O Fim do Mês do Cachorro Louco

Quando eu era mais nova, eu nunca entendia porquê mês de agosto era chamado o "Mês do Cachorro Louco". O tempo passa, a gente lê mais e pesquisa mais ainda, a gente acaba descobrindo que, segundo os veterinários, agosto é o mês propício dos cães (e outros animais) contraírem raiva, doença terrível que afeta o sistema nervoso dos animais, e se não for tratada a tempo, pode matar tanto o animal, como a vítima que por esse animal foi mordido. Por isso em agosto começava em todas as cidades a campanha de vacinação contra raiva. Este
artigo explica mais detalhadamente sobre essa enfermidade.
Mas também dizem que agosto não era um mês de bom agouro. Dizem considerar o mês em que tudo de ruim acontece. Agosto foi o mês que:

- Getúlio Vargas suicidou-se no Palácio do Catete;
- Duas bombas atômicas (quase) acabaram com as cidades de Hiroshima e Nagasaki;
- Elvis, Marilyn Monroe e Carmen Miranda morreram;
- Houve o maior desastre aéreo com maior número de vítimas (a queda do avião da JAL no interior de Gunma).

Isso só pra citar alguns, neste site descobriram mais muito mais. Sem falar do teor supersticioso que rodeia este mês.

Mas... Aqui, agosto, até onde sei, é o mês que muitos estudantes estão de férias, muita gente tira folga, muita gente vai para a cidade dos antepassados prestarem homenagens fúnebres... Mais conhecido como obon, o Finado japonês. Mas também é o mês mais quente do ano. Verão + férias = Hospital (ou crematório, que seja).

Porém agosto não é de todo ruim assim.
Em São Paulo, o Playcenter promove "A Noite do Terror", que se torna uma das atrações mais frequentadas do ano.
Agosto é o mês de "Criança Esperança", show beneficente para auxiliar crianças carentes, bem como o similar japonês de "24 Hour Television" que também tem este mesmo propósito.

Tudo bem que agosto foi o mês em que os Beatles fizeram seu último show, no dia 29 de Agosto de 1966, no Candlestick Park, em San Francisco, mas agosto também foi o mês em que eles conseguiram fazer shows no Japão.

Se colocarmos tudo isso na balança, agosto seria um mês... equilibrado!



Este sim, está com as vacinas em dia.

Comments