instrumentos Científicos
- Kazuo Kurita (Ken Mitsuishi): Dono da empresa e chefe geral. Herdou a empresa depois que seu irmão mais velho, Yasuo, faleceu. Formado em letras e literatura, trabalhou anteriormente em um jornal em Nagano, retornando para a cidade natal depois que seu pai adoeceu. Casado em Eiko, tem duas filhas. Depois da morte do irmão e assumido a empresa, tem como lema "Não fazer o impossível, não se machucar, segurança". Frequenta o grupo de familiares que tiveram perdas trágicas, e foi em uma dessas reuniões que Tsujimoto indicou Yamazoe para trabalhar com Kurita.
- Masayo Sumikawa (Maki Kubota): Sub-chefe da empresa Kurita. Formada em agronomia em Hokkaido, retornou para Tóquio quando o pai adoeceu e passou a cuidar dele. Conheceu Yasuo Kurita em uma de suas idas para o day center, quando ele comentou sobre fazer um planetário e, embora a príncipio tivesse achado a idéia estranha, ela acabou entrando na empresa Kurita. Após o falecimento de Yasuo, ajudou na reestruturação da empresa. Divorciada, tem um filho com quem mora junto.
- Kensuke Hiranishi (Tomomitsu Adachi): Trabalha na área de vendas da empresa Kurita. Antes de ingressar na empresa, trabalhou como corretor de imóveis, e com sua habilidade em vendas e mesmo cometendo alguns erros, enfrenta trabalhos difíceis sem reclamar. Com isso, os lucros da empresa Kurita aumentaram depois da reestruturação. Casado, tem uma filha de três anos que gosta muito. Também gosta de ir em restaurantes diferentes e levar os colegas para conhecerem.
*Na imagem acima, Adachi é o primeiro da esquerda para a direita, ao lado de Maki Kubota (que interpretou Masayo Sumikawa).
Trivia e curiosidades:
- Alguns contos de Maiko Seo foram adaptados para filmes, como "Bokura no Gohan wa Ashita de Matteru" (2021), "Yasashii Ongaku" (2022) e "Soshite, Baton wa Watasareta" (2021).
- No livro, não constam os nomes completos dos personagens.
- O diretor Sho Miyake ficou conhecido por ter dirigido o filme "Keiko Me o Sumasete" (2022), que ganhou os prêmios de melhor filme no Kinema Junpo, Festival de Cinema de Yokohama, e no Nihon Academy o de melhor atriz para Yukino Kishii.
- É a segunda vez que Mone Kamishiraishi e Hokuto Matsumura trabalham juntos. A primeira foi no asadora "Come Come Everybody" (2022) em que interpretaram o casal Yasuko e Minoru Kishima na primeira geração da história.
- Ambos já ganharam o prêmio de Artista Revelação no Nihon Academy: Kamishiraishi em 2015 ("Maiko wa Lady") e Matsumura em 2023 ("xxxHOLIC").
- Ken Mitsuishi, que interpretou Kazuo Kurita no filme, no dorama da temporada de inverno de 2025, "Ensemble", interpreta Kazuo Matohara, pai de Yu, interpretado por... Matsumura.
- A maior parte das locações foram feitas no distrito de Katsushika em Tóquio e na cidade de Sakura, em Chiba. Outros lugares apresentados foram a rede de fast-food First Kitchen, o conjunto habitacional Washio em Atsugi (Kanagawa).
- A NPO de Centro de Ajuda de Prevenção contra Suicídios fez parte da consultoria do filme (a cena em que Kurita e Tsujimoto participam do grupo de familiares), bem como o Sassa General Hospital, Toda Medicalcare Group, Arakawa Ladies Clinic, que cederam os locais para filmagens e assistência no filme.
- Recentemente, o filme levou diversos prêmios como:
- Melhor filme, atriz (Mone Kamishiraishi) e artista revelação (Hokuto Matsumura) no 16o. Tama Cinema Forum.
- Melhor filme e primeiro lugar nos dez melhores no 46o. Festival de Yokohama.
- Melhor filme e melhor ator na escolha do público (Matsumura) no 37o. Nikkan Sports Movie Council.
- Melhor filme, direção (Sho Miyake) e ator (Matsumura) no 98o. Kinema Junpo.
- Ainda está concorrendo a melhor filme, direção (Miyake) e atriz (Kamishiraishi) no 48o. Nihon Academy (que será em março).
Comments
Post a Comment