Menu of the Emporio

Friday, March 16, 2018

[Lista] Os Gatos de Anime favoritos da Autora

(POR FAVOR MINHA GENTE, ESSE GATO NAO CONTA!!!)

Pouca gente sabe, mas eu gosto muito de gatos, embora nunca tive um de estimação (um dos motivos é que onde moro não posso ter, e mesmo se eu tivesse, acho que morreria de dó de deixar o bichano sozinho devido a minha vida de trabalho, se bem que tem gente que consegue conciliar, mas aí seria outra história). Mas se eu ver um bichano na frente, só falta eu dar uma de Felícia e não largar mais. Mesmo se eu levar uns arranhões do felino.

Aí que no dia 22 de fevereiro, no Japão, nas redes sociais instituiram o "Dia dos Gatos", porque, no japonês, a forma da data 222 vira "ni-ni-ni" ou já adaptam e vira "nya-nya-nya", que é o miado [dos gatos daqui do arquipélago]. Aí que no Twitter a gente floodou imagens de gatinhos fofinhos e meigos.


Foi a partir disso que pensei em fazer um post sobre os gatos que gosto nos animes e quadrinhos que ando lendo. Mas são poucos, porque senão a postagem vai longe demais e sei que muita gente não tem paciência pra ler.

Tá certo, eu deveria ter postado no dia, mas como depois que voltei das férias, eu logo peguei no batente, até eu conseguir ajustar o horário (que ainda está estranho), comer direito e fazer os deveres de casa, acabei postergando o artigo, mas ainda tá valendo.

Só lembrando que não está na ordem de preferência, e vai ser óbvio que vai faltar bichano aqui, mas são os que eu lembro mesmo...



Hello Kitty: Falar dela é chover no molhado, porque é a personagem mais popular do Japão e também em muitos países no Exterior. Embora a Sanrio (empresa que licencia a personagem) tenha diversos caracteres famosos (como My Melody, Little Twin Stars, etc.), a gatinha continua sendo a mais requisitada no assunto merchandise, com direito a várias parcerias com outros personagens (como Doraemon), lojas (Lawson e Mister Donuts) e até com artistas (SMAP e Golden Bomber). E vocês pensam que só as crianças gostam dela? Até senhoras e inclusive rapazes e adultos não resistiram. Tanto que tem um manga e anime relacionado aos personagens da Sanrio - o "Sanrio Danshi" (ou Sanrio Boys), publicado pela Flower Comics, em parceria com a empresa dos personagens.

Recentemente, nas férias no Brasil, soube que a única loja que existia, fechou, devido a uns indivíduos de mente fechada e com muito ódio no coração, relacionaram a Hello Kitty com o demo (vê se pode uma coisa dessas!!!)



Doraemon: Criado nos anos 60 por Fujiko Fujio, é também um dos personagens mais famosos no Japão, ao lado da Hello Kitty (tanto que em 2015, a Sanrio fez parceria com a Fujiko Fujio e sairam um monte de goods do Doraemon com a Hello Kitty, se bem que muitas lojas da Sanrio vendem goods do gato azul). Doraemon seria um gato robô que perdeu as orelhas porque um rato comeu-as, que todo mundo queria ter, especialmente a porta que leva para outros mundos. Por ele ser do futuro, Doraemon traz as bugigangas que nem existem no nosso tempo, para ajudar o atrapalhado Nobita e envolver em muitas aventuras.

 O anime ainda faz tanto sucesso que, quase que anualmente sai um OVA nos cinemas. E sempre tem um artista diferente que faz a música do filme, com direito até participação especial no anime regular, como Gen Hoshino, Perfume, Masaharu Fukuyama, miwa, Motohiro Hata, Ken Hirai, Masayoshi Yamazaki, Kis-My-Ft2, entre muitos.


Nyanko-sensei: Esse foi de tanto as minhas amigas do Twitter, FB e Instagram, a Eli e a Mika, mencionarem MUITO o anime "Natsume Yujincho". Resolvi conferir quando vi no YT alguns episódios aleatórios. Resultado: indo a busca de mangas atrasados, porque é publicado desde 2003 e já está no 22o. volume e continua seguindo. E fora tentar fazer a maratona das seis temporadas e três OVAs (ainda bem que minha operadora de celular tem o aplicativo que dá pra assistir animes antigos e recentes...). O mais engraçado é que, embora o protagonista seja Takashi Natsume, um adolescente que consegue ver espíritos, o gato de estimação (que na verdade também é um espírito) chamado Nyanko-sensei é quem virou o personagem mais popular da história!!! Também pudera - alguém aí já viu um gato branco com mancha laranja e cinza, gordo e gosta de beber, e ainda é como se fosse o guarda-costas do dono mas com segundas intenções (aka tomar posse do tal Livro dos Amigos assim que Natsume ir desta pra melhor)?

Nota mental da autora: vai acabar saindo resenha desse mangá em breve...



Luna: Quem assistiu ao anime Sailor Moon, vai lembrar da gata preta com uma lua na testa que foi salva por Usagi (Serena) Tsukino. Luna, na verdade, seria um dos três gatos guardiões do Reino da Lua e ela tornou-se encarregada em dar tarefas para Usagi, bem como entregou o broche de transformação para ela, e as canetas de transformação para as Sailors Mercúrio, Marte e Júpiter. A gata acreditava que Usagi era a reencarnação da Princesa da Lua, por isso que confiava nela, até dando inúmeros conselhos para a garota, que apesar de ter bom coração, era muito atrapalhada. O mais curioso é que, por alguns capítulos, Luna era tratada como macho, quando foi transmitido em Portugal (e Artemis, o outro guardião, era macho, mas em Portugal era tratado como fêmea).

Vergonha alheia da autora: Por mais que tenha passado, reprisado, e reprisado novamente, eu nunca consegui acompanhar esse anime, e olha que sei mais ou menos o enredo de tanto que minhas amigas comentavam. Na época que passou no Brasil, pela primeira vez, eu acompanhei muito mais "As Guerreiras Mágicas de Rayearth", me julguem.




Jiji: Na animação de Hayao Miyazaki, "Majo no Takkyuubin" (ou "Kiki's Delivery Service"), Jiji era o gato de estimação de Kiki, uma aprendiz de bruxa que faz serviços de entregas expressas

Vergonha alheia da autora parte 2: Até hoje NAO assisti esse anime, e só conheço a história de tanto que comentaram e descobri por causa da música da Yumi Matsutoya, "Rouge no Dengon" (estava creditada como Yumi Arai, seu sobrenome de solteira, porque a música foi lançada em 1975, antes de casar com o produtor Masataka Matsutoya).

Eu sei que tá faltando bichano, eu sei. Mas se eu postar todos que eu lembro, vai ficar muito mais extenso do que já está.


Bem, nem todos morrem de amores pelos simpáticos felinos, né.

Fontes: Wikipedia Japan. Imagens, Twitter, Google de sites aleatórios, que a gente esquece de marcar de onde coletamos, desculpas sinceras.

No comments:

Post a Comment