Power Trios

(Lembram da postagem "Duplas Dinâmicas"? Pois é, a fila continua...)





O termo "power trio" (ou "trio potência") foi consolidado nos anos 60, quando um grupo britânico surgiu no cenário musical, chamado Cream, formado basicamente de guitarra (Eric Clapton), baixo (Jack Bruce) e bateria (Ginger Baker), mas que fazia um som equivalente a uma banda de trocentos membros.

Com isso, o termo continua sendo usado para grupos de três pessoas que conseguem realizar grandes proezas somente com o básico. Querem exemplos?



1 - The Police: Formado no meio dos anos 70 durante o cenário punk londrino, na trilha "faça você mesmo", tocando em pequenos lugares de reputação duvidosa, o baixista Gordon "Sting" Sumner, o guitarrista Stewart Copeland e o guitarrista Andy Summers começaram do nada. Isso porque Copeland já vinha de um grupo de rock progressivo Curved Air e Summers já tinha tocado com outros grupos.

Graças a uma pequena ajuda do irmão de Stewart, o trio conseguiu contrato com uma gravadora conhecida (a A&M Records) e logo no primeiro single tiveram a proeza da música ser banida nas rádios ("Roxanne" era a história de um cara que queria tirar uma prostituta das ruas). Só que no fim, o trio acabou aventurando com outros ritmos, misturando reggae, rock e pop. E eles não precisavam ter recursos mirabolantes para tocar as músicas - em três, davam conta do recado.

Mas tudo tinha seu porém: muitas vezes os gênios dos três não batiam e já chegaram a sair literalmente no tapa, mas no palco a química funcionava.

Apesar de terem gravado cinco excelentes álbuns de estúdio e turnês que lotavam os locais (incluindo duas apresentações no Brasil em pleno Carnaval), em 1986 resolveram encerrar as atividades de vez, somente retornando brevemente em 2007 para uma série de apresentações para comemorar os 30 anos da formação do trio.

Albuns recomendados: Outlandos D'Amour (1977), Reggatta de Blanc (1978), Zenyatta Mondatta (1980), Ghost in the Machine (1982), Synchronicity (1983).



2 - Shonen Knife: Pouca gente conhece esse trio originalmente vindo de Osaka. Se no cenário nipônico já é difícil encontrar bandas femininas, imagine uma banda que faz um som influenciado em grupos como Ramones, Buzzcocks e outras bandas de new wave, movimento que fazia sucesso nos anos 80, época que o trio foi formado. Originalmente com as irmãs Atsuko e Naoko Yamano e a amiga Michie Nakatani, o nome do trio foi tirado de uma marca de canivetes. Devido ao estilo musical, elas se apresentavam em universidades e pequenos clubes - estilo de três acordes, baixo, guitarra e bateria, e letras com temáticas... fofas! Como animais, doces e frivolidades...

O figurino do trio - inspirado nos anos 60 - era desenhado por Atsuko. Geralmente num colorido pop, ou inspirados em Mondriani.

O trio acabou ganhando notoriedade nos anos 90 quando bandas como Nirvana, Sonic Youth e Redd Cross disseram em entrevistas que gostavam do som das meninas. E foi com o álbum "Let's Knife!" (1992) que o trio de Osaka ganhou destaque até na MTV norte americana, com o single e videoclip "Riding in a Rocket".

O mais estranho é que o trio é mais conhecido no exterior do que no país natal, apesar delas terem participado no festival Fuji Rock (ainda quando era feito literalmente aos pés do Monte Fuji). Da formação original, ficou apenas a guitarrista Naoko Yamano. Alguns anos atrás, Shonen Knife apresentou-se num programa musical da NHK interpretando "Top of the World", cover dos Carpenters que gravaram no álbum tributo da dupla "If I Were a Carpenter" (por sinal, uma das versões mais dignas do álbum) e foi usada no comercial de bebidas (foi para a bebida "Chu-hi" da Suntory). Esta versão também foi tema do programa dominical "Tokyo Live".

Curiosidades:
- Um dos álbuns do Shonen Knife foi desenhado pelo artista plástico Yoshitomo Nara - "Happy Hour" (1998) - inclusive a animação feita na cover dos Monkees "Daydream Believer";
- A música "Buttercup (I'm a Supergirl)" foi usada como tema do desenho animado As Garotas Superpoderosas ("Powerpuff Girls").

Albuns recomendados: Let's Knife (1992), Rock Animals (1993), Happy Hour (1998).




3 - Perfume: Quando elas surgiram na mídia com a technopop "Polyrhythm" tocando nas rádios e como comercial de campanha de reciclagem via NHK, muita gente não imaginava que o trio Perfume já tinha anos de carreira, mas se apresentavam em lugares pequenos, desde quando elas nem tinham entrado direito no ginasial!Quando elas se formaram no Actors Studio de Hiroshima, mudaram-se para Tóquio, onde assinaram com uma gravadora indie pertence a Amuse Inc (nota: agência onde artistas como Keisuke Kuwata e Masaharu Fukuyama fazem parte) e foram descobertas por Yasutaka Nakata, que logo foi o produtor delas.

Embora até 2007 o trio - formado por Ayaka "A-chan" Nishiwaki, Yuka "Kashiyuka" Kashino e Ayano "Nocchi" Omoto - não tivesse bom desempenho nos charts das paradas de sucesso, mesmo assim Nakata continuou insistindo, com shows em lugares menores e até nas ruas de Akihabara, quando assinaram com uma gravadora maior, a Tokuma Japan Communications e lançaram, em 2007, o single "Fan Service: sweet" com a faixa "Chocolate Disco". A música chamou a atenção da cantora Kaela Kimura, que tocava a mesma em seu programa de rádio. Devido a isso, um diretor comercial resolveu usar a imagem do trio em um comercial. "Polyrhythm" foi usada nos comerciais da rede estatal NHK para a campanha de reciclagem.

No mesmo ano, em 2007, Perfume foi o primeiro idol group a fazer parte do megaevento anual Summer Sonic devido ao sucesso de "Chocolate Disco" e "Polyrhythm" e seus shows seguintes tiveram seus ingressos esgotados imediatamente.

Nos anos seguintes, o trio já participou de dez Kouhaku Utagassen, vários programas de TV, por sete anos co-apresentaram o programa de domingo, o Music Japan (NHK), tem o programa de rádio pela Tokyo FM (o "Perfume Locks!", na grade de programação da emissora do programa "School of Lock!"), regravaram a música "Lovefool" dos The Cardigans para a campanha da Pepsi NEX; no exterior, representaram o Japão no MNet Asian Music Awards e no Asia Song Festival; em 2012 assinaram com a major Universal Music Awards e co-apresentaram o MTV Music Awards no Japão.

O trio recentemente lançou o seu vigésimo-quinto single - "Mugen Mirai" - que faz parte do filme da série "Chihayafuru".

Curiosidades:

- Nocchi só foi fazer parte do trio um pouco antes de entrarem na turma inaugural do Actors Studio de Hiroshima, em 2000. Yuka Kawashima saiu para se dedicar aos estudos.
- O nome do grupo se deve às três membros originais possuirem o ideograma "kaori" (香), de "perfume" em seus nomes.
- Seus fãs mais conhecidos seriam Shikao Suga, Teruyoshi Uchimura (da dupla Un-Nan), Atsuhiko Nakata (Oriental Radio), Kaela Kimura, o trio de comediantes Mori San-chu (Miyuki Ohshima, Tomoko Murakami e Kazuko Kurozawa), Haruna Kondo (Harisenbon), Girls Generation, KARA, flumpool, Masaharu Fukuyama, Yuko Hara (Southern All Stars e esposa do Keisuke Kuwata), SMAP (tanto que fizeram uma collabo na parte musical duas vezes: "Polyrhythm" X "Yozora no Mukou" e "Chocolate Disco", foram parodiadas e elas foram pela primeira vez no Bistro SMAP), Arashi (elas foram várias vezes nos programas do quinteto).
- A frase mais conhecida (e imitada) das três quando se apresentam em programas de variedades seria: "Kashiyuka desu, A-chan desu, Nocchi desu. Sannin awasete, "Perfume" desu! Yoroshiku onegai shimasu!"
- Kashiyuka, Nocchi e A-chan terminaram o curso colegial no famoso Horikoshi High School (conhecida por ter alunos famosos no meio artístico).
- Além de terem feito comerciais para a NHK e para a Pepsi NEX, o trio também fez comerciais e usando a própria música para a linha de roupas da Natural Beauty Basic, campanha do sorvete Pino, campanha dos veículos da Nissan (onde elas apareciam em forma de cangurus), e para a linha de licores da Kirin.
- Março de 2013, foi lançado o single "Mirai no Museum" como tema do filme-animação da série Doraemon ~ "Nobita no Himitsu Dougu Hakubutsukan".
- O single  "FLASH" que foi usada no filme baseado no manga "Chiyahafuru", a capa foi ilustrada pela autora do manga, Yuki Suetsugu.
- O nome do fã clube oficial do trio se chama "P.T.A.", que significa "Perfume To Anata".

Albuns Recomendados: Game (2008), Triangle (2009), JPN (2011).


4 - ikimonogakari: O trio, formado por Kiyoe Yoshioka (vocais), Hotaka Yamashita (violão) e Yoshiki Mizuno (guitarra), começou na verdade em 1998 como dupla, formada por Yamashita e Mizuno, que já se conheciam desde o curso primário. Yoshioka entrou logo no final do ano 1999, e faziam apresentações nas ruas, com covers de Masayoshi Yamasaki e Yuzu. O trio ficou quase quatro anos em hiatus devido a Yamashita e Mizuno terem entrado na faculdade, voltando em abril de 2003, apresentando-se novamente nas ruas e estações de Hon-Atsugi e Ebina.

O primeiro single que lançaram por uma gravadora major (a Epic Records), "SAKURA", foi utilizada no CM da NTT East e até hoje a música é lembrada na época da primavera.  Foi com essa música que o trio participou pela primeira vez no Kouhaku Utagassen, em 2008. "Joyful", que era coupling song do single "YELL", ficou conhecida por ter sido utilizada no CM da Glico, "Pocky". Mas o grande reconhecimento mesmo veio com o 18o. single - "Arigatou" - que foi usada como tema do asadora "GeGeGe no Nyobou".

O trio se destacava por ter músicas energéticas, alegres e otimistas. Mas, em janeiro de 2017, anunciaram suspensão de suas atividades por tempo indeterminado, descartando qualquer hipótese de separação.

Mesmo em hiatus, a prova que o trio ainda é constantemente lembrado é que três de suas músicas podem ser ouvidas nas estações de Ebina, Hon-Atsugi e Chofu, sem contar programas musicais (como o Music Station), que muitos fãs mencionam várias músicas.

Trivia:

- "ikimonogakari" em japonês, significa "pessoa encarregada de cuidar de plantas e/ou animais", tarefa que Yamashita e Mizuno faziam na escola primária.
- Por serem da região de Ebina e Atsugi (Kanagawa), a empresa de trens Odakyu, nas estações de Ebina e Hon-Atsugi usam as músicas "SAKURA" e "YELL" respectivamente, quando avisa que o trem está saindo. Na estação Chofu, da linha Keio, toca a música "Arigatou", por causa que parte do asadora "GeGeGe no Nyobou" se passa na cidade do mesmo nome da estação.
- "Arigatou" foi apresentada duas vezes no Kouhaku Utagassen. A primeira, em 2010, foi por causa de ter sido tema do asadora "GeGeGe no Nyobou". A segunda, em 2015, foi devido a homenagem ao mangaka e escritor Shigeru Mizuki que havia falecido em novembro do mesmo ano.
- O trio já apareceu em comerciais - au LISMO, Glico Pocky, U-can e Mitsui Sumitomo Bank.

Albuns Recomendados: Cho Ikimonogakari ~ Tennen Kinen Members BEST Selection (2016).

Obviamente existem mais trios, mas não poderia esquecer de mencionar pelo menos dois que, embora sejam de desenho animado, fizeram parte da minha infância.



Os Impossíveis: Desenho animado criado pela dupla Willian Hanna e Joseph Barbera em 1966, foi inspirado em duas tendências que estavam em alta nos anos 60 - super-heróis e bandas de rock. O trio, formado por Homem Mola, Homem Fluido e Multi Homem, eram super-heróis que combatiam o crime, disfarçados de uma banda de rock (explicitamente inspirado nos Beatles).

A animação teve duas temporadas e 36 episódios, era apresentado no combo com outra animação, Frankstein Jr.

Recentemente, na série de quadrinhos produzido pela DC Comics, "Future Quest", trazia a origem dos poderes do trio.



As Meninas Superpoderosas: Criado em 1998 por Craig McCracken e depois produzido pelos estúdio de Hanna-Barbera, a animação é um dos que mais fizeram sucesso na rede Cartoon Network entre os anos 90-2000. O trio, formado por três meninas - Florzinha (Blossom), Lindinha (Bubbles) e Docinho (Buttercup) - foi criado pelo Professor Utônio, que queria criar uma menina perfeita ("uma mistura de açúcar, tempero e tudo o que há de bom"), mas por acidente derruba o "Elemento X" e o resto, quem assistiu, todo mundo sabe.

Incubidas de proteger a cidade de Townsville das forças do mal, as três meninas possuem superpoderes, mas entre uma briga e outra, são garotinhas normais, que vão para a escola e brincam.

O que tornou o desenho animado cult para muita gente, é o enredo meio nonsense e colorido, além das personagens serem carismáticas. Sem falar que inspirou muitos artistas conhecidos (como Shonen Knife e Frank Black) a produzirem um álbum - "Heroes and Villians" (o segundo, "Power Pop", não foi tão bem recebido por trazer muita levada pop demais).

Embora tenham várias versões (incluindo um reboot feito em 2016), muitos ainda preferem a versão original, apesar de ter encerrado em 2005, com 78 episódios.

Claro que faltou grupo no meio dessa história, mas pode haver uma segunda parte, quem sabe.

Imagens: google, wiki, wordpress. Fontes: wikipedia Japan.




Comments