J-Dorama: Um pequeno comentário dos doramas da temporada passada (Outono 2011)



Voltando depois de boas semanas ausente em matéria de j-doramas, vamos tentar voltar ao ritmo normal.

A temporada passada, os j-doramas de outono, muitos superaram as expectativas! Teve dorama que ninguém apostava tanto assim, acabou sendo um dos que tiveram mais audiência, e o que muita gente apostava demais, teve uma boa audiência, mas não tão acima do esperado.

Verdade.

Exemplos, foram os doramas "Kaseifu no Mita", com Nanako Matsushima (NTV, passou às quartas-feiras, dez horas da noite) que começou bem e manteve em primeiro lugar na audiência, com média de 20 a 30%! O último capítulo, atingiu 40% de audiência, igualando (se não superando) com o último capítulo de "Beautiful Life" (2000). Motivo do sucesso: primeiro, a interpretação impecável de Nanako, que ela mesma fez a maquiagem para ficar mais velha, como a estóica e fria Mita, a empregada que transforma a vida de uma família. A forma como a história a cada capítulo crescia, chegou a alcançar índices altos para a emissora, que não é tradicional em doramas.

Um outro dorama que muita gente não esperava tanto, ainda mais quem leu a sinopse, achou que ia ser um dorama muito parado (o que não foi), foi "Nazotoki wa Dinner Ato de" com Sho Sakurai, Keiko Kitagawa e Kippei Shiina - que até o penúltimo capítulo a audiência passava o getsukyu "Watashi ga Renai Dekinai Riyuu" - devido ao formato que a história foi apresentada - mistério, suspense, humor e uso de flashbacks quadro a quadro como se fosse em quadrinhos. Sem falar dos fatores que 1) era o primeiro renzoku dorama que Sakurai fazia para Fuji Television; 2) o non sense do investigador Kazamatsuri (Shiina) e 3) só mesmo um mordomo (Sakurai) para resolver os casos que Reiko (Kitagawa) não conseguia resolver e ainda por cima chamar a patroa de "tapada" na maior naturalidade e não ser demitido!

Um dos doramas que muitos apostaram, mas ficou em segundo lugar na audiência geral (e teve capítulo que não chegou a 15% de audiência), foi "Nankyoku Tairiku", que ficou na média de 17.3% normal para os atuais padrões de audiência ultimamente, mas para um dorama que incluia atores "de peso" como Takuya Kimura, Masato Sakai, Teruyuki Kagawa, Haruka Ayase, Tae Kimura, Yusuke Yamamoto e Mana Ashida, ficou abaixo das expectativas.

Um dorama que muita gente apostou por ser um getsukyuu - novela de segunda-feira, nove horas da noite, na Fuji Television - era "Watashi ga Renai Dekinai Riyuu". Tipo: primeiro capítulo sempre começa com boa audiência, mas pareceu que erraram a mão e a audiência caía, chegando até a ser passado por "Nazotoki...", que era novela de terça-feira, nove horas da noite. Só teve uma média de 15% devido ao último capítulo ter sido transmitido ao vivo.

Mais surpreendente foi o dorama "Youkai Ningen Bem" (NTV, passava aos sábados, nove horas da noite), que era um live action de um anime (tosco por sinal) do mesmo nome, que eram três humanos que se transformavam em monstros para defender a cidade e procuravam a fórmula para se tornarem humanos de verdade, interpretados por Kazuya Kamenashi, Anne e Fuku Suzuki. Para um dorama de sábado, teve bom índice de 15,8% chegando a passar os anteriores "Deka Wanko" (13.3%) e "Kaibutsu-kun" (13,9%) - o que leva a crer que, se for um dorama live action baseado em algum anime ou manga, dão bons resultados ("Deka Wanko" e "Kaibutsu-kun" foram baseados em manga). Ou não...


No mundo dos j-dorama sempre assim: entra temporada, sai temporada, muita gente fica curiosa em saber quem vai atuar o quê, quando, onde e como. Semana que vem, iniciam-se os doramas de inverno e, como sempre, apostam em dorama "A", ator "B"... Mas como é entretenimento e diversão, senta na poltrona e pega a pipoca...

Comments