Uma Semana (nada) Dourada...

Quem não sabe, aqui no Japão, entre final de abril e na primeira semana de maio, tem-se o chamado e esperado (pra uma boa parcela de gente) "Golden Week". Mas por quê? Tirando o do ano Novo, das férias de verão e de finados (que estes dois últimos não oficiais, mas facultativos de firma pra firma), o Golden Week é o mais esperado, pois dependendo do ano, pode durar até sete dias!

Este ano, muita gente tirou folga desde o dia 2 de maio, mas com a atual situação, começaram desde o dia 29 de abril. E termina hoje. Mas... que significado tem os "dias vermelhos" no calendário, na parte que se menciona o Golden Week? Lá vai eu tentar explicar, mesmo estando aqui há mais de uma década (sendo que 1/4 disso eu soube o que era ficar uma semana de folga merecida).

Dia 29 de abril, Showa no hi ou dia do aniversário do Imperador Hiroito, o Imperador da Era Showa (1926 a 1989). Por ele ter sido muito influente e ter o maior tempo no trono do Crisântemo (apesar das guerras sofridas e ter presenciado um dos maiores terremotos que o Japão já teve), mesmo depois de sua morte, o dia 29 de abril continua sendo feriado oficial. Mas também pode ser chamado de Midori no hi devido ao fato do Imperador apreciar muito a natureza...

Dia 3 de maio, Kinen de Kempo no Hi, ou dia da Constituição.

Dia 4 de maio, Kokumin no Kyujitsu, feito para "emendar" o feriado, pois dia 5 de maio é o Kodomo no Hi, ou dia das crianças.

Como dia 3 de maio deste ano caiu num domingo, seria natural que o feriado passasse para o próximo dia útil ou furikae kyujitsu, mas como os dois dias seguintes eram também feriados, portanto, dia 6 de maio, hoje, também virou feriado.

Daí entende-se que encontramos durante estes dias as ruas vazias, os trens lotados e as expressas congestionadas. Ainda mais que nos sábados, domingos e feriados, quem possui nos carros o aparelhinho ETC (Electronic Toll Collection Service) com o devido cartão dentro, mais do que óbvio né... o valor do pedágio fica em mil ienes (isso pra quem viaja pra mais de 100 quilômetros entre um pedágio e outro, senão tem desconto de 40 a 50%).

Tudo bem que eu não sei o que é pegar uma semana de folga na semana que é feriado, mas eu odeio pegar tudo lotado - desde trens até uma simples compra no supermercado...

Comments