Um dos grupos da JE que a gente não sabe se chora de rir porque a irreverência é tanta (porque chorar de chorar mesmo, por enquanto conheço "Namida o koete", que ficará pra um post oportuno), é o septeto Kanjani Eight (mas se pronuncia "eito" e se escreve ∞).
Criado em 2002, mas só debutaram de vez em 2004 com o single "Naniwa Iroha Bushi", que misturavam elementos de pop e enka, porque a intenção da empresa era ter um grupo que pudesse ser mais voltado ao lado tradicional. Todos os membros nasceram na região de Kansai (cinco deles em Osaka; um em Hyogo e outro em Kyoto), e antes eram oito membros, até 2005, quando Hiroki Uchi teve que sair do grupo (hoje ele segue solo, mas atuando). O nome do grupo significa - "Johnny's de Kansai" e o "eight" vem do canal da emissora filiada à Fuji Television, que é oito.
O gurpo, formado atualmente por You Yokoyama (percurssão e trumpete), Subaru Shibutani (guitarra), Shingo Murakami (teclados), Ryuhei Maruyama (baixo), Shota Yasuda (guitarra), Ryo Nishikido (guitarra) e Tadayoshi Ohkura (bateria), intercalam seus trabalhos com atuação, programas de variedades (possuem 3 atualmente) e música. E o repertório vai desde o enka tradicional até o pop. Só que a maioria de suas letras enfatizam muito a cidade e costumes de Osaka, bem como todos eles costumam usar o dialeto da região (daí a gente que está acostumado com os programas de Kanto, assiste os programas do Kanjani, como o "Kanjani Eito no JaniBen", que só passa no lado sul do país, dá-lhe estudar kansaiben).
"TAKOYAKI in my Heart", que foi a música de abertura do sexto álbum do grupo, "JUKE BOX" (2013), deixa bem claro que a letra é TUDO sobre Osaka. O promotion video saiu na edição limitada tipo B, com direito a making of e tudo.
O promotion video, traz Osaka como cenário, já que 5/7 do grupo é de lá. E takoyaki, o famoso bolinho de polvo, é iguaria típica de Osaka também. Sem contar que tanto a música como o vídeo, tem muita referência a Osaka e também ao grupo. Do tipo: quem não conhece o Kanjani Eito, não vai entender as cenas subliminares (só pra terem uma idéia: só fui conhecer o grupo em meados de 2010 ou 2011 devido ao programa "Bouken JAPAN! Kanjani Eito MAP", e tive que pedir pra amigas no Twitter para explicarem mais ou menos, porque na verdade, até hoje tem muita coisa que não sei deles).
![]() |
As roupas discretas e elegantes do grupo, característica única das pessoas que moram e vivem em Osaka. |
![]() |
Kanjani Eito versão mirim. Muita fofura nesse PV, minha gente! |
![]() |
Cenas filmadas em Dotonburi, rua onde existem muitas lojas para se provar o famoso takoyaki! (Desconsiderem o Nishikido atacando o Tacchon indefeso) |
![]() |
![]() |
![]() |
O cúmulo do vídeo: na parte onde Ohkura canta, ele menciona sobre os matsuri que existem em Osaka e convida todo mundo a ir como Teijin, Aizen, Sumiyoshi e Kishiwada Danjiri). Até aí tudo bem, se não fosse o fato de terem colocado o game "Taiko no Tatsujin" no meio!!! (A gente sabe que o Ohkura é craque nesse game, mas ao ponto de colocarem até no PV...)
Na parte onde Maruyama deveria cantar, ele fala muito rápido e quase não pra entender - o interessante é a cena que faz: teatro de rua, ventriloquismo e mímica. Difícil acreditar que ele fez papel sério em "Strawberry Nights" e mais sério ainda na peça de teatro "Macbeth". Sim, esse mesmo, de Willian Shakespeare.
You Yokoyama, o mais velho do grupo. Tem a fama de falar rápido em trava-línguas e na maioria dos doramas, interpretar personagens com algum transtorno (vide "The Quiz Show 2" e "Hidarime Tantei Eye"), mas convenhamos que ele é bom MC também. Ele diz que em Osaka existem nomes diferentes, mas tente falar Nishinakajimaminamikata de uma vez só e rápido...
(Nota: no PV, tem uma cena parodiando o curta-metragem "8uppers")
Se alguém pegar a tradução, obviamente é tudo relacionado a Osaka e eles mesmos (as cores que eles mencionam são suas image colors que possuem na agência). No final da música, dizem que mesmo se estiverem longe, sempre terão o takoyaki no coração e que não serão como os tokyoitas (pessoas que moram em Tóquio).
Bem no final da música, Maruyama e Yasuda têm o seguinte diálogo:
Maruyama: Er... mas eu sou de Kyoto!
Yasuda: E eu de Hyogo.
Algumas das locações que podem ser vistas no vídeo (via blog matome-naver sobre o Kanjani Eito e o PV de "TAKOYAKI In My Heart"):
Abeno Cues Mall e Abeno Cues Mall Sky Court, onde foram gravados a maior parte do PV - a platéia que participa no vídeo, são membros do fã clube do Kanjani Eito.
Curiosidades:
- Como mencionado no texto, TUDO foi filmado em Osaka, nas proximidades de Namba e Umeda, especialmente em Abeno Cues Mall e Shinsekai.
- Para participarem do PV, somente os fãs do Kanjani Eito foram selecionadas mediante inscrição que receberam via e-mail e sorteadas.
- O apelido de Shingo Murakami - "Hina" - veio devido ao olhar semelhante com o da atriz Akiko Hinagata. Aliás, Murakami esteve no Brasil, pela TBS, durante a Copa do Mundo de 2014.
- Para quem não sabia (e nem eu): o pai de Tadayoshi Ohkura é dono de uma rede de izakaya no Japão, especialmente na área de Kansai e Tokai, a rede "Torikizoku".
- A empresa de jogos de entretenimento Namco cedeu a máquina "Taiko no Tatsujin" para o PV, já que durante o programa "Kanjani no Shiwake Eito", foi usada para um dos quadros, onde Ohkura desafia o oponente nesse jogo.
- Além do filme "8uppers" mencionado no PV, tem também o filme "Eightrangers".
- O PV saiu somente na edição especial versão B do álbum "JUKE BOX", em 2013, e foi usado para divulgar o álbum (embora três músicas já tivessem saído antes em singles - "Aoppana", "Namida o koete" e "Hesomagari").
- Foi dirigido por Teppei Nakamura, que também dirigiiu a curta metragem "8uppers", que saiu somente na edição limitada e especial.
(Postagem dedicada para as Eighers Bruna, Yukari e Dani, que deram mais informações sobre o PV)
Comments
Post a Comment