Eu comecei a acompanhar a carreira musical dele desde que cheguei no Japão (1998), e confesso: a primeira música que ouvi dele eu gostei, mas quando fui comprar o single... E', demorei quinze anos pra criar coragem e comprar (muito embora a música esteja na coletânea "DEAR ~ Magnum Collection 1999 ~"). Mas a partir daí foi alegria pra mim e desespero do namorido, que ele gostava e queria que queria que eu encontrasse o CD do Masaharu. Resultado: quem acabou gostando dele fui eu.
Muito embora eu goste (demais, diga-se de passagem) das músicas dele, o mesmo não posso dizer dos doramas que ele protagonizou/participou. Não que eu não goste, mas só fui gostar de ver dorama com ele a partir de "Galileo" (2007). Os anteriores, eu preciso criar vergonha na cara e assistir, e olha que as duas temporadas de "Hitotsu Yane no Shita" eu assisti completamente em partes quando reprisava e pra encontrar em DVD seria missão impossível (e olha que indiquei esse dorama pra muita gente).
O mais surpreendente é que, por ele ser um dos artistas mais conhecidos aqui (e no exterior também), dificilmente a gente ouve/vê algum rumor, boato, fofoca, whatever. Ainda mais que ele continua sendo o solteiro mais cobiçado pela mulherada (homens, também, vai saber).
Alguns motivos que Masaharu Fukuyama merece respeito:
- Começou a se interessar por fotografia depois de ter conhecido o famoso fotógrafo Shoji Ueda, que fotografou as capas de dois singles - "HELLO" (1994) e "Heaven" (1999). Durante os anos de 1996~97 em que deu um tempo na carreira artística, se aprofundou no hobby chegando ao ponto da TV Asahi o convocar para ser fotógrafo durante os eventos olímpicos (desde 2000, nas Olimpíadas de Sydney, Masaharu é um dos fotógrafos oficiais da emissora, exceto em 2012 que foi apenas comentarista), fazer várias exposições e lançar seu primeiro portfolio - "f 5.6 Hello, 1/125 Sayonara".
- Falando em fotografia, a arte imita a vida: no especial de TV feita pela Nihon Television em 2003 - "Tengoku no Daisuke e" - Masaharu interpretou um fotógrafo de um jornal local fazendo a cobertura da maratona universitária, o famoso "Ekiden".
- Entrou na agência Amuse em 1988 graças ao filme que protagonizou e enviou pra seleção - "Honno 5g". Seu "padrinho" é nada mais, nada menos que Keisuke Kuwata, líder do grupo Southern All Stars. E tem respeito dos kouhais como Pornograffitti, flumpool, Perfume, Juri Ueno, Yuriko Yoshitaka, Haruma Miura e Takeru Sato.
- O evento anual que faz em dezembro, o "Daikanshasai", vem desde 1998, motivado pelo grande sucesso e receptividade das fãs que o bem acolheram depois de dois anos de hiato. E' uma forma de Masaharu agradecer aos fãs, com um show mais intimista e recentemente, faz no Pacifico Yokohama nas duas últimas semanas de dezembro (tanto que desde 2010, sua participação no Kouhaku Utagassen é transmitida ao vivo de Yokohama).
![]() |
A prova do crime: o ídolo e seu fanboy. |
- Possui admiradores como Tomohisa Yamashita e Kazuya Kamenashi, tanto que, este segundo foi pessoalmente no programa de rádio que Masaharu apresenta e posou até pra foto (saiu na revista Oricon Star).
- Possui uma coleção de violões, guitarras e baixo, incluindo os famosos Gibson J-200 (que John Lennon usava), Gretsch Chet Atkins Country Gentleman (um dos favoritos de George Harrison) e o baixo Hofner Vintage 63 Violin Bass (trademark do Paul McCartney).
- Não somente emprestou a voz, mas incorporou o personagem Masaaki Fukuyama no desenho animado Doraemon. Tanto que, em um dos shows que fez em Osaka, em 2011, os personagens Doraemon e Shizuka apareceram no palco.
- Foi tão discreto, mas tão discreto que, muita gente soube que Masaharu foi ao Brasil gravar um comercial (da cerveja Asahi Super Dry), até depois que o comercial foi ao ar!!!
- Fez três músicas tema para a TV Asahi na transmissão das Olimpíadas - "HEY!", em 2000 (Olimpíadas de Sydney), "Higher Stage", em 2008 (Olimpíadas de Pequim) e "GAME", em 2012 (Olimpíadas de Londres).
- Ganhou o 48o. Galaxy Awards (um dos grandes prêmios da TV e rádio do Japão) em 2011 pela sua atuação no taiga dorama "Ryomaden".
- O filme que protagonizou "Soshite Chichi ni Naru" ("Like Father, Like Son") ganhou o prêmio do Júri no Festival de Cannes em 2013 (tinha sido indicado para concorrer à Palma de Ouro).
- Fará pela primeira vez, em 23 anos de shows, o famoso 5-Dome Tour (seriam shows nos cinco maiores domes do Japão - Sapporo, Tokyo, Nagoya, Osaka e Fukuoka) e microturnê asiática (Taipei e Hong Kong).
Fontes: Wikipedia, OriSta (Oricon Star), site oficial.
Fotos: google, oricon, FujiFilm, Amuse Inc.
P.S.: O single que mencionei logo no comecinho do post, se chama "Peach!!", cuja capa era o traseiro de uma mulher com um fio dental laranja. Na época, fiquei chocada, mas tão chocada que demorei anos pra comprar o dito cujo...
P.S.: O single que mencionei logo no comecinho do post, se chama "Peach!!", cuja capa era o traseiro de uma mulher com um fio dental laranja. Na época, fiquei chocada, mas tão chocada que demorei anos pra comprar o dito cujo...
Ele é D +++++
ReplyDelete